Quantas vezes você se sentiu perdido sem saber que rumo tomar? Essa sensação tem sido uma constante? Já fez algum movimento na tentativa de sair dessa encruzilhada? Que resultados obteve? Provavelmente você já ouviu alguém dizer: ‘estou me sentindo perdido(a)’. Uma variação é sentir-se paralisado e perdido, ter consciência de que quer dar uma direção à vida, entretanto não saber o quê, exatamente, quer realizar ou atingir.

Esses processos humanos são comuns e não uma exceção ou uma exclusividade de poucos. Neste contexto, porém, enfatizamos esse tipo de indivíduo como perdido, na intenção de gerar reflexão. E, seguindo o raciocínio, temos o oposto do perdido que é o achado - aquele que conseguiu sair do território paralisante com direção e destino certo; sabe onde, quando, como chegar e, em alguns casos inclusive, com quem. O certo, aqui, tem a conotação de "o que especificamente quero na vida", e não um julgamento de certo e errado.

Com base nesse contraponto, temos na metodologia coaching a grande sacada que é tirar a pessoa da posição flutuante e perdida, e iniciar um movimento orquestrado que ajude-a, não apenas a identificar com clareza e consistência o seu rumo na vida, mas também apoia no 'como fazer' de maneira que o resultado seja o mais satisfatório.

O objetivo, nessa ótica, é conduzir o indivíduo do status ‘perdido’ para o status ‘achado’, caminhando com método nesse ‘encontrar-se’. Essa metodologia potencialmente apoiadora pode levar a resultados incríveis quando há entrega ao processo confiando que haverá resultado exitoso. Nunca é tarde para começar!

Uma citação que me inspira, diz: "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim." Logo, se você não alcançou algo que gerasse a satisfação desejada, certamente não poderá entrar numa cápsula do tempo para começar tudo diferente. Porém, você pode começar agora, orientado num processo de coaching, para projetar e atingir um novo fim. Você pode!



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.