Antes de prosseguir com o que quero dizer, dois esclarecimentos são importantes. O primeiro é que gosto muito do Pretinho. Então, a crítica será sobre algo pontual. O outro é que sou colorado e não tenho nenhum motivo especial para defender o Atlético Paranaense.

Em 2005, o time do Paraná disputou a final da Libertadores contra o São Paulo. Empatou o jogo de ida. Naquele momento, estava a uma partida de participar do Mundial de Clubes. Só que foi goleado na volta e perdeu a chance de ir para o torneio. Os paulistas levantaram a taça.

É possível argumentar que o clube chegou lá por acidente. Contra essa avaliação, relembro que o Atlético Paranaense foi campeão do Campeonato Brasileiro em 2001, tem um estádio fantástico e uma torcida apaixonada. É justo dizer que o Mundial é impossível?

Não quero abordar especificamente a gestão atual do time. Nem tenho conhecimento suficiente para fazer uma avaliação sobre isso. O que quero dizer é que é um perigo muito grande determinar que o sonho ousado de alguém é inalcançável.

O filme “Julie & Julia” retrata parte da vida da apresentadora Julia Child. Quando estava em uma escola de gastronomia da França, uma funcionária da instituição dizia que ela nunca teria sucesso e recomendou que desistisse da ideia de aprender a cozinhar.

Ainda bem que ela não acreditou e se tornou ícone da gastronomia, apresentadora de TV e escritora. Julia Child ficou conhecida mundialmente. O nome da mulher que a desdenhou? Não sei. O mundo está cheio de casos assim. Precisamos aprender a incentivar mais!

Toda vez que as pessoas acreditam em frases desanimadoras, uma tragédia acontece. De vez em quando, surgem algumas declarações curiosas, como essa: “Pena que sou humilde e ser pobre é o meu destino”. Como é que é? Com esse pensamento, realmente fica complicado.

Em certa ocasião, disse para um empresário que era preciso profissionalizar mais o negócio dele. Ouvi a seguinte obra-prima: “Profissionalizar é coisa de empresa grande”. Nem preciso dizer que essa crença não contribuiu muito para os resultados dos anos seguintes.

Tem gente que duvida do seu talento e do seu futuro sucesso? Faça como as pessoas que já chegaram lá: sambe na cara da sociedade. Pode ter certeza de que o arrependimento por não tentar é muito maior. O melhor caminho para começar é uma boa dose de planejamento.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

  0   0

KHALED SALAMA

Master Coach

Khaled Salama é jornalista, executivo, palestrante e coach. Escreve semanalmente sobre mundo corporativo para diversos veículos de comunicação. As palestras são nas áreas de atendimento ao cliente, trabalho em equipe, liderança e motivação. Para a trajetória completa e mais informações, acesse o site: www.khaledsalama.com.br.