De acordo com pesquisas, em pleno século XXI a ansiedade é vista como o mal do século, onde o mundo está em um ritmo acelerado de mudanças, em que as pessoas têm diversas atividades e as realiza simultaneamente. Ser resiliente se tronou um atributo pessoal essencial para o sucesso.

São tantas cobranças, obrigações e atividades que acabam criando situações adversas para o cotidiano. Experiências que podem ser frustrantes para aqueles que não possuem esse “item de série”.

E o que é resiliência? 

É a capacidade em lidar com problemas, superar obstáculos e resistir às situações adversas do dia a dia.

Como identificar essa qualidade em nossa personalidade?

Se você já teve algum problema de cunho pessoal ou profissional e diante desse fato teve a capacidade em pensar em uma solução e manteve a calma para conseguir resolver essa questão, parabéns! Você é uma pessoa resiliente e tem grandes chances de viver com equilíbrio!

Para que você que deseja se manter em uma posição de equilíbrio emocional em momentos difíceis, e que ser resiliente é uma qualidade de extrema importância, segue três dicas:

Controle a respiração, fazendo da maneira correta traz oxigênio para o cérebro, tornando sua respiração consciente e mantendo a atenção no presente. Respire lentamente pelo nariz de 3 a 5 minutos, ao expirar fala com que seja mais longa que a inspiração;

Tenha consciência de que você é capaz de resolver determinada situação. Mesmo que a priori não tenha essa certeza, estar confiante em si e em sua resiliência, faz com que sua confiança te mantenha em equilíbrio. O pensamento positivo, visualizando os resultados / cenários positivos é uma boa forma de se torna autoconfiante;

Tenha bom humor! Esse fator faz com que o momento complicado torne-se mais ameno, e em um cenário de estresse fortalece o sistema imunológico, aumenta a energia e protege você contra os efeitos nocivos do estresse. Sorria, pois esse é o melhor remédio.

Adapte-se às circunstâncias com a certeza de que tudo vai se acertar. Não se entregue a problemas, seja forte, resistente e resiliente!



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.