Este empresário quer mostrar que Coaching é coisa séria

Em entrevista a Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Sulivan França dispôs sobre a SLAC®, empresa que da qual é presidente e também sobre a definição de Coaching.

A primeira menção aos coaches, orientadores que ajudam seus clientes a conquistar uma meta pessoal ou profissional, foi feita em 1830, no Reino Unido. Muito tempo depois, o coaching se tornou uma ferramenta muito utilizada no Brasil. Mais recentemente, no entanto, o coaching virou motivo de chacota. Isso aconteceu porque muita gente sem formação passou a dizer que é coach. Além disso, surgiram profissionais voltados não só para adultos, mas para crianças e até para cachorros.

Mas um empreendedor batalha para resgatar a reputação do coaching. Ele é Sulivan França, fundador da Sociedade Latino-Americana de Coaching (SLAC), uma escola que atua na formação de coaches. O negócio fatura R$ 4 milhões por mês.

Segundo França, ele e a SLAC trabalham para mostrar que seu trabalho é coisa séria. "Queremos nos diferenciar dessa bandalheira", afirma o empresário.

Em entrevista a PEGN, França falou sobre a SLAC, deu a definição de coaching que considera correta e explicou os motivos que levaram à queda da reputação da prática. Confira: 

Antes de tudo, qual a diferença entre coaching e outros serviços, como mentorias e consultorias?
As pessoas normalmente não sabem, mas há grandes diferenças entre essas áreas. Um mentor orienta um profissional por meio de competências técnicas. Ele vai mostrar o que seu "mentorado" deve fazer ou evitar. Vai compartilhar experiências, sejam elas positivas ou negativas.

O consultor também foca em habilidades técnicas, mas, diferente do mentor, coloca a mão na massa. Trabalha junto com seu orientado e diz o que deve ser feito para atingir um determinado objetivo.

Já o coach é especialista em comportamento. Vamos supor que uma pessoa fez diversos cursos e tem diversas qualidades técnicas, mas fica brava na hora de receber um feedback. Aí está um bom exemplo do que fazemos. Nós ajudamos essa pessoa a aperfeiçoar sua "gestão emocional" e evitar essa postura negativa. Esse processo de aprimoramento emocional e comportamental é feito por meio do coaching.

O que levou o coaching a ser tão criticado?
O termo banalizou. Primeiro, porque a tradução literal de "coach" é "treinador". E, ao levar o termo ao pé da letra, pessoas que ensinam habilidades técnicas começaram a se chamar de coach. Há no mercado gente que diz ser coach de oratória. Isso não existe. Ele pode ser um bom profissional, mas coach é outra coisa.

Há outras pessoas que se dizem coaches que falam muito sobre motivação e têm um discurso vazio. Ser coach não é gritar e dizer "vamos lá" para as pessoas. Ninguém tem o dom de motivar outras pessoas. Ninguém consegue exercer esse papel motivador. Esse estímulo todo não ajuda muito.

Trabalhamos para mudar essa imagem ruim. É um esforço grande. Antigamente, eu levava três minutos para explicar o que é coaching. Hoje, levo meio dia para explicar o que não é.

Qual o fundamento científico do coaching?
Coaches sérios usam uma metodologia que tem ferramentas da administração de empresas, da psicologia e da filosofia, especialmente do método socrático [técnica em que o professor conduz seu aluno a um processo de reflexão e descoberta].

Como exatamente é o seu trabalho para se diferenciar de gente mal intencionada?
Com a formação séria e correta de coaches, publicando conteúdo escrito e vídeos mostrando os benefícios do coaching de verdade e dando palestras gratuitas sobre o assunto, entre outras iniciativas. Trabalhamos para mostrar que somos corretos e para nos diferenciar dessa bandalheira.


Fonte: Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios - Por Adriano Lira em 09/05/2019

  Whatsapp

SLAC Coaching Releases   /   veja mais

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

0800 885 5604

info@slacoaching.org

Av. Marquês de São Vicente
576 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

0800 885 5604
info@slacoaching.org

brasil
São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
brasil
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Marquês de São Vicente, 576 - 17° andar
Barra Funda - CEP: 01139-002
CNPJ: 15.229.739/0001-47
chile
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
peru
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
colombia
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01
bolivia
Cochabamba - Bolívia
Oficina
Av. Antezana #847 - Torre Empresarial Atlanta Piso 7, Of. 7-5
Teléfono: +591 (4) 430 2961

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.

Preencha o formulário, que entraremos em contato na data escolhida!

WhatsApp