icone podcasts

PROGRAMA ACERTAR É HUMANO

#023

No Programa Acertar é Humano do dia 07/08 o professor Nélson Sartori abordou o tema Inteligência Emocional. Tudo acontece perante uma atitude mental positiva. Todo o sucesso da vida inicia-se com o pensamento. Saber lidar com as emoções e sentimentos de uma forma racional é ter Inteligência Emocional. No final do programa, na “Dica do Professor” Nélson falou sobre o uso do verbo “morrer”, e lançou a pergunta no “Minuto do Coaching”.

023 - Programa Acertar é Humano: de 07/08/2014

Programa Acertar é Humano (07/08/2014)

Nélson Sartori e Sulivan França

Tempo de áudio
27 minutos e 10 segundos
Legenda
... ➔ pausa ou interrupção do discurso
[...] ➔ palavra/trecho incompreensível
[comentário] ➔ comentários do transcritor

♪ [tema acertar é humano] ♪

Começa agora na Mundial Acertar é Humano, um programa que apresenta crônicas com humor e foco na solução, sempre falando de temas diversos como empreendedorismo, liderança, esporte, atualidades, comunicação entre outros. Tudo isso seguindo a filosofia do coaching.

Programa Acertar é Humano, uma produção da Sociedade Latino-Americana de Coaching, a elite do coaching no Brasil. Apresentação Sulivan França e Nélson Sartori.

[NÉLSON] Bom dia, ouvintes. Aqui quem fala é o Professor Nélson Sartori no nosso Programa Acertar é Humano, hoje experimentando a carreira solo. Não é, Evaldo?

O nosso companheiro Sulivan França está participando de um evento e não pode estar conosco. Ele vai estar de volta no nosso próximo programa.

Lembrando que, com o começo do horário político, haverá a mudança do nosso horário. Aqueles que estão acostumados a acordar cedinho ou que estão no carro agora terão mais tempo porque o nosso horário vai passar, em função disso, para as dez e meia. Das dez e meia às onze horas, durante esse período do horário político.

Nós teremos só uma reorganização desse tempo, ajustando direitinho o nosso trabalho com o horário político. Faz parte da nossa legislação. É importante que todos tenham o acesso e os horários tem de ser ajustados.

Enquanto isso, caso você queira conhecer um pouquinho mais sobre o nosso programa, acesse o nosso site. acertarehumano.com.br.

Eu falo para o Evaldo: quando o gato sai, o rato faz a festa. Então hoje é o meu dia. Eu vou aproveitar hoje e falar sobre um tema, que é a inteligência emocional.

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

O que é isso? O que é ter sucesso na vida? Qual o caminho do sucesso?

Todo mundo quer ter sucesso. Quem não sonha com o sucesso? Quem não sonha encontrar o caminho das pedras? E como nós podemos fazer isso? Que tipo de atitudes? O que se deve fazer para conseguir isso?

Tudo parte do princípio de uma atitude mental positiva.

O que é uma atitude mental positiva? É você ser otimista.

É muito ruim quando vemos pessoas que sempre procuram ver o lado negativo das coisas. Isso existe muito ao nosso lado. Isso contamina.

Perceba que o meu passo sempre é dado para a frente.

Eu conheço um velhinho, muito amigo meu, que diz o seguinte: “Nós não temos de ter medo de tropeçar porque tropicando nós vamos para a frente.”.

Então não tenha medo de errar. Errar não é o problema.

Você tem de ter uma atitude positiva e sempre procurar saber: o que foi que eu aprendi? O que de bom veio? Se eu errei, como eu posso melhorar?

A atitude positiva é sempre procurar algo bom. Isso na sua profissão, na vida, nos estudos. Não existe idade para que isso aconteça.

Todos podem com certeza buscar uma visão positiva. Deixe de pessimismo. As pessoas sempre são negativas em relação à política, à vida, ao seu relacionamento. Vamos colocar uma atitude positiva.

É a busca da felicidade.

Eu acordo dizendo: "Eu vou ser feliz. Vou fazer de tudo para que isso aconteça".

Como eu posso fazer isso para que a minha relação dentro do trabalho seja melhor, mais positiva?

