icone podcasts

PROGRAMA ACERTAR É HUMANO

#033

O tema discutido no Programa do dia 30/10 foi “Desempenho no trabalho”. Os apresentadores Sulivan França e Nélson Sartori deram 5 dicas para aumentar o desempenho no trabalho. No final do programa, na “Dica do Professor”, Nélson Sartori explicou a expressão “Cair nos braços do Morfeu” e Sulivan França deixou a uma pergunta para o ouvinte no “Momento do Coaching”.

033 - Programa Acertar é Humano: de 30/10/2014

Programa Acertar é Humano (30/10/2014)

Nélson Sartori e Sulivan França

Tempo de áudio
25 minutos e 26 segundos
Legenda
... ➔ pausa ou interrupção do discurso
[...] ➔ palavra/trecho incompreensível
[comentário] ➔ comentários do transcritor

♪ [tema acertar é humano] ♪

Começa agora na Mundial Acertar é Humano, um programa que apresenta crônicas com humor e foco na solução, sempre falando de temas diversos como empreendedorismo, liderança, esporte, atualidades, comunicação entre outros. Tudo isso seguindo a filosofia do coaching.

Programa Acertar é Humano, uma produção da Sociedade Latino-Americana de Coaching, a elite do coaching no Brasil. Apresentação Sulivan França e Nélson Sartori.

[SULIVAN] Bom dia, ouvinte mundial. Aqui é o Sulivan França, mais uma vez com o nosso amigo Nélson Sartori, para apresentar o programa a Acertar é Humano.

[NÉLSON] Bom dia a todos. Nós estávamos fora de horário. Muitas vezes nós tínhamos de adaptar o nosso horário de trabalho, era uma correria e nós temos o nosso público fiel, sempre cobrando quando nós iriamos voltar para o horário da manhã, para as 7 horas. Então aqui estamos.

[SULIVAN] O bom filho à casa torna.

[NÉLSON] O bom filho à casa torna. Que maravilha. Para poder trazer mais uma vez o nosso debate, os nossos temas, tanto corporativos quanto temas relacionados à nossa vida, ao nosso desempenho profissional, o nosso desempenho educacional, como é a vida no esporte, no amor e tudo aquilo que nos torna feliz.

Sobre o amor nós não estamos tão programados para falar, porque tem que primeiro consultar as bases. A consulta as bases é importante porque qualquer tipo de deslize no ar, além de estar gravado, nós temos muitas testemunhas que podem ir contra nós nesse momento.

[SULIVAN] O nosso programa de hoje nós trouxemos um tema bem interessante, que é falar um pouquinho sobre desempenho no trabalho. Vai ser esse o nosso tema de hoje. Mas antes mesmo de entrarmos nesse tema, fica a dica para vocês. Acesse nosso site www.acertarehumano.com.br. É o site do programa. Presente também em todas as redes sociais, como Twiter, Facebook, Instagran.

Se perder um dos programas, acesse o site www.acertarehumano.com.br. Lá você vai encontrar todos os programas disponíveis em áudio. Você pode baixar o programa.

Quem quiser conhecer as vozes do Acertar é Humano, estão lá dois vídeos que nós fizemos aqui em nosso programa.

[NÉLSON] Nossa expressão física, nossos belos cabelos grisalhos.

[SULIVAN] O mais bonito sou eu.

[NÉLSON] E eu o que tem os cabelos grisalhos.

[SULIVAN] Então quem quiser descobrir quem são as vozes que estão por trás do Acertar é Humano. Aqui Sulivan França e do meu lado nosso amigo Nélson Sartori. Acesse nosso site www.acertarehumano.com.br. E nos acompanhe também nas redes sociais.

O nosso programa é totalmente voltado com foco na solução. Nós procuramos levar a situação em um bom humor e de certa maneira toda semana trazendo uma dica relevante para você do ponto de vista pessoal, do ponto de vista profissional. Falando sobre desempenho, sobre comportamento humano, mas principalmente sempre com foco na solução.

