icone podcasts

PROGRAMA ACERTAR É HUMANO

#028

No Programa Acertar é Humano de 18/09 os apresentadores Sulivan França e Nélson Sartori abordaram o tema “O que nos movimenta?” Quais são nossos pontos que têm o papel de uma alavanca em nossas vidas? E quais são os pontos que precisa de melhoria? Na “Dica do Professor” Nélson Sartori explicou sobre o significado da expressão “araque”.

028 - Programa Acertar é Humano: de 18/09/2014

Programa Acertar é Humano (18/09/2014)

Nélson Sartori e Sulivan França

Tempo de áudio
25 minutos e 31 segundos
Legenda
... ➔ pausa ou interrupção do discurso
[...] ➔ palavra/trecho incompreensível
[comentário] ➔ comentários do transcritor

♪ [tema acertar é humano] ♪

Começa agora na Mundial Acertar é Humano, um programa que apresenta crônicas com humor e foco na solução, sempre falando de temas diversos como empreendedorismo, liderança, esporte, atualidades, comunicação entre outros. Tudo isso seguindo a filosofia do coaching.

Programa Acertar é Humano, uma produção da Sociedade Latino-Americana de Coaching, a elite do coaching no Brasil. Apresentação Sulivan França e Nélson Sartori.

[SULIVAN] Bom dia, ouvinte Mundial. Aqui é o Sulivan França mais uma vez para apresentar o programa Acertar é Humano. Aqui ao meu lado, o nosso amigo.

[NÉLSON] Professor Nélson Sartori. Bom dia, ouvintes. Bom dia, Sulivan França. Vamos lá ao nosso programa. Mais uma vez aqui vamos falar um pouquinho sobre a vida, sobre as coisas que movimentam o nosso trabalho, que movimentam a nossa vida, que nos fazem acordar, botar o pezinho no chão e continuar caminhando.

O QUE NOS MOVIMENTA

[SULIVAN] Vamos falar sobre os nossos pontos fortes.

Quais são os nossos pontos fortes? Quais são os pontos que de alguma maneira servem como alavanca para que consigamos, tanto na vida pessoal quanto profissional, nos desenvolver e até apoiar o desenvolvimento de outras pessoas?

[NÉLSON] Muitas vezes as pessoas são derrotadas, são pessimistas, falando só as coisas que "não dão certo comigo", "tudo está errado", mas não pensam: "O que eu tenho de bom? Quais as minhas forças, meus pontos fortes, os pontos que merecem destaque que devo aproveitar na minha vida".

[SULIVAN] Outro ponto que vamos falar é sobre quais são nossos pontos de melhorias.

[NÉLSON] Porque nós temos muita coisa para melhorar.

[SULIVAN] Equívoco daquele que acha não ter.

[NÉLSON] Começou o primeiro ponto a ser melhorado.

[risos]

[SULIVAN] Exatamente. "Não tenho ponto de melhoria". Esse é um.

[NÉLSON] Já achou.

Muitas vezes nós temos um potencial muito grande. Ouvimos as pessoas falando a nosso respeito, as pessoas confiam em nós, investem a sua confiança e sua credibilidade em nós e não aproveitamos disso, não tomamos consciência daquilo que temos de positivo, habilidades que temos.

[SULIVAN] Um quadro que o ouvinte já deve estar acostumado com o nosso programa é o Minuto do Coaching, aquela hora em que fazemos algumas provocações para que o indivíduo pense sobre alguns pontos de melhoria, algum ponto de desenvolvimento ao longo da semana.

É bom que fique claro que, no programa de hoje, quando estivermos abordando os nossos pontos fortes e os de melhoria, o Minuto do Coaching já vai acontecer simultaneamente. Paralelamente a esse processo, já iremos provocar cada um de nossos ouvintes para que possam pensar sobre seus pontos fortes.

O primeiro desafio. Uma coisa que digo ser muito importante para que possamos identificar nossos pontos fortes é pensarmos o seguinte.

O que consideramos os nossos pontos fortes?

Quais são seus pontos fortes?

Se você pudesse falar de você, ouvinte, qual seria o teu diferencial?

É importante pensar isso, não só do ponto de vista pessoal mas do ponto de vista também.