Pergunte a si mesmo como esse tipo de relação pode ser mais positiva. O segundo fator importante é a questão da saúde física.

Saúde Física

Nós esquecemos isso. Muitas vezes trocamos a nossa saúde por um prazer momentâneo.

Quanto não se sofre hoje em dia com a questão da obesidade?

Sem críticas. Ninguém está falando que a pessoa que tem um pouquinho a mais de peso é infeliz, não é isso, só que muitas vezes ela não está bem consigo mesma. É importante que ela esteja bem, não importa o tamanho. Se está mais magrinha ou mais gordinha, ela tem de estabelecer a sua relação saudável, como ela é feliz, se aquilo não a incomoda.

Eu estou bem comigo? Eu sou saudável? Eu sou relapso comigo mesmo? Eu tenho preocupações mínimas para poder garantir o meu amanhã?

Não basta ter um bom convênio médico. É preciso que você tenha uma manutenção da sua vida. Isso garante para você o amanhã. Lembra-se, o sucesso é aquilo que você tem hoje e garante que terá amanhã. A saúde física é importante. Nós não podemos deixar isso de lado.

Um terceiro ponto é o relacionamento humano positivo.

Relacionamento Humano Positivo

Como que você se relaciona com as pessoas que estão a sua volta?

Muitas vezes nós temos angústia, amargura, o nosso mau humor acaba desenhando e pintando quem nós somos.

Será que é difícil ter boa vontade e estender a mão?

Não é Evaldo? O Evaldo, um grande companheiro. Nós falamos porque é uma alegria muito grande estar aqui com ele todos os dias. É realmente um companheiro, uma alegria.

Você se relacionar bem com a pessoa é você chegar em um determinado lugar e ter alegria porque você sabe que existem pessoas ali que se relacionam bem, gostam de você e você gosta delas. Mesmo que você encontre aquele que não entende, porque que não tem tanta simpatia, faça a sua parte. Se você der o que há de bom em você, você vai receber isso. É a lei do retorno. Isso é tão natural, comum. Dificilmente alguém vai responder para você com uma careta se você der um sorriso.

Por exemplo, fazer isso no trânsito. Principalmente nas grandes capitais é o ambiente mais tenso que existe. Isso não é novo. Eu lembro muito bem de um desenho da Disney que mostrava o Pateta no trânsito, a personalidade dele transformando-se monstruosamente. Isso acontece com muita gente, aquela intolerância, impaciência.

Como nós temos essa relação? Nós não pensamos que do outro lado existe outra pessoa que pode ter problemas ou então que simplesmente se distraiu. Ele se distraiu, não viu muito bem. Você se preveniu e não o prejudicou: que coisa boa.

Mas às vezes aquilo funciona ao contrário. Nós transformamos aquilo em um dilema. Olha como faz mal. você quer ter uma relação positiva e se, por uma coisa simples e tola como essa, desestabiliza. Isso é um exercício de cada um.

Como eu posso ter sucesso na minha vida se simplesmente porque o trânsito parou eu começo a ficar irritado?

Minha gente, parou o trânsito. Se o problema existe e não existe solução, já está aí a solução. Não existe solução para isso, acabou o problema. Olha que fantástico. Procure pensar positivo. Se não existe solução para o problema, não existe mais o problema, porque ele já está solucionado. Eu convivo com ele, aprendo, modifico. Faça aquilo o que é possível, mas sem sofrer.

E a relação com as pessoas tem de ser assim com todos. É o exercício da felicidade.

O que eu faço todos os dias para ser feliz junto da pessoa com quem eu vivo, da mãe, dos dois irmãos?

Todo o mundo às vezes tem um programa de relacionamento. Só que ele só vai continuar se você insistir para que aquilo aconteça. Se você fizer o contrário, o outro vai trabalhar para que as coisas sejam boas. Dê o primeiro passo.

O que eu posso fazer para o outro também estar bem junto comigo?

Pergunte a si mesmo. Essa é a filosofia do coaching que nós trabalhamos.

Como você pode conquistar algo positivo tendo uma atitude positiva?

Questione-se. É esse tipo de trabalho de busca que vai fazer com que você tenha uma projeção, um progresso. É importante tudo isso.

