Aqueles que atuam adequadamente, baseando suas ações em procedimentos validados e éticos, compreendem o quanto esta visão distorcida da profissão impede a população de se beneficiar de seus serviços, culminando, muitas vezes, na manutenção de sofrimentos que poderiam ser minados.

O mesmo acaba ocorrendo com o Coaching. Não apenas entre leigos, mas até mesmo entre os próprios psicólogos, trata-se de uma área permeada por preconceitos cuja origem muitas vezes se assemelha àquela observada na psicologia. O resultado, infelizmente, é similar: pessoas que poderiam ter seu desenvolvimento otimizado acabam não tendo a oportunidade de crescer a partir dos benefícios que o Coaching pode propiciar.

Com certificado validado, formação adequada, atuação ética e experiência na área, o coach tem muito o que oferecer para aqueles que, mesmo não apresentando sofrimento, desejam melhorar ainda mais, aprimorando suas competências, capacidades e habilidades.

Ainda que o psicólogo e o coach tenham, cada um com sua profissão, um grande potencial para propiciar melhoras nas vidas de seus clientes, eles devem discernir suas funções e ter conhecimento de suas limitações.

O psicoterapeuta, além de se guiar pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo, deve se atentar para o fato de que há situações em que, para obter melhores resultados, sua prática deve ser aliada à de outros profissionais – tais como médicos, fisioterapeutas ou inclusive coaches. O coach, por seu turno, não pode esquecer da importância de ser transparente ao informar seus clientes quanto aos objetivos de seu trabalho, sendo claro – em sua prática e na divulgação de seus serviços - ao diferenciar sua atuação da de consultores, mentores, psicólogos e outros profissionais que possuem objetivos similares.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.

  0   0

Sarah Izbicki

Life Coach

Formada em Psicologia pela USP, especialista em terapia comportamental e mestre em Psicologia Clínica pela mesma Universidade. Professional Coach formada pela Sociedade Latino Americana de Coaching e Analista Comportamental DiSC pela Inscape Publishing. Atua como Life Coach, psicóloga clínica e supervisora no serviço Pró-estudo.