Qual é o teu diferencial nas duas áreas: pessoalmente e profissionalmente? O que você tem que o diferencia do mercado? O que você tem que o diferencia de outras pessoas? O que você tem que o diferencia das pessoas que estão querendo a mesma coisa que você está querendo? O que te diferencia das pessoas que o cercam?

Qual é o teu diferencial? Pensa nesse ponto forte um pouquinho.

Alguns exemplos de pontos fortes. O que podemos utilizar?

[NÉLSON] Muitas vezes temos uma habilidade ou uma visão sobre um fator que é positiva.

Por exemplo, eu gosto muito de música, tenho conhecimento a respeito disso, mas nunca parei para pensar em que isso pode ser positivo dentro da minha vida e da minha profissão.

Muitas vezes você tem ali um ponto forte que nunca avalio ser um ponto forte dentro daquele contexto. Você nunca foi colocado a prova para fazer isso, você espera que a coisa surja, é como se fosse instintivo, você esperando que seus valores aflorem do nada e nunca parou para procurar alguma coisa.

Se eu gosto de música, o que ela pode trazer para mim? Ela pode atrapalhar em algumas situações, mas em outros ambientes, quando eu estou trabalhando, ela pode ser positiva.

Um exemplo. Você tem um ambiente de espera na sua sala, no seu trabalho, na sua profissão que pode causar constrangimento a uma pessoa e que pode causar conforto, uma forma de favorecer antes de seu contato. Em uma pré-sala de reunião, você pode ter, pensando nisso, uma música ambiente, "porque conheço muito bem, sei qual o tipo de música que pode agradar alguém, então isso vai favorecer, criando um clima positivo". É um exemplo muito básico, mas você está buscando alguma coisa positiva, da qual eu conheço, porque eu gosto de música, conheço música e sei o que a música é capaz de fazer às pessoas. Então eu você abrandar situações, climas que são geralmente desagradáveis ao pôr uma música.

O que eu estou fazendo ao colocar música? Estou transformando um ambiente a partir de algo que conheço.

O que aquilo pode oferecer para mim de ponto positivo?

[SULIVAN] O que o ouvinte deve levar em consideração é que sempre que falarmos desses pontos fortes é falarmos de questões internas. Não adianta dizer: "Um ponto forte que tenho é o dinheiro. Eu tenho espaço. Tenho um bom carro.". Isso não é ponto forte, não é diferencial: são diferenciais internos, coisas que são suas.

É como você colocou: um conhecimento, uma habilidade, um dom, dê o nome que você quiser, não importa, mas é aquilo que você faz bem, reconhece que faz bem e entende que isso é o seu diferencial.

Outro ponto importante de observarmos sobre os pontos fortes é: quais são pontos fortes que os outros normalmente dizem que eu tenho?

[NÉLSON] Muitas vezes nós não nos olhamos no espelho. Há pessoas que têm uma autoestima muito baixa, têm valores muito grandes, só que não veem esse valor nelas mesmas.

Pergunta para o outro.

Muitas vezes você tem de perguntar: "O que eu tenho?".

Mas cuidado para quem você vai perguntar. Não é o tipo de coisa que você pergunta para a esposa depois da briga ou então para a sogra quando está indo embora, que a briga já aconteceu.

[risos]

[NÉLSON] É lógico que existem coisas positivas em você que muitas vezes os outros veem, assim como você vê nos outros. Esse tipo de contato é importante.

[SULIVAN] Quais sãos os pontos fortes que as pessoas acabam lhe atribuindo, que acabam dizendo de alguma maneira que você tem, compartilhando isso com você.

[NÉLSON] Aprender a ouvir.

[SULIVAN] Perfeitamente.

Muitas vezes a nossa percepção do que são os nossos pontos fortes e a percepção dos outros que convivem conosco sobre quais são nossos pontos fortes muitas vezes é totalmente diferente. Acabamos aprendemos com olhar do outro sobre nossos pontos fortes.

Fala-se muitas vezes sobre ponto cego. As pessoas comentam: "Acabei descobrindo que eu tinha um ponto de melhoria e que eu não tinha essa percepção.". Da mesma forma que existem os nossos pontos cegos, que são os nossos pontos a serem desenvolvidos, existem também aqueles pontos cegos que são habilidades, que são competências que não nos damos conta ter e acabamos só os percebendo quando recebe o feedback de outras pessoas.

