Atualmente as pessoas com quem converso, entrevisto e me relaciono,estão sempre usando estes dois verbos de forma equivocada. Não estou me referindo a gramática da frase, mas sim o emprego das palavras. Converso com pessoas e elas dizem: “Eu quero TER o cargo tal”, “Eu quero TER uma vida feliz”, “Eu quero Ter um marido/esposa de tal forma”.

Engraçado, não é mesmo? Você mesmo já deve ter tido estes insights e nem percebeu. Vamos agora refletir um pouco. Se analisarmos pelo dicionário, quem vem antes? SER ou TER?  Sim, o Ser vem sempre antes. Antes de querer ter alguma coisa, precisamos ser. É complicado entender no primeiro momento, mas vamos explicar um pouco melhor.

“Eu quero TER mais amigos” é uma simples frase, porém antes de TER mais amigos, você foi mais amigo? Porque a frase dita não foi: “Eu quero ser mais amigo”. Logo quem é amigo de verdade está repleto deles e por sua vez tem mais amigos.

Outra frase para refletirmos: “Eu preciso TER um namorado(a)/Esposo(a) de tal forma.”. Essa pessoa deveria estar preocupada em SER um esposo(a)/Namorado(a) melhor, logo as coisas a sua volta também se transformariam.
No cunho profissional: "Eu quero TER a vaga de ....", o que você esta fazendo para SER a pessoa para tal vaga?

É fácil cobrarmos as respostas de outros, terceirizar nossos problemas, nossas frustrações e acima de tudo querer TER e quando o temos, nem sempre sabemos o que fazer. Após a criação das redes sociais, com postagens maravilhosas, onde as pessoas sempre parecem estar mais felizes do que nós, é comum as pessoas esquecerem de SER e vivem querendo TER.

A reflexão que desejo deixar é simples, você está querendo ter? E quando tiver, o que vai fazer? O que vai sentir? O que vai ouvir? O que vai ver? E para finalizar, quando você responder essas perguntas, se pergunte, como você quer ser lembrado? Após essa profunda reflexão pense, se o que você deseja é tão importante ao ponto de investir seu tempo e energia. Se quando você atingir a sua meta, ela realmente será significante para você?

Todos os dias temos 24 horas para sermos melhores hoje, do que fomos ontem. Não queira ser melhor que ninguém, pois isso é extremamente limitante. Agora sim, desafiador é se superar todos os dias, mergulhar em uma busca profunda de auto aperfeiçoamento, autoconhecimento e acima de tudo valorizar suas conquistas atuais.

Assim sendo, a partir desde momento pense: Eu SOU feliz, Eu SOU uma boa esposa(o)/Namorada(o), Eu SOU uma pessoa melhor e sim, as coisas voltam com a mesma proporção ou maior. Muito diferente de quando queremos apenas TER. Pois quando tiver como vai ser?



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.