Nós acreditamos que é focando na solução que nós encontramos outras soluções. Não falando de problemas, que nós vamos conseguir resolver alguma coisa.

[NÉLSON] Uma das coisas que nós acabamos vendo é a acomodação. Quando nós falarmos em problema e solução, as pessoas às vezes acabam ficando na sua zona de conforto, no meio termo e caem na rotina. O grande problema de cair na rotina é porque ela não é plana. É uma ladeira em que você está em um carrinho sem freios e ela vai pegando velocidade. Chega uma hora em que você não consegue frear. Isso significa que dentro do seu trabalho pode ser uma coisa fatal. A acomodação, a rotina, a certeza de que você já domina tudo o que está à sua volta, faz com que você crie crenças que talvez não sejam a do seu cliente.

[SULIVAN] E que muitas vezes acabam sendo limitantes.

[NÉLSON] Sempre, porque ela não é a crença do seu cliente, do seu patrão, não é a crença do seu grupo, daqueles que trabalham com você. E aí você vai ter de agir, ou seja, correr atrás do prejuízo que poderia ter sido administrado.

[SULIVAN] E aí nós vamos, paralelo a isso, trazendo o tema do programa. O tema do programa é desempenho no trabalho. Mais do que falar sobre desempenho no trabalho, nós preparamos cinco dicas consideradas fundamentais para aumentar o seu desempenho no trabalho. Eu não acredito particularmente que essas cinco dicas aumentem o desempenho apenas no trabalho.

Certamente essas cinco dicas aumentam o desempenho em diversos aspectos da vida e não só no trabalho. Nós vamos falar agora sobre cinco dicas que nós consideramos importantíssimas para aumentar o seu desempenho no trabalho e como eu já disse eu particularmente acredito que não só no trabalho elas aumentarão o seu desempenho.

DESEMPENHO NO TRABALHO

[NÉLSON] O lugar onde você trabalha, aquele retângulo das bermudas, em você ousa dizer que é organizado na sua bagunça. Então o primeiro fato importante é a organização do seu local de trabalho.

[SULIVAN] Organização. Essa é a primeira dica.

[NÉLSON] Isso daí é uma verdade. Muitas vezes o próprio clima, a própria energia do lugar do trabalho, fica contaminada. É que nem cama dormida. Você dorme a noite inteira. É importante de manhã que a cama seja arrumada, que ela seja esticadinha para que quando você volte a dormir, você sinta: “Eu estou voltando para minha cama, mas agora eu vou começar um novo ciclo”.

O trabalho é a mesma coisa. Na manhã seguinte eu tenho que me sentar e a minha mesa não deve ser a continuidade do dia anterior. Ela deve ser o reinicio do meu trabalho, porque eu estou reiniciando. Eu estou ligando o meu botãozinho, o meu winchester está começando a funcionar, eu tenho agora um novo foco. Então ele não pode ter aquela continuidade que dizemos: “A bagunça de ontem é o amanhecer de hoje”.

[SULIVAN] Isso que não pode acontecer. E quando nós falamos de organização, não é só organização na mesa de trabalho, é organização como um todo, é organização que pode partir até, por exemplo, da tua caixa de e-mail.

Quantos dos ouvintes agora, que estão ouvindo nós falarmos sobre esse tema organização, não pensou assim: “Nossa, a minha caixa de e-mail está uma bagunça mesmo.

Quantos de vocês, ouvintes, que estão aí agora de repente não tem aí pelo menos uns dois ou três e-mails que estão pendentes há dias esperando uma resposta, mas o simples fato de você não responder ele está minando a sua energia, porque o tempo todo você está pensando nele, porque o tempo todo, por mais que não tenha respondido, ele não saiu da tua cabeça, ele não saiu da tua caixa de e-mail e também não saiu da tua cabeça.