[NÉLSON] Muitas vezes as pessoas atribuem funções para nós e não entendemos. "Por que ele me atribui sempre isso?". Porque você sou eu que tenho de apresentar essa proposta, porque sou eu que tenho de simplesmente ir lá e abrir esse tipo de negociação.

Pode muitas vezes ser um fator muito simples. Você é uma pessoa que tem um elevado grau de simpatia. Você fala: "É a minha empatia com os outros.". Em uma relação de negócios, muitas vezes é importante a forma como você se apresenta; você é uma pessoa de bom gosto para se vestir – como é o caso do meu amigo Sulivan França. Ele é uma pessoa que tem uma boa apresentação, alguém que sempre valoriza bastante a questão estética.

Você pode falar: "Mas isso é vaidade.". A vaidade é um fator que, dentro de um trabalho profissional em que você vai se apresentar para um público, é importante porque vai ser valorizado. E às vezes isso nunca foi percebido pela pessoa. (Não é o caso, não é, Sulivan? O Sulivan sabe muito bem disso).

[SULIVAN] [risos]

[NÉLSON] Mas as pessoas simplesmente falam: "Ele é uma pessoa que vai lá na frente, se apresenta bem, tem um tom de voz bom"... Ou, no caso, "o professor Nélson tem aquela voz mais rouca, mais sensual"...

[SULIVAN] ...Estava demorando. [risos]

[NÉLSON] "...que tem uma perspectiva mais sedutora.". Então essa é a habilidade que ele vai utilizar.

[SULIVAN] É o ponto forte.

[NÉLSON] Veja, não é um ponto forte na hora em que está todo mundo em uma festa, você está alcoolizado e a esposa está ali do lado conversando. Isso não é ponto forte, já vira fraqueza.

São pequenas coisas, mas pensemos dentro de um trabalho de equipe: você tem potenciais muito grandes e que muitas vezes não são valorizados. Há um que tem um grande potencial de organização e de estrutura. Ele deve trabalhar muitas vezes em cima da agenda ou então em cima da ata da reunião por ser uma pessoa organizada. Existe aquele que tem o potencial de oratória maior. Então, ao invés de deixá-lo falando o tempo inteiro, você o coloca como o apresentador da pauta, aquele que vai mensurar e colocar a pauta para apresentação.

[SULIVAN] O importante é você, ouvinte, que está aí nos ouvindo, independentemente da posição que que você ocupe na sua empresa, é que você tenha essa capacidade, essa habilidade de perceber as pessoas que estão a sua volta, principalmente se você tiver cargo de liderança, para que você possa fazer uma leitura do cenário, fazer uma leitura das pessoas que acabam o rodeando, as pessoas que fazem parte da sua equipe.

Observamos muito bem isso que o professor Nélson acabou de colocar agora: como eu posso olhar para esse indivíduo, olhar para esse sujeito que faz parte da minha equipe, entender quais são os pontos fortes dele e de repente atribuir atividades a esse sujeito que fazem com que ele de alguma maneira potencialize e até ao mesmo tempo externalize todos seus pontos fortes? Com certeza você terá um indivíduo de alta performance que vai acabar entregando mais do que aquele indivíduo que está colocando em uma posição em que tem o tempo todo de trabalhar e demonstrar pontos fortes que não tem, que são pontos a serem desenvolvidos aí.

Está aí um ótimo exemplo de você maximizar a performance da a equipe para quem está em uma posição de liderança.

Voltando para cada um de nós.

Quais são os nossos pontos fortes?

As duas provocações – que eu disse que o Minuto do Coaching ia ficar ao longo do programa – no ponto forte são:

O que você entende que é seu ponto forte?

Quais são os teus diferenciais (habilidades, competências, enfim, dê o nome que você quiser)?

O que os outros normalmente acabam dizendo, atribuindo a você como um ponto forte, embora você ainda não tenha reconhecido?