Outro elemento importante é: vamos deixar um pouco o medo de lado?

Deixando os medos de lado

Nós temos muito medo, né? Medo de tudo.

Eu não estou falando que você tenha de ser um super-herói com coragem, o mundo está cheio de coisas, só que existem medos que nós temos e que são muitas vezes injustificáveis.

Eu não estou falando que você deve sair na rua de madrugada desprotegido, sem prestar atenção. É lógico que existem perigos. Mas existem medos que nos perseguem e são infundados.

Por exemplo, medo da pobreza. Você nunca vai ser pobre se você tiver uma mensagem positiva e criativa.

Esses dias aqui eu vi uma moça que trabalhava em uma das escolas comigo muito preocupada porque o salário era pequeno.

Mas sabe só o que faltava para ela? Não era uma mudança de vida, era só uma mudança de atitude.

Mudança de atitude em que sentido?

É procurar pensar. Se a minha situação está ruim o que eu posso fazer para melhorar?

E melhorar muitas vezes é a atitude. Não é justamente o caráter financeiro, porque nem sempre nós vamos conseguir o sucesso financeiro. Então não tenha medo de ser pobre ou não. Trabalhe para ter aquilo que você precisa buscando os recursos necessários.

Muitas vezes você precisa abandonar o caráter estático da vida e ir atrás de um estudo. Você precisa aprender. Às vezes é importante você dar uma virada na sua vida, na carreira, procurando fazer alguma coisa. Existem escolas, lugares que dão treinamento para que você possa mudar o status da sua vida.

A Associação do Comércio e da Indústria, o SESI, e o SENAI oferecem cursos de formação profissional, na maioria das vezes gratuito, que podem dar uma alavancagem, que podem mudar significativamente a sua vida. Eu estou falando isso como uma realidade para muita gente.

Não pode ter medo de crítica. A crítica é o respeito à opinião alheia. Não fiquem pensando que as críticas são sempre produtivas, você vai ter de conviver com aquela crítica negativa, a injusta e mesmo assim é possível sobreviver a ela. Se a opinião de alguém é tão negativa em relação a você, pode haver outros pensando da mesma maneira. Talvez basta uma mudança de atitude sua em relação aos outros.

Nós voltamos para a questão da harmonia no relacionamento. Muitas vezes não é o que você faz que está errado, mas a maneira como você trata o outro. Procure mudar. São pontos, coisas importantes que você deve refletir no seu dia a dia.

É por isso que essa relação é chamada de inteligência emocional. É você lidar com as emoções, sentimentos, mas de uma maneira racional, lógica, sabendo se programar, fazendo aquilo que é importante para você.

Agora, medo de ter uma saúde deficitária.

Você tem medo de ficar doente? O que você faz para que a sua saúde seja preservada? Será que você coloca o pezinho no freio diante daquela pizza de sexta-feira à noite?

Eu sei que pizza é bom. Não é Evaldo? Nós estamos em São Paulo. São Paulo é o lugar onde se faz a melhor pizza do mundo. Isso já foi proclamado até em revistas especializadas. Aqui a pessoa monta uma pizzaria na garagem de casa, entrega pizza para o bairro todo e é aclamado (e não é nenhum maître). A pizza brasileira é muito boa, só que é preciso ter controle.

O prazer não precisa ser extirpado da nossa vida, só que nós podemos também equilibrar isso tudo. Eu, como tenho prazer, como um, dois, três pedaços de pizza. Do terceiro para a frente, começa a ficar complicado.

Não é Evaldo? O Evaldo já começou; quatro, cinco, seis. Não, senhor, tem de ser um, dois, três.

E ter prazer com isso tudo pensando na relação. Se você não pensa, é lógico que você vai ter medo. Você vai ter medo de uma saúde precária, sendo que você não faz o oposto, se preocupa com ela. Então não é para ter medo, é para trabalhar.

A falta de amor. Esse é o outro medo muito grande, o desamor.

É simples, dê amor. Mostre um sorriso para alguém que você vai também vai receber de volta. É impossível alguém que se predispõe positivamente a alguém receber energia negativa. Não vai.