O que faz com que no final do dia cheguemos com aquela com aquela percepção de que estamos extremamente desgastados ou chegamos com aquela percepção de que estamos extremamente esgotados e muitas vezes você fala: “Parece que eu terminei o dia, não produzi nada e estou extremamente cansado”. São essas pequenas situações que vão minando a tua energia.

Pela falta de organização essa pequenas situações vão minando a sua energia e então você tem um e-mail, tem dois e-mails, três e-mails, que estão lá presentes. Talvez requer uma certa atenção, requer uma certa resposta. Você sabe que vai ter de responder. Deixou lá marcado como não lido. Já leu, voltou a marcar como não lido, deixou lá, não respondeu. Só que ele não está ocupando só a tua caixa de entrada, ele está ocupando principalmente a tua mente. Ela está ocupando o teu dia a dia. Ele está roubando a tua energia e esse é o ponto mais sério do teu processo de desorganização. É o consumo da tua energia no seu dia a dia.

[NÉLSON] Que coisa triste quando você se sente vencido por uma situação simples. Parece que você não teve competência para poder resolver aquilo que é da sua alçada fazer. É ter os seus passos claramente organizados. Saber que eu tenho de passar por isso, eu tenho de organizar. Não é uma característica de todos, mas é importante para que o seu desempenho em tudo na vida acabe acontecendo, que você tenha o mínimo de organização, um mínimo de agendamento, um mínimo de planejamento.

[SULIVAN] Já tocamos muito sobre planejamento e vamos falar mais ainda, porque a questão do planejar não é uma coisa que existe aí na nossa cultura, mas é certamente um dos pontos fundamentais para um sujeito bem sucedido seja profissionalmente, seja pessoalmente, a questão da organização, mas não só da organização, do planejamento. Se eu sou organizado eu tenho a capacidade maior de conseguir me planejar. E mais ainda, se eu sou organizado, eu tenho a capacidade maior de me planejar e por ser organizado eu tenho a capacidade maior de executar o planejamento que eu construí.

Se eu não tiver organização, eu nem construo o planejamento. E se eu construir, eu não consigo executá-lo. Esse é um grande desafio.

[NÉLSON] O segundo ponto justamente casa com esse pensamento que você fez. Nem tudo nós conseguiremos resolver no nosso dia a dia. Às vezes um determinado assunto toma mais tempo que nós esperávamos.

[SULIVAN] Eu tenho uma teria sobre isso. Hoje na verdade nós só temos 3 problemas. Você que está nos ouvindo aí pode ter certeza. Anote aí porque você só tem três problemas hoje. Só temos três problemas.

Primeiro problema. Somos um só. Segundo problema. A semana só tem sete dias. O nosso terceiro maior problema. O dia só tem vinte e quatro horas. Você tem um quarto problema, Nélson. Você é palmeirense.

[NÉLSON] Eu não vou dizer que me chamar de palmeirense é uma ofensa. Nós estamos passando por um momento de crise. É um problema muito sério. Eu choro muito aqui como um bom ceciliano, de origem.

[SULIVAN] Brincadeiras a parte, torcemos para que o Palmeiras saia dessa situação que ele está vivendo hoje na primeira divisão. Que ele saia dessa situação na primeira divisão e vá para a segunda. Brincadeira, palmeirense.

Que o Palmeiras fique na primeira divisão para que nós possamos ter emoção mais uma vez no ano que vem, que nós possamos nos divertir também.

Segundo tópico importante.

[NÉLSON] Você tem tendências, não deixe que elas desapareçam. Coloque novamente, ou seja, anote, registre, marque as suas pendencias ao final de dia. Recomece no dia seguinte sabendo que aquilo não ficou esquecido.

[SULIVAN] Tirando da frente. Comece o dia eliminando. Aquilo que você falou bem agora, falando de organização, não deixe que o dia de hoje se inicie com pendencias do dia anterior. Iniciou, finaliza, tira da frente, começa um novo dia, vira a página.

