Seja a sua própria marca
É grande a quantidade de profissionais que não tem um plano de desenvolvimento individual para suas carreias e também não estabelecem sua marca pessoal.

Isso é mais comum do que se imagina, pois entramos na faculdade e aprendemos a desenvolver competências técnicas necessárias para a profissão, porém, somos avaliados não só por elas, mas também pelas competências comportamentais.

Competências Comportamentais


Nunca ouvimos tanto falar em “ownership” (senso de dono), inteligência e controle emocional, trabalho em equipe, pró-atividade, orientação à negócios, dentre muitas competências necessárias atualmente nas corporações.

Além de tudo isso, quando iniciamos nossa carreira ouvimos falar de planejamento estratégico e econômico, “budget”, “forecast”, que são parte da estrutura de grandes organizações.

E na nossa carreira? Temos um planejamento estruturado de onde estamos e onde queremos chegar? Estabelecemos a nossa marca pessoal alinhada com nosso plano?

Criando sua marca e uma estratégia para sua carreira


Então fica a pergunta: Como criar uma estratégia de carreira e uma marca pessoal?

Um dos maiores nomes do coaching mundial Dr. Marhsall Goldsmith, especialista em liderança e coach executivo dos principais líderes do mundo, mostra de uma forma simples como estabelecer uma estratégia para sua carreira:

1. Olhe para dentro de si mesmo

O autoconhecimento é a chave principal para a definição de um planejamento de carreira e da sua marca pessoal. Existem diversas ferramentas que auxiliam nesta jornada, o DiSC, por exemplo, é uma delas.

Também é de extrema importância conhecer seus valores e estar alinhado quanto ao seu propósito de vida. Uma forma simples de identificar estes pontos é respondendo as seguintes perguntas:

- O que eu devo fazer?

- Quais são os meus talentos?

- Como eu posso me desenvolver?


2. Olhar o mercado de forma ampla

Esta visão ampla do nos permite definir uma estratégia mais assertiva ao abordar o mercado, portanto é de extrema importância responder as seguintes questões:

- O que o mercado está oferecendo?

- Em que áreas eu posso agregar valor?

- Para quais empresas minhas habilidades poderão contribuir?

3. Encontre oportunidades em empresas alinhadas com seus valores

Avaliar no mercado oportunidades em empresas alinhadas com seu plano e que vão se beneficiar do valor que você irá agregar.

Outros pontos que você deve considerar no seu plano:

- Descobrir quem é você em relação ao seu propósito de vida;

- Identificar sua marca pessoal;

- Marketing pessoal é parte do seu trabalho;

- Não seja competitivo demais com seus concorrentes;

- Descobrir sua missão pessoal;

- Para inovar é necessário levar seu desempenho para um próximo nível;

- Gerencie sua carreira o tempo todo;

Seguindo todos estes pontos você já terá material suficiente para traçar sua estratégia de carreira e com certeza colher excelentes frutos no futuro.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.