Só não faça essas coisas para ter algo em troca. Amor é uma doação. Quem faz essa doação recebe na mesma proporção, mesmo que não espere por isso. Você tem de ser feliz nas duas vias dessa mão, oferecendo amor às pessoas, fazendo com que os outros sejam felizes. E você será também. É atitude. É disso que nós estamos falando.

Medo de liberdade.

Você tem medo de perder a liberdade?

Então não faça coisas que comprometam isso.

Tenha uma atitude ética, positiva, um comportamento moral positivo. Se você questiona os outros, antes disso mude a sua atitude. É importante que os meus olhos também se voltem para mim. Eu tenho de perceber, saber o que está acontecendo comigo.

Pessoal, todos esses pontos que estão sendo tocados aqui são pontos referentes ao nosso dia a dia, à nossa atitude, ao modo de pensar, ao modo de agir e são pontos de reflexão.

O que eu faço todos os dias quando eu me levanto para que esse tipo de atitude positiva faça parte da minha vida e para que esses fatores que boicotam a qualidade de vida sejam eliminados ou minorados?

Eu sou um sabotador da minha vida. Normalmente sou eu quem sabota a minha vida. Então o que eu preciso fazer para deixar de sabotar a minha própria vida?

Você tem medo do quê? Da velhice?

Você tem medo da sabedoria.

Nós temos um ciclo nessa vida aqui. Então você tem de estar preparado para isso e não ter medo da velhice. Ela virá. Então é consciência. Tem de saber o que vem, aproveitar esse momento e dar aquilo que você recebeu na sua vida durante a velhice. Não tema ela, admire-a.

Existem outras coisas além da estética física. O rostinho vai ficar enrrugadinho. E para o homem é diferente do que para a mulher. A mulher, quando envelhece, fica colorida, nós não: ficamos brancos e murchos. A mulher muda de cor, ela tem várias cores: começa a ficar com cabelinho grisalho, fica com o cabelo loiro, moreno, ruivo, castanho, vermelho. O nosso não: vai ficando tudo branco. Não faz mal.

É o que falamos com o Sulivan. Eu sou aquele dos cabelos brancos, mas sou aquele que tem cabelos para ficarem brancos. Não é o caso dele. Mas e daí?

Pessoal, nunca tenham medo da velhice e da morte também não.

Qual é a relação que existe com o aspecto ligado à morte?

Faz parte da natureza? Faz parte.

Nós somos elementos da natureza? Sim.

E aí entra um outro fator muito importante dentro dessa relação. Você tem capacidade de ter fé?

Você acredita que haja algo além do que você faz aqui?

O que acontece com o homem que perde essa capacidade de ter fé, de acreditar que haja algo depois disso? A vida dele se limita a esse espaço material e ele simplesmente quebra todos os valores da vida dele. Se não há nada após essa vida, de que vale toda a dedicação, trabalho e estudo?

E a bondade que existe no mundo? Ela vai se perder?

É impossível que, durante tantos milênios aqui, o homem tenha vivido buscando o seu progresso, evolução na expectativa do nada. Isso não existe. Nós sabemos que isso vai muito além dessa vida.

Dentro do trabalho do coaching, a espiritualidade não é um dos aspectos que deve ser levado em consideração todos os dias, só que ela nunca é desconsiderado porque nós não temos controle sobre isso.

Essa relação de fé e de crença nos controla. É você quem tem de saber relacionar-se com isso e ter a expectativa dessa continuidade. Nesse sentido, nós temos apenas mais uma porta a ser ultrapassada.

A relação de esperança e sobrevivência está ligada ao aspecto da fé sim. Não existe, é impossível. "A minha vida é absolutamente técnica, profissional e materialista". Dá um tempo. Está faltando alguma coisa na sua vida. E esse elemento que falta é mais um boicote ao seu sucesso.

Como é possível ter uma esperança do amanhã, se o amanhã pode não existir?

"Mas eu posso morrer e tudo pode acabar.".

Tudo o que vai acabar? Será que não vai recomeçar? Será que não existe algo que vai dar continuidade a tudo isso e que é o seu trabalho aqui que vai promover essa qualidade?