[NÉLSON] Mas não pode abandonar. Eu não fiz, aquilo desapareceu. Faz parte da sua organização, ela deve ser reestruturada, ela deve ser recolocada e é uma meta a ser vencida. Cada ponto anotado é uma meta que deve ser vencida com eficiência para que você tenha o sentimento de superação. Superei mais uma vez um problema.

[SULIVAN] Entra na lista de prioridades. Tem que ser o topo da lista. Pendencias tem que estar no topo da lista e tem que ser finalizada. E como eu disse, por exemplo, o caso dos e-mails hoje, que tanto afetam as pessoas. Mas sinceramente não são só e-mails. Tem e-mails, tem esses benditos desses aplicativos de mensagens de texto que cada dia inventam um diferente, com uma coisa diferente e as pessoas mandam vídeo, mandam voz, mandam imagem, digitam, faze tudo e fica aquilo ali ocupando o seu dia, ocupando a sua mente, muitas vezes uma série de mensagens como pendências.

Reagenda isso, tira isso. Isso deve estar no topo da lista. Isso tem que sair.

[NÉLSON] Ás vezes nós acreditamos que nós temos a capacidade de manter as informações mentalmente organizadas. Isso não é verdade. É um turbilhão muito grande. É muito importante que você use outros elementos que são favoráveis, ou seja, o estímulo visual. Então anotar, marcar, é importante porque eu vejo. Faz parte da organização. Eu tenho que ter uma lista. Eu tenho de anotar. É assim que eu vou saber quais foram os pontos que eu superei, quais são aqueles que deverão ser retomados ou melhor deverão dar continuidade outro dia.

Às vezes eu tenho vários momentos em que o mesmo tema deve ser recolocado. Então eu não posso puro e simplesmente acreditar que a hora que eu precisar eu vou lá e abraço aquela causa. Ela tem de estar presente em minha agenda. Então eu tenho de ver. As pessoas guardam as coisas como se a memória trouxesse isso o tempo inteiro. Deixe anotado.

A primeira dica nossa foi organização. E dentro dessa organização as anotações. Anote tudo aquilo que precisa ser feito. Aquilo que precisa dar continuidade e aquilo que você não fez no dia anterior.

[SULIVAN] O primeiro ponto, organização. Segundo, cuidado com as suas pendências. Terceiro ponto, controle de interrupções. Esse é um ponto crucial.

[NÉLSON] Quantas vezes nós estamos trabalhando e vem aquele telefonemazinho, para que você vá até o supermercado e traga o leite que acabou ou alguma coisa parecida. Faz parte disso tudo, mas eu não posso estar preso, ou seja, simplesmente refém de todo o tipo de telefonema, e-mail, de informações que vem se transformar em ruído no meu trabalho.

São ruídos o telefone que toca, o e-mail que vai ser acessado no momento indevido. Nós falamos sobre organização, isso deve haver um momento. Eu não devo ficar o dia inteiro abrindo cada um desses e-mails. Eu tenho que ter momentos para que isso daí aconteça.

[SULIVAN] Um ponto que eu considero importante para o controle de interrupções e que muita gente não tem e tem ouvinte que vai se identificar com isso que eu vou falar, com certeza. O que muitas vezes falta para as pessoas para saber lidar com o controle de interrupções é a capacidade de dizer não. Há pessoa que não têm a capacidade de dizer não.

Ouvinte, eu vou deixar uma dica para você agora. Controle de interrupções, em 80% dos casos, você lida com o não. E para quem tem dificuldade em dizer não, porque muitas vezes acredita que dizendo não está sendo egoísta, lembre-se, ser egoísta é pensar só em você. Pensar em você primeiro, não é egoísmo. Fica a dica.

Então controle de interrupções, 80% dos casos, não vamos generalizar, mas em 80% dos casos lida-se com um simples não. E que para muita gente não é tão simples assim dizer não.

[NÉLSON] Nós podemos muito bem traduzir isso daí com disciplina. Como é que você controla as interferências? É com disciplina, com respeito. Se a sua porta estiver aberta o tempo inteiro, você vai ter problema muito grave com isso.