Existe um ditado muito comum: a voz do povo é a voz de Deus. Se várias pessoas estão dizendo que você tem esse ponto forte e que isso é um diferencial seu, olhe para esse ponto com um pouquinho mais de carinho, certamente você pode encontrar ali um ponto forte, uma competência, uma habilidade, algo que você possa tirar proveito, repito, tanto do ponto de vista pessoal quanto profissional, que você muitas vezes ainda não tenha olhado para isso, que é aquele ponto cego, um ponto forte que é um ponto cego.

Nosso segundo tema de hoje.

[NÉLSON] Temos também o oposto disso tudo.

[SULIVAN] O outro lado da vida, o outro lado da ponte.

[NÉLSON] "Eu tenho muitas vezes em que eu não acredito em mim. Eu tenho muita coisa que eu vejo como um defeito, que eu vejo como algo irrelevante, algo negativo".

Nós temos defeitos? Muitos. Se você fizer a mesma coisa e perguntar para os outros "quais são os meus pontos fortes", eles vão falar uma coisa; experimenta quais são os defeitos (cuidado com isso): você vai ter uma lista muito grande.

Quais são seus pontos de melhoria

[NÉLSON] Essa lista está mostrando para você aquilo que você pode melhorar.

Vamos entender que tudo aquilo que você tem de oposto, ou seja, "os meus pontos a serem melhorados", são na verdade valores negativos que eu apresento, mas que podem se transformar em pontos fortes – isso se eu tiver consciência deles.

Como eu melhoro?

Eu tenho de entender isso.

[SULIVAN] E como eu provoco a percepção do nosso ouvinte para que ele possa olha para esses pontos de melhoria? "Quais são os pontos que eu acredito que preciso melhorar?". Como eu provoco isso?

Começamos falando do ponto forte e perguntando o seguinte: quais são meus pontos fortes?

Então vamos olhar esse mesmo olhar interno para os pontos de melhoria.

Quais são os pontos que eu preciso melhorar?

Pode ser competências, habilidades, características pessoais. O Nélson citou um caso aqui de apresentação pessoal: pode ser um ponto de melhoria, algo que precisa melhorar. Não tem um ditado que a primeira impressão é a que fica?

[NÉLSON] Muitas vezes não temos o olhar do espelho. Isso é uma coisa importante. É principalmente aprender a buscar em alguém um feedback sem medo de crítica – crítica serve justamente para isso.

Quais são os pontos criticáveis em você?

Isso pode se tornar um fator positivo a partir do momento em que você tenha um potencial para melhorar. Quando apresento a você seus pontos fortes, você os fortalece e os melhora. Você não faz o reverso. "Peguei meus pontos fortes e vou piorá-los", não, mas, ao contrário, quando você identifica quais são suas deficiências, quais são seus pontos criticáveis, você ganhou um novo presente: a possibilidade de transformação, mudança.

Transformação para fator positivo é o que faz com que uma empresa aumente seu faturamento a partir do momento em que ela percebe o que ela tem de positivo a ser melhorado. "De repente é a organização. É a minha estrutura. É o meu quadro, o meu grupo".

Eu tenho potenciais que não existem. O que eu preciso fazer? Treinar as pessoas.

Quando eu tenho uma deficiência, eu tenho um projeto de melhoria a ser feito. Eu tenho progresso. Tudo isso.

Eu gosto de falar também porque isso muitas vezes acontece na sua vida. Vou falar do Sulivan por exemplo. Ele, na idade dele, acorda com dor. Tudo na vida dele é dor. Ele diz que, se ele acordar e não sentir dor, ele não está vivo. É a idade. Isso acontece assim mesmo.

O que eu faço nesse sentido?

Ele fala que para ele é um ponto positivo porque ele sabe que ele está vivo, ótimo, mas ele sabe também que existem problemas que devem ser resolvidos. Vai procurar um geriatra, vai resolver o problema da saúde vida, mas a partir dali, a sua vida vai melhorar, ou seja, ela vai potencializar. É uma metáfora que eu estou fazendo.

[SULIVAN] Ele está afiado hoje. [risos]

[NÉLSON] O Sulivan é um atleta. Se ele sente dor é porque na verdade aquela dor atlética do esforço sobre-humano, que vai além da resistência física, ele é um super-homem. (Perceba que esse super-homem pode melhorar; isso é você).

A pessoa de repente fala assim: "Eu me sinto muito acomodado.". "Se eu estou acomodado, eu preciso me movimentar. O que eu preciso fazer para me movimentar?".