Quem perde essa capacidade de fé, perde a expectativa do amanhã. O amanhã sempre vai existir, estando você aqui ou não. Então também deve existir lá. É importante lembrar disso tudo.

Vamos lá. São muitos itens. O nosso trabalho de busca do sucesso, da realização, não é simples.

Um outro fator importante é você ter autoconfiança.

Autoconfiança

Confie em você.

Se você não confia em você, como você espera que os outros confiem em você? Você acredita em você?

A fé que nós falamos também deve existir em você. Você acreditar que é capaz, você ser capaz de produzir as coisas que idealizou da melhor maneira possível. Não necessariamente você vai conseguir atingir aquele seu objetivo plenamente, mas é no caminho da busca disso que as outras realizações vêm.

Muitas vezes é como se dar um presente. Muitas vezes é o processo de dar o presente, a expectativa da sensação do outro ao receber esse presente que torna o ato agradável.

Quando escolho o presente, busco aquilo que gostaria de receber, busco aquilo que acredito que vai fazer a outra pessoa feliz, independentemente do custo. Muitas vezes nós não temos dinheiro para poder comprar um presente que agrade a pessoa pela questão financeira, só que, pela criatividade, pelo carinho que você oferece, põe junto com aquele presente.

Você tem de trabalhar com essa relação, essa relação de estabelecer todos os dias uma meta positiva. Para isso você tem de ter esperança em suas realizações.

Eu tenho de esperar ser capaz de atingir aquilo. E é dentro desse processo de busca dessa realização que eu vou encontrar a felicidade. A felicidade está no processo, não está no fim, está no meio. É o trabalho que faz com que isso aconteça. É o trabalho que faz isso tudo se desenvolver.

Outro ponto importante: você está disposto a compartilhar aquilo que você recebeu de graça?

Medo De Compartilhar

Nós recebemos muitas dádivas. Muita coisa. A nossa inteligência, habilidade, alegria.

Custa alguma coisa você oferecer para o outro um pouco da sua alegria?

Isso vai fazer bem para os outros.

Você está disposto a compartilhar o que você tem? Será que é só para você o seu talento ou habilidade? Será que aquela capacidade que você tem de fazer o outro rir é algo que deve ficar guardado exclusivamente para você? Não. É algo que deve ser compartilhado.

Vejam o meu caso: um professor. Ser professor é ter uma profissão. Só que essa profissão é algo que eu tenho de trabalhar pura e simplesmente para ter um retorno financeiro? Ou será que não existe aquilo que nós chamamos de amor ao trabalho?

Você tem de colocar amor. O meu trabalho tem de atingir um objetivo, criar uma realização positiva. Nessa realização positiva, eu vou encontrar a possibilidade de compartilhar um pouco do que eu recebi.

Dividir é importante. São todos podendo partilhar o que é bom. Ninguém está pregando nesse momento que você se despoje de tudo o que tem, mas o que você está disposto a oferecer para aquele que tem necessidade também?

Muitas vezes nós ficamos constrangidos quando alguém precisa de alguma coisa e ao mesmo tempo nós olhamos lá dentro dos nossos armários: nós temos roupas que nós não usamos mais, novas, mas que caíram de moda e muitas vezes nós não damos para quem necessita, preferimos passar para alguém que poderia comprar, ter aquilo, porque "eu não quero a minha roupa sendo utilizada por qualquer um".

Olha só que materialismo tolo. Como você se apega a algumas coisas que você poderia compartilhar e que tornariam a vida dos outros muito melhor. A sua já está ótima já que você não precisa daquilo, então dê para alguém que tenha essa estrutura.

Minha gente, são muitos itens que nós temos aqui para falar a respeito. Hoje eu falei só sobre a metade deles. No nosso próximo programa, continuaremos a falar um pouco sobre esse referencial, do que é inteligência emocional e o que você pode fazer.

Lembre-se de alguns importantes que foram falados aqui hoje.

Uma atitude positiva na vida e otimismo.

A preocupação com a saúde física.

Um bom relacionamento com as pessoas.

Tentar romper com os medos que nos perseguem.

A esperança na realização, a autoconfiança que você tem em você mesmo.

A disposição para compartilhar, dividir aquilo que você recebe de graça.