[SULIVAN] Quando você aprende a dizer o não, você controla interrupções que é o terceiro tópico das cinco dicas que nós falamos, mas tem tudo a ver com o quarto tópico, que é dizendo não você controla interrupções e consegue ter a capacidade e a competência para controlar o seu tempo.

[NÉLSON] Como é que você controla o seu tempo, principalmente num dia tão curto, com apenas 24 horas. Nós precisaríamos de pelo menos 48 para poder dormir também. Os 24 até permitem que nós trabalhamos, mas nós não dormimos mais.

[SULIVAN] Controle o tempo listando pendencias, se organizando, dizendo não para interrupções, você atinge o quarto tópico, que é a questão do controle do tempo.

Só recapitulando. O primeiro tópico que nós falamos foi organização. Segundo, anotação de pendência, lista de pendências. Terceiro tópico, lide com interrupções. E aí ficou a dica, diga não quando tiver que dizer. E o quarto tópico. Com esses três basicamente você já consegue o quarto tópico que é controlar e administrar melhor o seu tempo.

Quinto e último tópico para você aumentar o seu desempenho no trabalho, mas não só no trabalho, na vida pessoal também. Qual é, Nélson, manda aí.

[NÉLSON] Melhore a sua imagem pessoal. Já falamos muito disso. Quem é você e quando nós falamos de imagem não estamos falando só de estética. Estamos falando de imagem como aquilo que você é visto e como você se vê.

[SULIVAN] Vamos só quebrar um paradigma, porque eu tenho certeza que tem pessoa que estão pensando assim: “Agora eu tenho que andar de terno e gravata”. Não. Ninguém está dizendo isso.

Quando nós estamos falando de imagem, não estamos falando especificamente do que você veste. O que você veste faz parte da sua imagem, não tenho dúvida nenhuma, a forma como você está vestido, a forma como você se porta também forma a sua imagem.

O fator é como eu me visto, como eu me comporto, como eu me porto, como eu me expresso. Esses são fatores que tem tudo a ver com a imagem. Um dos pontos mais importantes aqui não é nem a forma como o sujeito se veste, ele tem mesmo o seu peso, tem a sua importância e é importante dizer que o peso não é necessariamente o terno e a gravata nesse contexto. Estamos falando da forma como você se posiciona, da forma como você emite as suas opiniões, se comunica, lida com as pessoas.

Se você estiver parado esperando o elevador e tiver uma mulher com você, você homem, o fato de deixar a mulher entrar primeiro que você, isso é uma forma de trabalhar muito bem a sua imagem.

Se você estiver dentro do elevador, ela for sair e ela sair na sua frente, também é uma boa forma de você lidar com a sua imagem.

Você ceder lugar para o mais velho, para o mais idoso, como eu faço, por exemplo, aqui na rádio. Eu sempre que chego no estúdio eu deixo o Nélson sentar primeiro. Ele escolhe onde ele senta. Isso é uma forma de trabalhar com a imagem.

[NÉLSON] Quando eu respeito os outros, eu sou respeitado. E aí que entra a harmonia no meu trabalho. Como no meu trabalho eu vou ser respeitado se eu não demonstro respeito. Essa é a imagem que eu quero que todos tenham de mim.

[SULIVAN] E depois muitas vezes o sujeito questiona porque ele está a 4, 5 anos numa organização e de alguma forma não ganha promoção. Talvez seja por isso.

Então fica aí as cinco dicas para aumentar o seu desempenho no seu trabalho e também na vida pessoal. Acrescentei o tema organização, anote suas pendências, controle suas interrupções, a dica ficou “interrupções, diga não”, controle seu tempo e melhore a sua imagem pessoal, focado especificamente em comportamento.

E qual a dica do professor de hoje, Nélson?

