Qual é a melhor estratégia para conseguir o que você deseja?

Como você está organizando suas tarefas para caminhar na direção certa?

Ter um propósito é fundamental para organizar seu tempo e como Mário Sérgio Cortella diz: ?Para quem não sabe o que quer, qualquer lugar serve?. A partir do momento que você definir um objetivo, propósito ou meta, suas ações devem se alinhar com o resultado final. Se todo dia você der um pequeno passo em direção ao seu objetivo você ficará mais próximo do resultado desejado.

Fazendo pequenas mudanças em seus comportamentos diários, eu posso te garantir que esse objetivo será alcançado antes mesmo do esperado. Se atente com a procrastinação, esse ato e deixar tudo para depois pode frustrar seus planos. Por conta disso vou deixar algumas dicas para você escapar dele e otimizar seu desempenho pessoal e/ou profissional.

A primeira coisa a se fazer é usar o ?reducionismo?. Reduza sua meta em partes para que o trabalho fique mais prazeroso e dessa forma você realizará pequenas tarefas, que além de proporcionar satisfação pessoal, colaborará com o destino final. Cada pequeno ato pode ser comparado a um tijolo que mais tarde dará forma a uma casa.

A segunda estratégia a ser tomada é ?controlar suas distrações?. Determine um tempo para realizar as suas atividades de lazer, inclua nesse tempo as redes sociais, a série preferida, momentos com amigos, entre outros. Quando você organiza as possíveis distrações sobra mais tempo para você dedicar ao seu projeto principal.

O terceiro ato a se fazer, é ?localizar o que lhe impede de começar o projeto?. Esse impedimento pode ser: insatisfação (pessoal ou profissional) com superiores, com a própria empresa, ou insatisfação por falta de nitidez da tarefa solicitada. Outro impedimento muito comum e o fato das pessoas esbarrarem em seus valores pessoais, que podem ser totalmente incongruentes com a tarefa, nesse momento a pessoa tende a procrastinar. Outra forma de impedimento é o medo de enfrentar algo novo e sair da zona de conforto.

A quarta e última dica que dou, é: ?trabalhe com uma ?gordurinha?. Deixe um tempo reservado para possíveis imprevistos que podem aparecer no meio do caminho ou projeto e não superestime suas competências tentando fazer as coisas na última hora e/ou de uma forma acelerada, pois você pode ser surpreendido, perdendo credibilidade profissional. Já na área pessoal o não cumprimento do planejado pode ocasionar baixa autoestima.

Ao utilizar essas dicas seus dias serão mais produtivos, você se aproximará rapidamente da sua meta, as pessoas se surpreenderão com o seu alto desempenho; utilizará melhor seu tempo. A organização pessoal ou profissional é trabalhada nos processos de ? Coaching? de forma que o Coachee consiga incorporar novos comportamentos, que serão essenciais na construção de resultados sustentáveis.