[SULIVAN] Qual movimento precisa ser feito diferentemente do que vem sendo feito para que eu consiga alavancar isso.

Um ponto importante, quando estamos falando dos pontos de melhoria é que não adianta o sujeito ter a síndrome da Gabriela: eu nasci assim, cresci assim, vou morrer assim e não vou mudar. É deixar o ego de lado, olhar de uma maneira muito objetiva e com foco em resultados.

O que eu preciso de fato melhorar? O que eu entendo como pontos de melhoria?

Até brincamos: se o sujeito não consegue ver pontos de melhoria, esse já é um ponto de melhoria. Se você não consegue ver seus pontos a serem melhorados, esse já é um ponto que deve ser melhorado.

Outro ponto é: o que os outros acabam dizendo que é um ponto de melhoria?

Mesmo exemplo, estamos seguindo a mesma linha de como falamos de pontos fortes. Quando falamos de pontos fortes, falamos: "O que eu entendo que são meus pontos fortes e que os outros acabam dizendo que são meus pontos fortes?". Quando fomos para pontos de melhoria, é o mesmo olhar.

O que eu entendo que são pontos que eu preciso melhorar e o que os outros normalmente acabam me dizendo que são pontos que eu preciso melhorar?

Se tenho diversas pessoas dizendo e eu estou recebendo feedback que eu tenho de melhorar em uma determinada área, vamos voltar ao mesmo ditado dos pontos fortes: a voz do povo é a voz de Deus.

[NÉLSON] Orgulho é o primeiro ponto a ser melhorado. A partir do momento em que você quebra essa incapacidade de ouvir, você começa a ouvir os outros, você começa a ouvir fraquezas e forças que são trabalhadas, você vai descobrir a mesma coisa em você. A única coisa que pode acontecer é potencializar as suas habilidades e transformar em fator positivo aquilo que até então era fator negativo.

É aquela história. "Eu não tenho. O que os outros dizem que são meus pontos de melhoria, eu não acho que seja.". Talvez esteja aí um ponto de melhoria: flexibilidade, complexo de escuta, pelo menos ser aberto a receber um feedback.

Qual é o ponto que eu entendo que preciso melhorar e quais são os pontos que os outros muitas vezes estão nos atribuindo como um ponto a ser melhorado e não estou dando atenção ou de alguma maneira não estou percebendo o que preciso melhorar?

Foi o nosso programa de hoje: pontos fortes e pontos de melhoria.

Como podemos refletir sobre isso?

[NÉLSON] Refletir sobre a nossa personalidade.

[SULIVAN] Ouvinte, são duas perguntas simples:

— quais são meus pontos fortes que eu entendo (percepção interna)?

— quais são os pontos fortes que os outros dizem que eu preciso melhorar (percepção externa)?

Quando olho para o os pontos de melhoria, a mesma coisa:

— quais são os pontos de melhoria que eu entendo que preciso melhorar (percepção interna)?

— quais são os pontos de melhoria que os outros normalmente acabam dizendo que eu preciso melhorar (percepção externa)?

Esse foi o recado do dia. Esse foi o nosso programa de hoje, com esses focos em pontos fortes e pontos a serem melhorados.

Qual é a Dica do Professor hoje, Nélson?

DICA DO PROFESSOR

[NÉLSON] Esses dias me perguntaram o seguinte. Quando as coisas acontecem e são fajutas, o pessoal fala: "Isso é de araque.".

[SULIVAN] É verdade. Esse é um termo bem antigo: "É de araque".

[NÉLSON] Porque é "de araque"?

Araque é uma bebida que veio do mundo árabe, que tem um teor alcóolico muito forte, muito grande. Isso significa que a pessoa, quando está sob o efeito dessa bebida, do araque, ela fala muita besteira, fala aquilo que não sabe, fala inverdades. Então ela está influenciada pelo araque. Então não é uma coisa verdadeira, ela está sofrendo a influência dessa bebida forte.

Aí surgiu a expressão.

— Isso que você está fazendo é falso, isso não é verdadeiro, não é original, é meio piratão mesmo – justamente porque é de araque.