DICA DO PROFESSOR

[NÉLSON] Hoje me perguntaram sobre uma estrutura chamada filosófica que significa “Cair nos braços de Morfeu”. Morfeu era o deus grego do sono. Então se você cai nos braços de Morfeu, você simplesmente dorme. Não fica pensando que existe nenhuma proposta indevida por trás dessa condição. Mesmo que você conheça um Morfeu, cair nos braços dele é simplesmente dormir. É uma alusão cultural feita ao estereótipo de uma divindade grega. Então na hora de dormir caia nos braços de Morfeu.

E nesse momento, para fechar nossa brincadeira, nós vamos agora chamar o profissional de coaching Sulivan França para deixar o nosso Minuto do Coaching.

MINUTO DO COACHING

[SULIVAN] E o Minuto do Coaching vai provocando as cinco dicas de hoje.

QUAIS SÃO OS CINCO “NÃO” QUE VOCÊ PRECISA DIZER AO LONGO DESSA SEMANA E QUE VAI AUMENTAR O SEU DESEMPENHO NO TRABALHO E NA VIDA PESSOAL?

Aqui acaba mais um programa Acertar é Humano. Acesse nosso site www.acertarehumano.com.br.

Grande abraço a todo e até a próxima quinta-feira, sete horas da manhã.

[NÉLSON] Grande abraço a todos. Até mais.

♪ [tema acertar é humano] ♪

Você ouviu pela Mundial o Programa Acertar é Humano. Apresentação Sulivan França e Nélson Sartori. Uma produção da Sociedade Latino-Americana de Coaching, a elite do coaching no Brasil.

Outros Podcasts

038 - Programa Acertar é Humano: de 11/12/2014

#038

O apresentador Nélson Sartori recebeu, no Programa do dia 11/12, a coach educacional e professora Luciane Sartori que deu dicas para quem começa a se preparar para investir na carreira em 2015. Na “Dica do Professor”, foi a convidada Luciana Sartori que explicou os significados das palavras “infringir e infligir”.

037 - Programa Acertar é Humano: de 04/12/2014

#037

No Programa do dia 04/12 o professor Nélson Sartori abordou o tema “Qual o segredo das pessoas ricas e bem-sucedidas?” Durante o Programa o professor falou sobre o resultado de uma pesquisa realizada com pessoas que alcançaram esse estatus. O que eles fizeram para chegar lá? Para finalizar o professor Nélson deixou uma pergunta para reflexão do ouvinte e na “Dica do Professor” ele falou sobre o uso do S e do Z.

036 - Programa Acertar é Humano: de 20/11/2014

#036

Os apresentadores Sulivan França e Nélson Sartori abordaram no programa, do dia 20/11, o tema “Motivação”. O que é motivação? O que faz com que você levante pela manhã em busca de uma ação? Sua meta está alinhada aos seus valores? O que lhe motiva? Na “Dica do Professor, Nélson Sartori explicou o significado da expressão “Sangria Desatada”. No “Minuto do Coaching” o Master Coach Sulivan França deixou uma pergunta para reflexão do ouvinte.

035 - Programa Acertar é Humano: de 13/11/2014

#035

No programa do dia 13/11 o professor e apresentador Nélson Sartori falou sobre “Hábitos”. Como algumas manias podem agregar ou trazer dificuldades à rotina? Qual o efeito em nossas vidas ao obter hábitos positivos? Para fechar o programa Nélson deixou a pergunta no “Minuto do Coaching” e, em seguida, na “Dica do Professor”, explicou a diferença e o uso correto de “mais e mas”.

034 - Programa Acertar é Humano: de 06/11/2014

#034

O apresentador Nélson Sartori falou sobre o tema “Diversidade Cultural”. Durante o programa do dia 06/10, ele citou a importância da pluralidade cultural do Brasil. Para finalizar o programa, o professor Nélson lançou a pergunta do “Minuto do Coaching” e na “Dica do Professor” explicou a expressão “A rua da amargura”.

