Realização, felicidade, riqueza, família, saúde, fama, entre outras, |1 são áreas de interesse comuns na definição do FOCO – área de interesse prioritário escolhida por cada pessoa. O FOCO é o ponto de partida usual para a construção de nossa visão de futuro pessoal. |2

Para a sua visão ser significativa e desafiadora, por um instante, acredite que tudo lhe é possível e sonhe o impossível! Como tudo que você vai precisar estará disponível – seja criativo em suas respostas a questões como as seguintes:

O que eu quero estar fazendo daqui a 5 (ou mais) anos?
Como é a pessoa com quem quero compartilhar a minha vida?
Como são os amigos e relacionamentos que quero ter?
Quais são os bens materiais que eu quero possuir?
Primeiro, responda mentalmente e, logo em seguida, escreva com toda a riqueza de detalhes este que virá a ser o seu Estado Desejado. Note bem: use a expressão “eu quero” e nunca “eu gostaria”!

Pessoas que realizam grandes conquistas, primeiro visualizam o que querem conquistar – a partir de uma (ou duas) áreas de interesse prioritário configuram o seu Estado Desejado (onde querem estar após certo período de tempo – em geral, 3 anos ou mais). Em seguida, especificam pontos importantes em sua visão (definindo sua grande META e metas parciais) e começam a pensar quais caminhos, estradas e pontes precisam construir para torná-la realidade.

Agora, Você...

A partir do seu FOCO, especifique o que você quer conquistar (a sua META). Depois, o que deve fazer – começando hoje – para ir construindo acessos a seu Estado Desejado (a sua META). Para facilitar a realização da META, ela deve ser decomposta em uma hierarquia de metas parciais ou etapas sucessivas a serem vencidas.

Reflita sobre esta ideia: se você sair de carro de Salvador (BA) para Recife (PE), irá passar, entre outras cidades, por Aracaju (SE) e Maceió (AL). Sabendo disso, você poderá avaliar as distâncias a serem percorridas, o combustível e o tempo necessários... para ir de um ponto a outro, até chegar ao seu destino. Ajuda ter um mapa, o seu PLANO DE AÇÃO – que é um registro escrito destes detalhes importantes para minimizar os imprevistos (que sempre ocorrem!) na viagem.

Faça Diferente

Perplexos, vemos muitas pessoas, em geral “pessoas razoáveis”, sem ter ideia alguma de aonde querem ir, já vão construindo as suas estradas e pontes para o futuro: cursando uma faculdade, lutando para conquistar algum emprego, se envolvendo na constituição de família...

Desse modo, vão realizar um amanhã possível, pois sonham pequeno. Ademais, ao caminharem sem uma visão clara do que desejam, sem FOCO, sem META, sem um PLANO DE AÇÃO pessoal, sem pensar detalhes importantes, passam toda uma vida na expectativa do amanhã. E, quando sonham grande, estas “pessoas razoáveis” logo “caem na real” e voltam a sonhar pequeno! Ou sequer sonhar.

Falta a estas pessoas uma sistemática de trabalho para gestão de seus projetos de vida, para que possam, de forma adequada, sonhar grande para realizar grandes conquistas, para realizar o que visualizarem em um futuro desenhado por elas próprias. Você pode fazer diferente...

Visualize e Realize

Você merece, você pode fazer melhor. Você é semente de um futuro radiante. Você é árvore frondosa, cheia de frutos. Cultive-se! Desenvolva a sua visão e a realize utilizando uma metodologia de suporte comprovada: o Hexagrama do Coaching. Logo, logo, nós vamos brindar o seu sucesso! |3

Notas

(*) Este artigo -- com o mesmo título acima -- foi originalmente publicado, em 01 Fev. 2016, no LinkedIn -- onde o Autor tem outros textos sobre o Hexagrama do Coaching.

1| Definições de realização, felicidade etc. são muito pessoais. Como exemplos, podemos usar as seguintes: realização – satisfação com a vida familiar e com o trabalho; felicidade – satisfação com os afetos, amizades e relacionamentos; e riqueza – satisfação com tudo que o dinheiro, ganho de forma digna e honesta, pode comprar.

2| Para definições mais precisas destes termos, ver do Autor, “Hexagrama do Coaching: Processos e Balizas do Modelo”, LinkedIn, 24 Dez, 2015. Ver também, de Lilia Barbosa, “A força de um sonho”, LinkedIn, 28 Jan. 2016.

3| Sobre o Hexagrama do Coaching, ver do Autor, FOCO, META, AÇÃO!, publicado pela HEXA Coaching & Cursos, Jan. 2016.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

  0   0

ROGÉRIO ALVES MACHADO

MSc in Management: MIT - Massachusetts Institute of Technology (USA); PCC-Professional Coach Certification: SLAC (SP, 2014)/ IAC (USA); PLC-Professional Leader Coach: SLAC (SP, 2014)/ CoachU (USA); Master Avatar: Star´s Edge Int´l (USA, 1994); Engº Mecânico: UFPE. Idiomas: Português, Inglês e Espanhol. Tel: +55 81 9-9768-1510 | Site pessoal :: RogerioAMachado.com.