O araque é uma bebida de origem árabe, que foi trazida aqui para o Brasil. As pessoas não tinham muita consciência do poder alcóolico dela, bebiam bastante e saíam falando bobagens, ou seja, coisas que não correspondiam à verdade.

Então o "de araque" é aquilo meio fajuto, meio falso, principalmente motivado pelo excesso etílico no coco do cara, que chapou isso aí sem perceber.

[risos]

[SULIVAN] Está aí a Dica do Professor de hoje.

[NÉLSON] Não seja de araque.

[SULIVAN] "Ô, de araque". Só tome cuidado para não achar que tudo o que os outros dizem que seja seu ponto de melhoria seja de araque.

[risos]

[SULIVAN] Muitas vezes pode não ser. E tome cuidado para não achar que aquele seu ponto forte de repente pode ser um ponto de araque. Muito cuidado com isso.

Esse foi o nosso programa de hoje. Deixando aqui no ar o nosso site www.acertarehumano.com.br. Lembrando também que o nosso programa acontece todas as quintas-feiras às sete horas da manhã, mas excepcionalmente nesse período do ano, às vésperas, estão batendo na nossa porta as eleições, o nosso programa mudou de horário e acontece agora às dez e meia da manhã, pelo menos nesse período de horário político. Mas logo depois das eleições, retornaremos ao nosso horário normal, que é toda a quinta-feira às sete horas da manhã, sendo acompanhados por todos os nossos ouvintes, que têm carinhosamente nos enviado mensagem o tempo todo via Facebook do programa, que é o facebook/acertarehumano.

Você, ouvinte, mande o seu recado, deixe seu comentário lá no Facebook. Nós toda quinta-feira estamos aqui batendo um papo gostoso com você, trazendo sempre alguma informação que possa de alguma maneira contribuir com o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Que recado você deixa para os nossos ouvintes, Nélson?

[NÉLSON] Você que quer acompanhar os outros programas, lá no nosso site você consegue acompanhar todos os programas anteriores.

Minha gente, um bom dia a todos. Até o próximo programa.

[SULIVAN] É isso aí. Lembrando o seguinte. Se gostou do programa, se gosta do programa, indique para os amigos, se não gosta, indica para os inimigos, mas não deixe de indicar.

Grande abraço a todos. Uma ótima quinta-feira.

[NÉLSON] Até mais.

♪ [tema acertar é humano] ♪

Você ouviu pela Mundial o Programa Acertar é Humano. Apresentação Sulivan França e Nélson Sartori. Uma produção da Sociedade Latino-Americana de Coaching, a elite do coaching no Brasil.

Outros Podcasts

076 - Programa Acertar é Humano: de 17/03/2016

#076

Neste programa o professor e apresentador Nélson Sartori fala sobre o poder que a mídia tem atualmente, sendo ao mesmo tempo a heroína e vilã.

075 - Programa Acertar é Humano: de 10/03/2016

#075

Neste programa o professor e apresentador Nélson Sartori fala sobre o tema "virar a mesa", ou, dar a volta por cima, transformar alguma coisa ruim em algo bom. O que é preciso fazer para virar a mesa?

074 - Programa Acertar é Humano: de 03/03/2016

#074

"Escrevendo nossa história" - você é passivo ou ativo quando se fala da história da sua vida? O professor e apresentador Nélson Sartori traz esse tema no programa do dia 03/03/2016.

073 - Programa Acertar é Humano: de 18/02/2016

#073

O professor e apresentador, Nélson Sartori, fala neste programa sobre "juventude eterna". Como as pessoas têm tratado esse tema como um sonho, um desejo, que, muitas vezes, pode trazer sérias consequências.

071 - Programa Acertar é Humano: de 04/02/2016

#071

No Programa de véspera de carnaval, o professor e apresentador Nélson Sartori fala sobre as relações humanas e comunicação nas redes sociais.

070- Programa Acertar é Humano: de 28/01/2016

#070

O apresentador e professor Nélson Sartori continua a entrevista com o master coach e presidente da SLAC Coaching, Sulivan França.

069 - Programa Acertar é Humano: de 21/01/2016

#069

Em mais um Programa Acertar é Humano o apresentador Nélson Sartori entrevista o presidente da SLAC Coaching, Sulivan França. O profissional conta sua história como profissional de coach.