E a mais importante de todas: a sua capacidade de ter fé, lembrar que existe algo além disso.

Esse foi o nosso tema de hoje, meu ouvinte.

Para nós podermos fechar esse trabalho, é lógico que nós não podemos esquecer da Dica do Professor.

Hoje eu vou passar uma dica rápida passada pela Ivanilda lá de Guarulhos.

DICAS DO PROFESSOR

Ela colocou uma pergunta bem simples. Perguntou:

— Por que na frase "mais de um homem morreu hoje" o verbo "morrer" não pode ficar no plural – "mais de um homem morreram?" – já que mais de um é plural?

Então eu vou te responder, Ivanilda. Mais de um não é plural, mais de um pode ser um e meio.

Lembre-se, "mais de um" nunca vai ser dois porque, se eu tivesse dois eu diria dois.

"Dois homens morreram".

Mais de um é 1,9.

A partir do pensamento de que plural é somente a partir de dois, quando eu digo mais de um é singular.

Mas é possível mais de um homem morrer?

Lógico que é. Um vem e é cortado por uma serra elétrica. Pronto, morreu. Foi o homem inteirinho. O outro tem uma perna amputada.

Não foi só a perninha que morreu? Pronto. Morreu mais de um.

Eu sei que o exemplo não é muito feliz, depois até do que nós falamos, só que matematicamente existe.

Então mais de um, nunca será dois, mais de um é sempre menos. É por isso que você diz que hoje o índice inflacionário alcançou 1,5 ponto percentual e não 1,5 pontos percentuais.

Está bom, minha gente?

Para fechar isso tudo, fazendo agora o papel do nosso amigo Sulivan França, eu vou lançar para vocês uma pergunta dentro do Minuto do Coaching.

MINUTO DO COACHING

O QUE VOCÊ NÃO TEM FEITO PARA TER SUCESSO EM SUA VIDA E QUE PODERIA FAZER HOJE PARA CONQUISTAR ESSE OBJETIVO?

Pense bastante nisso.

Acessem o nosso site. acertarehumano.com.br.

Um grande abraço a todos! Um grande abraço, Evaldo. Até a próxima semana.

♪ [tema acertar é humano] ♪

Você ouviu pela Mundial o Programa Acertar é Humano. Apresentação Sulivan França e Nélson Sartori. Uma produção da Sociedade Latino-Americana de Coaching, a elite do coaching no Brasil.

Outros Podcasts

076 - Programa Acertar é Humano: de 17/03/2016

#076

Neste programa o professor e apresentador Nélson Sartori fala sobre o poder que a mídia tem atualmente, sendo ao mesmo tempo a heroína e vilã.

075 - Programa Acertar é Humano: de 10/03/2016

#075

Neste programa o professor e apresentador Nélson Sartori fala sobre o tema "virar a mesa", ou, dar a volta por cima, transformar alguma coisa ruim em algo bom. O que é preciso fazer para virar a mesa?

074 - Programa Acertar é Humano: de 03/03/2016

#074

"Escrevendo nossa história" - você é passivo ou ativo quando se fala da história da sua vida? O professor e apresentador Nélson Sartori traz esse tema no programa do dia 03/03/2016.

073 - Programa Acertar é Humano: de 18/02/2016

#073

O professor e apresentador, Nélson Sartori, fala neste programa sobre "juventude eterna". Como as pessoas têm tratado esse tema como um sonho, um desejo, que, muitas vezes, pode trazer sérias consequências.

071 - Programa Acertar é Humano: de 04/02/2016

#071

No Programa de véspera de carnaval, o professor e apresentador Nélson Sartori fala sobre as relações humanas e comunicação nas redes sociais.

070- Programa Acertar é Humano: de 28/01/2016

#070

O apresentador e professor Nélson Sartori continua a entrevista com o master coach e presidente da SLAC Coaching, Sulivan França.

069 - Programa Acertar é Humano: de 21/01/2016

#069

Em mais um Programa Acertar é Humano o apresentador Nélson Sartori entrevista o presidente da SLAC Coaching, Sulivan França. O profissional conta sua história como profissional de coach.

068 - Programa Acertar é Humano: de 31/12/2015

#068

No último dia do ano de 2015, o apresentador Nélson Sartori faz uma retrospectiva dos temas destaques que foram abordados durante o ano.

