- Encará-la sem nenhum mapa e conhecimento para sobreviver e chegar ao outro lado? =(
- Encará-la usando o mapa de um concorrente? =(
- Ou encará-la usando um mapa que você mesmo fez, depois de estudá-la? =)

Neste artigo apresentarei um ponto de vista que o convença a priorizar e investir energia em uma estratégia comercial, mostrando o quanto você pode ganhar com isso.

PRIMEIRO MOTIVO - É IMPORTANTE

Toda empresa e todo empreendedor precisam de uma estratégia comercial (se não quiserem contar com a sorte ou apadrinhamentos...) para crescer. E quando eu falo em estratégia comercial, não me refiro a copiar o que os outros estão fazendo e mudar apenas a fonte - isso pode até funcionar por um período mas não garantirá sua prosperidade por um simples detalhe que citarei abaixo.

O mercado muda! Sim, seja qual for seu mercado, ele irá mudar suas características (exigências, valores, reconhecimentos, etc) se for composto por pessoas e com estas mudanças, a necessidade, o desejo, a aceitação e o valor percebido por seu produto/serviço irão mudar tendencialmente de maneira ruim. Neste momento, se você for adepto da "estratégia" de copiar e colar, terá que torcer para suas referências terem uma boa estratégia comercial ou você terá que ter um feeling muito bom para procurar novas referências, mas em qualquer uma destas opções, você estará assumindo riscos e uma desvantagem que não precisaria se investisse em sua própria estratégia comercial.

SEGUNDO MOTIVO - VOCÊ É CAPAZ E TRARÁ OUTROS BENEFÍCIOS

E agora vem uma boa notícia, montar uma estratégia comercial não é uma tarefa difícil! E depois de ler este artigo você terá uma sólida referência para começar e se sair bem. Vamos lá então?

PRÉ-REQUISITOS PARA MONTAR UMA ESTRATÉGIA COMERCIAL
Bom, você precisará de três coisas para montar sua estratégia comercial e quantas revisões forem necessárias...
Primeira: Conhecer muito bem seu produto/serviço
Segunda: Conhecer muito bem seu mercado
Terceira: Inteligência Espacial (inteligência o quê???)

COMO CONHECER SEU PRODUTO OU SERVIÇO
Antes que você responda que conhece seu produto/serviço, tente responder algumas perguntas:
- Qual a utilidade do seu produto ou serviço?
- Que outra utilidade poderia ter?
- Quais são seus pontos fortes?
- Quais são seus pontos fracos que poderiam melhorar?
- Como ficaria se fizesse algumas mudanças?
- Como você poderia melhorá-lo?
- Como seria um comercial de 10 segundos dele?

Para montar uma boa estratégia comercial, você precisará conhecer e avaliar seu produto/serviço por ângulos e pontos de vista diferentes dos que está acostumado, o que na verdade é um habito extremamente saudável.

COMO CONHECER SEU MERCADO
Para conhecer seu mercado você precisa conhecer as partes que o compõem, o que torna a análise um tanto complexa. Neste artigo vamos focar apenas no público alvo, será suficiente para uma boa estratégia comercial.

Então, você conhece seu público? Conhece seus clientes?
- Quem é seu público alvo?
- Como seu produto/serviço transforma a vida deles?
- Como são tomadas as decisões de compra do seu público alvo?
- Como seus clientes gostam de ser atendidos? Por quê?
- Como você poderia atendê-los melhor?
- Por que motivos eles poderiam escolher outro parceiro/fornecedor?
- Como eles poderiam perceber mais valor em seu produto/serviço?
- Como seu público pediria para você desenvolver seu produto/serviço se ele não existisse?

É importante considerar que o mercado tem sua velocidade e intensidade de mudança determinadas pelas partes que o compõem, ou seja, diferentemente dos seus produtos ou serviços, não é você quem determina e orienta as mudanças, mas você pode influenciá-las ou antecipá-las, criando diferencial competitivo.

E A INTELIGÊNCIA ESPACIAL?
Inteligência espacial é a capacidade de visualizar e compreender como as coisas se encaixam e combinam, sejam estas, coisas físicas ou conceituais.

A partir do momento que você conhece realmente bem seu produto ou serviço e conhece realmente bem seu mercado - focado no público alvo, você pode utilizar sua inteligência espacial para planejar ações que façam estas duas partes se encaixarem e combinarem. Com uma boa definição de ações, as características do seu produto encontrarão os desejos de seu público, com a melhor percepção de valor possível.

Para montar um bom plano de ações, considere responder algumas perguntas:
- Como fazer com que seu público conheça seu produto ou serviço?
- Como fazer com que tenham necessidade por seu produto ou serviço?
- Como convencê-los que você é a melhor opção?
- Como fazer com que achem seu preço justo?

E para responder, considere ações de marketing, comunicação, relacionamento, promoções, atendimento, valor agregado e afins. Tudo é importante, cada detalhe, desde as palavras certas em um e-mail até a abordagem e a condução correta de uma reunião.

VAMOS MONTAR NOSSA ESTRATÉGIA ENTÃO?
A proposta deste artigo é se manter em uma camada mais superficial, aplicável à maioria dos segmentos e negócios, servindo como um norte e espero ter chegado à este ponto.

A partir daqui, a tarefa de definir ações depende da análises específicas para cada negócio. Procure envolver as pessoas certas para obter as respostas certas e se precisar, conte comigo para um próximo artigo aprofundando mais no assunto.

Agora que você já compreende melhor a importância de uma boa estratégia comercial e o quanto é possível planejar uma, passando por caminhos que já devem estar na sua lista de prioridades como conhecer seu produto e seu mercado, utilizando e desenvolvendo sua inteligência espacial, mãos à obra!!!

Espero que você passe bons momentos dominando ainda mais seu negócio, planejando e executando uma boa estratégia comercial, que mantenha-se atendo às necessidades de mudança e tenha muita prosperidade em seu potencial.

Sucesso

Um grande abraço



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

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Thiago Cirilo Porto Barbosa

Life Coach

Empresário e palestrante especialista em Carreiras de Sucesso. Coach em atendimentos presenciais ou remotos. ACESSE www.thiagoporto.com.br