Muitas pessoas andam insatisfeitas e frustradas com a vida que levam. Passaram pela adolescência sonhando em fazer a diferença no mundo, ou que chegariam ao auge da idade adulta e estariam vivendo o sucesso em sua plenitude, cheios de saúde e vigor, bem resolvidos socialmente e profissionalmente, bem casados e claro, prósperos financeiramente.

Aprenderam na escola ou na faculdade que se estudassem teriam bons empregos e seriam ótimos empregados, foram treinados e ensinados em um formato capaz de inibir toda criatividade, inovação e empreendedorismo. O resultado disso é uma geração decepcionada com os resultados alcançados até o momento, mas que ainda busca uma rota que leve ao sucesso, apesar da frustração.

Mas o que é a frustração? É a diferença entre a expectativa e a realidade. Quanto maior o “gap”, a lacuna entre a meta, sonhos ou objetivos e a realidade atual, maior a frustração e o sentimento de ser um coadjuvante no palco da vida.

A sabedoria divina ensina que somos consequência do que plantamos no passado, colhemos o que plantamos, isso quer dizer a chave para um futuro brilhante são as sementes plantadas hoje, no tempo presente!

O plantio é opcional, mas a colheita é obrigatória. Mais que uma lei da natureza, é um princípio ensinado há 2.000 anos em uma carta do apóstolo Paulo aos Gálatas (6:7b): “... tudo aquilo que o homem plantar, certamente colherá”.

Para colhermos resultados diferentes é necessário fazer um plantio diferente, não conseguimos novos resultados se continuarmos plantando as mesmas sementes!

No Coaching aprendemos que a mudança consiste na definição abaixo:

ESTADO ATUAL + RECURSOS = ESTADO DESEJADO

Sendo assim, comece hoje mesmo a definir a sua colheita em 3 passos!

1) Defina seu estado atual (Presente):

O que você tem colhido hoje? Quais os seus resultados atualmente? Você está onde queria estar agora? Você é feliz? Está satisfeito com o seu desempenho? Se sente seguro no estado atual?

2) Defina seu estado desejado (Futuro):

O que você quer colher no futuro? Onde você quer chegar? Onde você quer estar daqui a um, cinco ou dez anos? Qual o seu sonho, meta ou objetivo de vida?

3) Defina seus recursos:

Recursos são sementes. É tudo aquilo que pode te ajudar a chegar ao estado desejado. Suas sementes podem ser novos comportamentos, atitudes e hábitos, pode ser uma maior dedicação, determinação e persistência aos estudos, treinamentos e aperfeiçoamento próprio por meio de leitura, prática, exercícios e muito trabalho. Em fim, o que você tem plantado?

Quais as sementes ou recursos necessários para você chegar à sua meta, ao seu sonho?

O que você precisa fazer para conquistar seus objetivos?

Agora é a hora de montar um plano de ação!

Definida as sementes (recursos), marque na agenda o que será feito, quando (data e hora) e como será feito e onde (local). Toda ação deve ter data e hora para acontecer. Feito isso, faça!

Para concluir e ajudar você a permanecer motivado em busca de uma colheita sem igual em sua vida, ao terminar a leitura, feche os olhos e imagine você com sua meta realizada, o seu sonho conquistado, seu objetivo concretizado... Como será este momento de colheita? Onde você estará? Quem estará com você? O que você estará sentindo no momento? Valeu a pena todo o esforço e dedicação?

Se no final deste exercício você concluiu que valeu a pena plantar as sementes necessárias para chegar à sua meta, não perca mais tempo! Comece agora a plantar um futuro brilhante!

Grande abraço!



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.