068 - Programa Acertar é Humano: de 31/12/2015

#068

No último dia do ano de 2015, o apresentador Nélson Sartori faz uma retrospectiva dos temas destaques que foram abordados durante o ano.

067 - Programa Acertar é Humano: de 03/12/2015

#067

Dando continuidade ao projeto de esclarecimento de pesquisa o apresentador Nélson Sartori traz mais uma vez ao programa o historiador e professor da USP – Universidade de São Paulo, Diogo Silva.

066 - Programa Acertar é Humano: de 19/11/2015

#066

Em mais um Programa Acertar é Humano o apresentador Nélson Sartori bate um papo com o historiador e professor da USP – Universidade de São Paulo, Diogo Silva. Neste programa o tema foi conflitos no Oriente Médio.

065 - Programa Acertar é Humano: de 12/11/2015

#065

No Programa Acertar é Humano de 12 de novembro o professor Nélson Sartori leva ao programa o historiador e professor da USP – Universidade de São Paulo, Diogo Silva. O tema abordado foi a tragédia de Mariana.

064 - Programa Acertar é Humano: de 01/10/2015

#064

O apresentador e professor Nélson Sartori fala sobre um tema muito importante na vida de todos: a esperança. Quem tem esperança tem dentro de si otimismo e felicidade. Como seria possível projetar uma história para a sua vida sem ter esperança?

063.1 - Programa Acertar é Humano: de 24/09/2015

#063.1

Em mais um Programa Acertar é Humano o professor Nélson Sartori traz uma reflexão sobre a passagem que todos farão. Como você tem cultivado o que é importante para você? Como será a sua partida? Como você gostaria que ela fosse?

063.0 - Programa Acertar é Humano: de 17/09/2015

#063.0

Em mais um Programa Acertar é Humano o professor Nélson Sartori aborda o tema “medo de mudar”. Como lidar com momentos de necessidade de mudança? Como deixar a zona de conforto?

062 - Programa Acertar é Humano: de 10/09/2015

#062

Neste Programa Nélson Sartori aborda o tema “missão de vida e como lidamos com ela”. Todo nós temos uma missão de vida e criamos projetos. Como administrar esses projetos para que a missão não falhe?

061 - Programa Acertar é Humano: de 25/06/2015

#061

No Programa Acertar é Humano do dia 25/06 o professor Nélson Sartori comentou sobre “Acreditar em si mesmo para realizar algo”. Você sabia que o maior sabotador das suas conquistas é você mesmo? Autossabotagem é quando você coloca as próprias barreiras em volta de você. Ouça o Programa e saiba mais!

060 - Programa Acertar é Humano: de 18/06/2015

#060

Neste Programa Acertar é Humano o professor Nélson Sartori abordou a questão do "Tempo" – Você conhece alguém que diga que tem muito tempo e que o tempo tem demorado a passar, que o dia a dia tem sido muito longo? Dificilmente. O tempo é a grande preocupação de todos. Todos temos a sensação de que o tempo tem passado cada vez mais rápido. Qual a justificativa da ciência sobre essa percepção?

059 - Programa Acertar é Humano: de 11/06/2015

#059

Em mais um Programa Acertar é Humano o professor Nélson Sartori falou sobre “Alguns dos grandes empresários que foram referência no mundo pelos grandes feitos. E esses cometeram erros? Quais?”. Conheça um pouco da história de homens de sucesso!

058 - Programa Acertar é Humano: de 04/06/2015

#058

No feriado de 04/06 o professor Nélson Sartori abordou o tema “As principais queixas dos empreendedores”. Quais são as dificuldades que o novo empreender enfrenta quando vai abrir um negócio?

057 - Programa Acertar é Humano: de 28/05/2015

#057

Exemplos de como algumas ideias consideradas absurdas que se tornaram negócios de sucesso. Empreendedorismo, negócios, uma situação profissional diferenciada depende da sua ousadia, disposição e uma boa ideia. O professor Nélson Sartori aborda algumas ideias “estranhas” que deram muito certo como negócio.

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

0800 885 5604

info@slacoaching.org

Sociedade Latino Americana de Coaching

0800 885 5604
info@slacoaching.org

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.

Preencha o formulário, que entraremos em contato na data escolhida!

Olá! Seja atendido via Whatsapp