Chegamos ao último artigo da série “Os 4 Passos Fundamentais Para Recomeçar”*. Não por acaso, esse será o passo que determinará o sucesso, não só do seu recomeço, mas de qualquer outra coisa na sua vida. Sabemos que nenhuma estrada é fácil e que muitas coisas não acontecerão da maneira como imaginamos ou planejamos e, nesses momentos, será a sua força de vontade, a sua resiliência, que determinará o destino da sua jornada. Entretanto existem algumas dicas preciosas que vou compartilhar aqui para tornar a sua caminhada mais inteligente e, principalmente, mais feliz.

A primeira dica para quem se reencontrou e quer realmente fazer o plano do seu sonho acontecer é: saber a diferença entre teimosia e persistência. Como assim? Eu explico: Teimosia é quando tentamos alguma coisa que não dá certo, não colhemos aprendizados e continuamos repetindo aquela coisa exatamente da mesma maneira, obstinadamente. Por outro lado persistência é a qualidade de persistir, aprendendo a cada resultado ruim ou bom e aperfeiçoando suas ações a cada tentativa. Aos persistentes está reservada a vitória, pois eles sabem que não existe fracasso ou sucesso. Existem apenas resultados e, cada resultado é uma fonte preciosa de lições que irão te fazer mais e mais forte a cada passo. Segundo o famoso empreendedor Henry Ford, existem muito mais pessoas que desistem do que pessoas que realmente fracassam.

Outro conceito que gostaria de abordar é o mito de ser ou não ser disciplinado. Disciplina não é algo genético que se é ou não se é. Disciplina é uma combinação da forma como o seu coração entende o verdadeiro motivo de você ter que agir de uma determinada forma, com o alinhamento das expectativas sobre o que vai acontecer se você tiver determinado comportamento. A melhor maneira de se compreender isso é fechar os olhos e se lembrar de alguma conquista sua que tenha sido muito importante na sua vida.

Fechou?

Lembrou?

Agora reflita: você foi disciplinado no que precisava ser para alcançar essa vitória?

Então, uma vez entendido que algo que verdadeiramente valha a pena só se conquista com persistência e disciplina, posso passar para a segunda dica: a cerca positiva.

Estabelecer uma cerca positiva ao seu redor é o que mantém a sua energia alta a maior parte do tempo e traz felicidade para a maioria do percurso e não somente para aquele breve momento de celebração no alto da montanha.

Para estabelecer a sua, primeiro é preciso levar em consideração as pessoas com quem você está convivendo a maior parte do seu tempo. Elas estão sempre reclamando da vida, falando mal dos outros e te puxando pra baixo ou são pessoas positivas, que te motivam e estimulam, que também estão correndo atrás de uma vida melhor? Quantas vezes não chegamos com aquela ideia totalmente revolucionária, que tínhamos certeza que seria a coisa mais legal da vida, e um amigo nos joga pra baixo? Fazem você ficar com medo de tomar determinada decisão? Riem de você quando conta que vai começar uma dieta, e você até desiste de vergonha.

Ou o contrário, como é motivador quando conta para aquele seu amigo que precisava perder uns quilinhos e recebe uma bela ajuda para mudar sua rotina?

Somos diretamente influenciados pelas opiniões, pontos de vistas e atitudes de nossos amigos. Obviamente, quanto mais próximos, maior a influência.

Outro pedaço importante da sua cerca são seus rituais. O que você anda lendo, assistindo e ouvindo que pode te ajudar na realização dos seus objetivos? Com o crescimento avassalador da Internet o que não faltam são vídeos, cursos, podcasts e palestras on-line gratuitas nas mais diversas áreas. Será que só novela, futebol e Facebook vão te ajudar ou você pode começar abrir um espacinho para conteúdos que podem te trazer repertório, conhecimento e novas habilidades?

Para fechar essa cerca é importante encontrarmos mentores, isso mesmo. Pessoas que já trilharam o caminho que você está começando e estão dispostas a compartilhar um pouquinho da sua experiência com você. Não tenha dúvida que, se você correr atrás, por meio dos seus contatos ou da sua criatividade, certamente encontrará alguém disposto a compartilhar aprendizados e isso fará com que consiga pular muitas etapas e economizar tempo e energia preciosos na busca por seus sonhos.  

 Eu não sei qual é o seu motivo ou a sua desculpa, mas eu quero encerrar essa série de artigos te deixando a certeza de que só você será capaz de realizar aquilo que vai te trazer a verdadeira felicidade e, pode acreditar, tudo o que você precisa já está aí dentro. Chegou a hora de se permitir descobrir. Chegou a hora de lutar pelo que realmente vale a pena na sua vida e, se for preciso...RECOMEÇAR!

*para ler o artigos anteriores da série, basta buscar pelo meu nome aqui na sessão de artigos.