Se de alguma forma fosse possível sintetizar em uma única ação o meio mais eficiente de se ter sucesso, em minha opinião, seria: resolver problemas. Esteja onde estiver o interesse do seu sucesso, seja na família, no trabalho, na vida social, na vida amorosa, onde você estiver buscando sucesso, felizmente você irá se deparar com problemas. De certo, alguns problemas mais complicados, outros mais simples de serem resolvidos, mas de qualquer forma será necessário um esforço pessoal para sua superação desses problemas.
Isso pode parecer algo superficial e até meio lógico para você, que para ter sucesso temos que resolver problemas, e era bem esse o objetivo desta introdução. Porém, gostaria de perguntar a você amigo leitor, qual tem sido sua postura em frente às situações adversas, bem como aos problemas que tem encontrado ao longo de sua jornada e a tão mencionada crise? Como você tem lidado com seus fracassos?
Se você ainda não parou para qualificar e analisar suas reações, aproveite esse momento. Lembre-se da última vez em que se deparou com um revés, com um não, algo que não teve o resultado esperado, com um simples “não concordo com sua opinião”. Em um mundo onde a intolerância está tão presente nos jornais, nas redes sociais, como está a sua tolerância com você mesmo? Se você se lembrou de algo, muito provavelmente sentiu sentimentos não tão bons, mas espere vamos ressignificar isso já! O que você aprendeu de maravilhoso com essa experiência? Pense profundamente no ganho que teve. O menor ganho é um ganho!
Reparou na transformação do seu estado interno? Quando você voltou sua atenção para o que de positivo essa lembrança te ensinou, automaticamente seu cérebro liberou substâncias voltadas aos ganhos, conhecidas como serotonina, noradrenalina e dopamina, elas são responsáveis pela felicidade e bem-estar. Diferentemente quando você pensou provavelmente no que perdeu, no que podia ter ganhado e não ganhou, enfim nos aspectos negativos. Quando focado no negativo seu cérebro diminui a atividade, logo não produz estas substâncias essências para sua felicidade e bem-estar, evidente para a identificação de possibilidade e opções para resolver os problemas.
Agora, vamos descomplicar e colocar essa produção de felicidade e bem-estar na prática a partir dos acontecimentos maravilhosos que ocorrem na sua a vida e naqueles nem tão maravilhosos assim. Qual foi a mudança de postura que ocorreu com você entre um exemplo e outro?
Qual foi o motivo do êxito de sua ressignificação? Caro leitor, a resposta é bem simples, o simples fato de você se colocar aberto para aprender com a situação. Sim! Quando nos colocamos para com o outro, em situações negativas, difíceis, com derrotas, com reveses, e nos colocamos dispostos a aprender, em postura de alunos interessados na vida, sempre conseguimos extrair uma lição positiva para nos fazer crescer. Até mesmo em momentos difíceis de luto.
Meu exemplo, o qual divido com você, amigo leitor, em determinado momento da minha vida, minha querida e amada avó faleceu, todos em algum momento da vida passaremos por um momento assim, foi muito difícil a sua despedida e em seu velório estava realmente muito triste, quando em dado momento me senti incomodado com aquilo e me perguntei o que aquilo tudo estava me ensinando de maravilhoso, por mais estranho que pudesse ser tive uma resposta realmente maravilhosa: aprenda a aproveitar ao máximo o tempo com as pessoas que você ama. Naquele momento, olhei para as pessoas em sua volta e me senti muito feliz, pois mesmo naquele momento ela me ensinava algo muito especial.

Quando nos colocamos abertos para aprender, não existe experiência ruim, não existe problema não solucionável, não existe revés eterno, pois você sempre está somando experiências e aprendendo coisas novas, ou seja, você sempre está ganhando. A única coisa que a partir desse instante você irá precisar usar a sua persistência, pois em determinado momento você chegará onde deseja, é só uma questão de tempo. Use esse pensamento para prover o máximo de substâncias que farão seu cérebro trabalhar da melhor maneira possível e aumentar suas possibilidades de sucesso. Lembre-se que há sempre algo para aprender e melhorar. Certa vez estava assistindo uma palestra com um professor e a palestra não estava muito interessante, perguntei a ele se não queria sair para tomar um café e ele me disse “vamos ficar, pelo menos uma boa piada nova nós podemos aprender”. Achei aquilo fantástico!
O melhor é que estar apto a aprender nos coloca em uma posição de humildade que conseguimos, na maioria das vezes, melhores resultados do que quando queremos impor ideias ou até mesmo ter o controle de certas situações, como por exemplo, uma reunião de negócios ou uma entrevista de emprego. Se colocar de maneira a estar apto para aprender é uma boa forma de criar empatia, estar interessado no outro e com isso, criar laços frutíferos que podem fazer muita diferença para o sucesso.
É por conta disso que para a resolução de um problema, sempre pergunte o que você está aprendendo e consiga ter ciência daquilo que você realmente ganha de maravilhoso com aquele problema. Dessa forma, você irá sempre estar consciente do que está ganhando e aprendendo ao mesmo tempo, seu cérebro trabalhará ao seu favor e suas chances de êxito com certeza serão ampliadas. Note que o sucesso será uma questão de tempo, pois se entra em um processo de tentativa, erro, aprendizado e ajustes.
Certamente dessa forma você terá muito mais recursos para entrar em contato com o que tem de melhor, otimizando suas experiências, e claro, você pode contar com a ajuda de profissionais que podem suportar esse processo de uma forma muito mais estruturada. E então, o que você aprendeu investindo seu tempo nesse artigo?



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.