Seleção precisa inspirar confiança para reconquistar torcida, afirma coach Sulivan França

Para especialista, jogadores devem mostrar confiança e passar a ideia de que são capazes de superar a derrota na Copa de 2014


Para especialista, jogadores devem mostrar confiança e passar a ideia de que são capazes de superar a derrota na Copa de 2014  

São Paulo, junho de 2015 – A expectativa pela estreia do Brasil na Copa América do Chile no domingo, dia 14, às 18h30, contra o Peru, já provoca ansiedade e até tensão a muitos brasileiros. Esse sentimento é justificado pela derrota inexplicável para a Alemanha na Copa do Mundo de Futebol, em 2014.

O mundial foi em casa e deixou lembranças quase traumáticas para muitos torcedores brasileiros. “Uma nação que tem paixão por esse esporte sem dúvida ainda não esqueceu aquele dia”, comenta Sulivan França, master coach e fundador da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC) no Brasil.

Mas o que a seleção brasileira deve fazer para reconquistar a torcida? O que os jogadores precisam mostrar para ressuscitar a esperança dos torcedores na capacidade do time ser campeão? Segundo o coach, especialista em comportamento humano, reconstruir a confiança das pessoas em algo requer um trabalho de médio e longo prazo, porém, no caso da seleção ainda há tempo.

“O futebol atrai fácil muita atenção popular e está estritamente ligado à emoção das pessoas, principalmente, ao sentimento de alegria e à adrenalina. Não é difícil reconquistar a torcida, mas os jogadores terão que passar segurança de que são capazes e superaram aquela derrota. Precisa ser convincente, com jogador mostrando a cara e declarando que acredita mesmo na vitória”, explica.

A seleção vem apresentando bons resultados desde que o técnico Dunga retornou ao comando da seleção. Foram nove jogos e nove vitórias. “Esses jogos, principalmente os da reta final da preparação para a Copa América, são fundamentais para retomar a confiança do torcedor e do próprio time. Mas não basta ganhar partida. “A seleção brasileira precisa inspirar confiança”, sugere França.

Na primeira fase da Copa América, o Brasil enfrenta, além do Peru, Colômbia e Venezuela. Para o coach, vencer com boa vantagem esses três primeiros jogos é essencial para levantar o ânimo e a paixão do torcedor. “O time precisa estar bem alinhado, em sintonia e com o psicológico trabalhado para focar na vitória, sem interferência de emoções à flor da pele. O comportamento dos jogadores já nos minutos iniciais do primeiro jogo será decisivo para dar um up na expectativa da torcida”, analisa o especialista.
Sulivan França, presidente da SLAC Coaching




Sulivan França é Master CoachTrainer pela International Association of Coaching Institutes e Master Trainer da International Association of NLP Institutes. Administrador com mais de 10 anos de experiência em gestão de pessoas, já habilitou mais de 22 mil coaches em treinamentos abertos e in company. Possui certificações internacionais em Life Coaching, Executive Coaching, Team Coaching e Business Coaching. Treinador licenciado pela Corporate Coach-U (EUA) possui, ainda, o licenciamento da Human Perspectives International Inc. (EUA) para formar analistas em Assessment DISC. Sulivan França também ministra cursos, palestras e treinamentos no Brasil e na Europa.

Sobre a SLAC Coaching

A SLAC Coaching – Sociedade Latino Americana de Coaching oferece aos seus clientes o que há de mais avançado em pesquisas sobre comportamento humano, performance, liderança, gestão de equipes e coaching, contribuindo com o desenvolvimento de estudos e apoiando coaches, diretores, executivos, RHs, gerentes, líderes e organizações.
A SLAC Coaching foi a primeira organização de coaching no Brasil a receber reconhecimento e estabelecer uma parceria com o Institute Of Coaching Professional Association (ICPA), órgão afiliado à Harvard Medical School, reconhecido por sua excelência mundial em pesquisas e inovações na área comportamental. A SLAC conta também possui certificação da International Association of Coaching Institutes, órgão que regulamenta o uso e a prática do coaching na Europa, e também da Corporate Coach U.

+1
share

Comente

SLAC Coaching Releases   /   veja mais

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Marquês de São Vicente
576 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

brasil
São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
brasil
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Marquês de São Vicente, 576 - 17° andar
Barra Funda - CEP: 01139-002
CNPJ: 15.229.739/0001-47
chile
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
peru
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
colombia
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.

Preencha o formulário, que entraremos em contato na data escolhida!