033 - Programa Acertar é Humano: de 30/10/2014

#033

O tema discutido no Programa do dia 30/10 foi “Desempenho no trabalho”. Os apresentadores Sulivan França e Nélson Sartori deram 5 dicas para aumentar o desempenho no trabalho. No final do programa, na “Dica do Professor”, Nélson Sartori explicou a expressão “Cair nos braços do Morfeu” e Sulivan França deixou a uma pergunta para o ouvinte no “Momento do Coaching”.

032 - Programa Acertar é Humano: de 23/10/2014

#032

No dia 23/10 os apresentadores do Programa Acertar é Humano discutiram a questão da “Intolerância” e as muitas divergências causadas quando não há o respeito das opiniões alheias, seja na política, na sociedade, etc. Na “Dica do Professor”, Nélson Sartori respondeu uma questão de um ouvinte: “O que significa bode expiatório?”. E para finalizar, o Master Coach Sulivan França lançou uma pergunta aos ouvintes no “Minuto do Coaching”

031 - Programa Acertar é Humano: de 09/10/2014

#031

No Programa do dia 09/10 o apresentador Nélson Sartori abordou o tema “Conflito” juntamente com a convidada e Master Coach Tália Jaoui. Durante o programa eles discutiram sobre o conceito de diálogo, debate e discussão. No “Minuto do Coaching” Tália lançou uma pergunta reflexiva aos ouvintes: “O que você ganha e o que você perde quando entra em um combate, embate? E pra finalizar, o professor Nélson explicou o conceito do termo “Feito na coxas”, na “Dica do Professor”.

030 - Programa Acertar é Humano: de 02/10/2014

#030

No Programa do dia 02/10, o apresentador Nélson Sartori bateu um papo com a Master coach Tália Jaoui que também é apresentadora do programa Conexão Comportamento pela TV UOL. Tália falou sobre sua experiência como formadora de novos coaches e como apresentadora. Na “Dica do Professor” Nélson Sartori explicou de onde surgiu o termo “rodar a baiana”.

029 - Programa Acertar é Humano: de 25/09/2014

#029

Em 25/09 os apresentadores do Programa Acertar é Humano falaram sobre “Oportunidades”. O que está se abrindo para você que você pode se beneficiar? E quais são os riscos e ameaças que estão presentes na sua vida? O professor Nélson Sartori explicou a expressão “Dar uma canja” na “Dica do Professor” e, para finalizar, o Master coach Sulivan França deixou uma reflexão para os ouvintes no “Minuto do Coaching”.

028 - Programa Acertar é Humano: de 18/09/2014

#028

No Programa Acertar é Humano de 18/09 os apresentadores Sulivan França e Nélson Sartori abordaram o tema “O que nos movimenta?” Quais são nossos pontos que têm o papel de uma alavanca em nossas vidas? E quais são os pontos que precisa de melhoria? Na “Dica do Professor” Nélson Sartori explicou sobre o significado da expressão “araque”.

027 - Programa Acertar é Humano: de 11/09/2014

#027

Em 11/09 os apresentadores Sulivan França e Nélson Sartori abordaram o tema “Inovação”. Para incrementar a discussão os locutores receberam no estúdio o empresário Raphael Ribas, que deu dicas para quem quer inovar. Para finalizar o Programa o Master Coach Sulivan França, lançou a pergunta do “Minuto do Coaching” e na “Dica do Professor”, Nélson Sartori explicou a expressão “da pá virada”.

026 - Programa Acertar é Humano: de 04/09/2014

#026

No Programa Acertar é Humano do dia 04/09 os apresentadores Sulivan França e Nélson Sartori falaram sobre “Modelo Mental”. O que motiva as pessoas a saírem do estado de estagnação e mudar o rumo de suas vidas? O Programa também contou com a participação especial de Carla Binsfeld. Na parte final Sulivan França lançou a pergunta do “Minuto do Coaching” e na “Dica do Professor”, Nélson Sartori explicou o significado da expressão “preto no branco”.