067 - Programa Acertar é Humano: de 03/12/2015

#067

Dando continuidade ao projeto de esclarecimento de pesquisa o apresentador Nélson Sartori traz mais uma vez ao programa o historiador e professor da USP – Universidade de São Paulo, Diogo Silva.

066 - Programa Acertar é Humano: de 19/11/2015

#066

Em mais um Programa Acertar é Humano o apresentador Nélson Sartori bate um papo com o historiador e professor da USP – Universidade de São Paulo, Diogo Silva. Neste programa o tema foi conflitos no Oriente Médio.

065 - Programa Acertar é Humano: de 12/11/2015

#065

No Programa Acertar é Humano de 12 de novembro o professor Nélson Sartori leva ao programa o historiador e professor da USP – Universidade de São Paulo, Diogo Silva. O tema abordado foi a tragédia de Mariana.

064 - Programa Acertar é Humano: de 01/10/2015

#064

O apresentador e professor Nélson Sartori fala sobre um tema muito importante na vida de todos: a esperança. Quem tem esperança tem dentro de si otimismo e felicidade. Como seria possível projetar uma história para a sua vida sem ter esperança?

063.1 - Programa Acertar é Humano: de 24/09/2015

#063.1

Em mais um Programa Acertar é Humano o professor Nélson Sartori traz uma reflexão sobre a passagem que todos farão. Como você tem cultivado o que é importante para você? Como será a sua partida? Como você gostaria que ela fosse?

063.0 - Programa Acertar é Humano: de 17/09/2015

#063.0

Em mais um Programa Acertar é Humano o professor Nélson Sartori aborda o tema “medo de mudar”. Como lidar com momentos de necessidade de mudança? Como deixar a zona de conforto?

062 - Programa Acertar é Humano: de 10/09/2015

#062

Neste Programa Nélson Sartori aborda o tema “missão de vida e como lidamos com ela”. Todo nós temos uma missão de vida e criamos projetos. Como administrar esses projetos para que a missão não falhe?

061 - Programa Acertar é Humano: de 25/06/2015

#061

No Programa Acertar é Humano do dia 25/06 o professor Nélson Sartori comentou sobre “Acreditar em si mesmo para realizar algo”. Você sabia que o maior sabotador das suas conquistas é você mesmo? Autossabotagem é quando você coloca as próprias barreiras em volta de você. Ouça o Programa e saiba mais!

060 - Programa Acertar é Humano: de 18/06/2015

#060

Neste Programa Acertar é Humano o professor Nélson Sartori abordou a questão do "Tempo" – Você conhece alguém que diga que tem muito tempo e que o tempo tem demorado a passar, que o dia a dia tem sido muito longo? Dificilmente. O tempo é a grande preocupação de todos. Todos temos a sensação de que o tempo tem passado cada vez mais rápido. Qual a justificativa da ciência sobre essa percepção?

059 - Programa Acertar é Humano: de 11/06/2015

#059

Em mais um Programa Acertar é Humano o professor Nélson Sartori falou sobre “Alguns dos grandes empresários que foram referência no mundo pelos grandes feitos. E esses cometeram erros? Quais?”. Conheça um pouco da história de homens de sucesso!

058 - Programa Acertar é Humano: de 04/06/2015

#058

No feriado de 04/06 o professor Nélson Sartori abordou o tema “As principais queixas dos empreendedores”. Quais são as dificuldades que o novo empreender enfrenta quando vai abrir um negócio?

057 - Programa Acertar é Humano: de 28/05/2015

#057

Exemplos de como algumas ideias consideradas absurdas que se tornaram negócios de sucesso. Empreendedorismo, negócios, uma situação profissional diferenciada depende da sua ousadia, disposição e uma boa ideia. O professor Nélson Sartori aborda algumas ideias “estranhas” que deram muito certo como negócio.

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

0800 885 5604

info@slacoaching.org

Sociedade Latino Americana de Coaching

0800 885 5604
info@slacoaching.org

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.

Preencha o formulário, que entraremos em contato na data escolhida!

Olá! Seja atendido via Whatsapp