Realizar uma venda ou trocar um produto de acordo com a marca que você vende, nem sempre é tarefa fácil. Na verdade, requer jogo de cintura, jogo de palavras e atitudes ideais do vendedor para trazer grande positividade à negociação.

A abordagem é um ponto no qual é preciso focar o tempo todo, pois, é necessário um bom roteiro no tratamento com o cliente, até porque, primeiramente vendemos nós mesmos, depois vendemos a empresa que representamos e na sequência, o produto. Então, o primeiro passo na abordagem inicial é usar todas as técnicas de promoção pessoal e conseguir o máximo de empatia do seu futuro cliente. 

É importante olhar nos olhos dele, utilizar uma saudação, apresentar-se e perguntar para o cliente o que aquele produto ou serviço que ele usufrui representa para ele. Pergunte também o nome do dele e repita-o para gerar confiança na relação entre vocês.

A forma como apresentamos nosso produto também é essencial, quando estamos frente a frente com o cliente é hora de mostrar sua performance, ou seja, o vendedor precisa estar motivado e mostrar que domina aquilo que vende. Para isso, é necessário identificar qual a real necessidade do cliente em relação àquele produto ou serviço e só então, apresentar a solução ideal do mesmo.

Lembre-se também de sempre agregar valor ao que você vende, quando compramos algo, muitas das vezes, compramos muito mais do que o produto ou serviço em si. Pagamos por todo o conjunto de sensações que aquilo nos proporciona. O vendedor de sucesso tem cartas na manga o tempo todo. Apresente as vantagens exclusivas que você traz ao vender algo. Entenda as características específicas de tudo que vende, no que o cliente ganha ou perde em relação à concorrência. Saiba jogar com isso de forma ideal, fazendo com que o consumidor leve o produto ou serviço. Que só de ouvir o seu discurso ele já se sinta completo, percebendo que o que você disse se encaixa de acordo com o que ele deseja.

Para finalizar, não se esqueça do fechamento da transação. Seu produto vale a pena em comparação com os demais. Houve uma boa apresentação, utilizou excelentes pontos durante a negociação, agora é o momento para concretizar a venda e nessa oportunidade é preciso saber negociar com seu cliente. 

Passo importante é mostrar primeiramente o preço mais alto de tabela e fazer a comparação com o preço que você pode conseguir para ele. Ande sempre junto dele, sentindo a euforia ou a dúvida que ele tenha. Deixe ele saber que pode contar com você e que você está do lado dele para auxiliá-lo na melhor decisão. Caso ele diga não, insista apenas um pouco, para que a situação não torne-se constrangedora para ambos. Em seguida, agradeça-o e coloque-se à disposição. Quem sabe em um outro momento ele esteja disposto a negociar com você.

Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor do post identificado abaixo.