Tenho certeza que você procrastina, estou certo? Fique tranquilo, todos nós em algum momento e contexto fazemos isso. O problema é quando isso se excede e impacta seus resultados de uma maneira constante causando perdas e frustrações.

Procrastinar significa deixar para depois, não fazer agora, amanhã eu começo ou escolher algo mais fácil e prazeroso. Você sabe que precisa agir e simplesmente se concentra em outra coisa, gasta o seu tempo com outra tarefa e entra em um ciclo de procrastinação.

Quando falamos em eliminar a procrastinação, não existe eliminar de vez, é algo natural ao ser humano desde os tempos dos primórdios. É mentira dizer que vão exterminá-la, porém, existe uma estratégia para diminui-la ao máximo. 

Você já passou por isso? Ter um projeto claro, saber o que precisa fazer e se distrair? 

E depois da distração, perceber que perdeu mais de uma hora? E neurologicamente começar a ficar angustiado porque deixou de fazer o que era prioridade? 

Entre as estratégias que podem te ajudar a ser mais produtivo e evitar a procrastinação é aprender a trabalhar sua mente. 

Por exemplo, quando surgirem ideias na cabeça sobre o que precisa fazer, coisas criativas ou pendências, você pode ter algumas ações especificas como:

1- Executar na hora, pois assim será uma pendência a menos.

2- Delegue, anote e diga realmente o que espera, bem como e o deadline para a pessoa entregar.

3- Use uma agenda em que você consiga anotar suas atividades, as datas e os horários.

Quando você aumenta a disciplina, consequentemente, a procrastinação se afasta. Ser comprometido com as suas atividades te trará paz mental e te conectará com o que você realmente quer. 

Além das citadas acima, têm outras estratégias que podem ser utilizadas: 

1- Meditação: respire por alguns momentos e traga sua mente para o agora e o que é mais importante.

2- Dividir tarefa: faça um mapa mental dessa tarefa dividida. Separe algo grande como fazer um TCC em pequenas partes e sua mente entenderá que é mais possível, escrever 2 páginas, por exemplo. 

3- Não seja duro: não se castigue, isso tende a te atrasar mais em relação aos resultados e não focar na solução.

4- Comemore: faça o que precisa fazer e depois aproveite o tempo livre.

Espero ter ajudado com essas dicas, faça de cada meta um projeto, divida em partes na sua semana e entre em ação!



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.