A Universidade de Oxford criou um questionário para medir, através de vários métodos e instrumentos, o nível de felicidade das pessoas. Eles acreditam que para medir a felicidade, são necessários avaliar vários fatores: físicos, psicológicos, renda, idade, estado civil, preferências religiosas e políticas, etc.

O psiquiatra Sigmund Freud defendia que todo indivíduo é movido pela busca da felicidade, mas essa busca seria uma coisa utópica, uma vez que para ela existir, não poderia depender do mundo real, onde a pessoa pode ter experiências como o fracasso, portanto, o máximo que o ser humano poderia conseguir, seria uma felicidade parcial.

Diversos filósofos estudaram e analisaram a felicidade. Para o Grego Aristóteles, a felicidade diz respeito ao equilíbrio e harmonia praticando o bem; para o também grego Épico, a felicidade ocorre através da satisfação dos desejos; Pirro de Élis também acreditava que a felicidade acontecia através da tranquilidade; para o filósofo indiano Mahavira, a não violência era um importante aliado para atingir a felicidade plena.

E para você, o que é a felicidade plena? Já tive em minha carreira oportunidades de fazer esta pergunta a várias pessoas que trabalhavam comigo e também a amigos e ouvi de tudo.

Existe plena felicidade, no amor, no sorriso do filho, no abanar do rabo do cachorro quando se chega em casa, na vitória do time do coração, no aumento de salário, de poder comprar, por acordar de manhã, por ter saúde. Enfim estas repostas dentre tantas outras experiências me fizeram crer que, são momentos de felicidade diárias que vão acontecendo que nos trazem a plena felicidade, ou seja, é preciso buscar momentos felizes diariamente para que possamos alcançar a felicidade plena.

Se você não tem momentos felizes, creio que é preciso refletir e se perguntar o que posso fazer hoje para ter um momento de felicidade? E de momentos em momentos seja plenamente feliz.

Grande abraço!



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

  0   0

Hirineu Rodrigo Fernandes

Life Coach

Profissional da área de Recursos Humanos, Coach membro da Sociedade Latino Americana de Coaching com certificação internacional reconhecido pela International Association of Coaching, formado em administração de empresas pela Universidade Paulista e Analista Comportamental Disc. com reconhecimento internacional através da Inscape Publishing, com grande experiência em empresas grande porte.