025 - Programa Acertar é Humano: de 28/08/2014

#025

No último Programa do mês de agosto (28/08) o apresentador Nélson Sartori abordou o tema “Coaching, educação e sustentabilidade”. Qual a importância do trabalho do coaching para a educação do nosso país? O professor no papel de coach sendo questionador e estimulador do aluno.

024 - Programa Acertar é Humano: de 14/08/2014

#024

Em 14/08, no Programa Acertar é Humano, os apresentadores Sulivan França e Nélson Sartori abordaram o tema: “Inteligência Emocional e os fatores que podem contribuir positiva ou negativamente para a nossa vida”. Durante o programa foram discutidos seis tópicos para explicar o que é ter Inteligência Emocional. Na “Dica do Professor”, Nélson Sartori falou sobre o uso dos “parênteses”. E, finalizando, Sulivan França comentou sobre o “Minuto do Coaching”.

023 - Programa Acertar é Humano: de 07/08/2014

#023

No Programa Acertar é Humano do dia 07/08 o professor Nélson Sartori abordou o tema Inteligência Emocional. Tudo acontece perante uma atitude mental positiva. Todo o sucesso da vida inicia-se com o pensamento. Saber lidar com as emoções e sentimentos de uma forma racional é ter Inteligência Emocional. No final do programa, na “Dica do Professor” Nélson falou sobre o uso do verbo “morrer”, e lançou a pergunta no “Minuto do Coaching”.

022 - Programa Acertar é Humano: de 31/07/2014

#022

O Programa Acertar é Humano do dia 31/07 os apresentadores Sulivan França e Nélson Sartori fizeram um programa especial sobre o tema Coaching. Qual é o foco do processo de coaching? Autoperformace, estratégia, planejamento foram alguns dos assuntos abordados dentro desse tema. Na “Dica do Professor” Nélson Sartori falou sobre o uso da vírgula. Para finalizar Sulivan França deixou uma questão para o ouvinte no “Minuto do Coaching”.

021 - Programa Acertar é Humano: de 24/07/2014

#021

No Programa do dia 24/07 os apresentadores abordaram o tema “Os 7 Pontos de alavancagem”. Foram debatidas dicas para impulsionar o negócio do novo empresário. Através de perguntas e análises os apresentadores levaram aos ouvintes dicas preciosas para alavancar o novo empreendedor em seu mercado. Na “Dica do Professor”, Nélson Sartori falou sobre o superlativo, já no “Minuto do Coaching” o master coaching Sulivan França lançou uma pergunta provocativa para a reflexão dos ouvintes.

020 - Programa Acertar é Humano: de 17/07/2014

#020

“A segunda carreira”. Esse foi o tema do Programa Acertar é Humano do dia 17/07. Como encontrar uma segunda carreira. Existe uma idade certa para ter o desprendimento para migrar para uma segunda carreira? O que essa outra opção de carreira oferece como perda e como ganho? Essas são algumas das questões levantadas pelos apresentadores Sulivan França e Nélson Sartori. Na parte final do Programa o professor Nélson respondeu a dúvida de uma ouvinte que questionou o significado da expressão “engolir sapo”. Já o master coach Sulivan lançou a pergunta no Minuto do coaching.

019 - Programa Acertar é Humano: de 26/06/2014

#019

No dia 26/06 o tema abordado no Programa Acertar é Humano foi "Carreira". Os apresentadores responderam perguntas dos ouvintes sobre a formação de um coach - investimento, retorno e mercado em geral. Como o coaching pode influenciar qualquer carreira. Na “Dica do Professor”, Nélson Sartori explicou a expressão popular "eira nem beira". E para finalizar o programa, o master coach Sulivan França deixou uma reflexão sobre carreira no "Minuto do Coaching".

Programa Foco e Gestão com Sulivan França

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Marquês de São Vicente
576 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

brasil
São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
brasil
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Marquês de São Vicente, 576 - 17° andar
Barra Funda - CEP: 01139-002
CNPJ: 15.229.739/0001-47
chile
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
peru
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
colombia
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.

Preencha o formulário, que entraremos em contato na data escolhida!