Penso, logo existo... Agendo, logo realizo
Sim, o dia tem apenas vinte e quatro horas. É relativamente pouco para fazer tudo o que se quer, já que se passa aproximadamente um terço dessas horas dormindo, restando apenas dezesseis horas! 

Será que é pouco mesmo? 

A produtividade não está relacionada a viver correndo no dia a dia, mas sim a realizar efetivamente as tarefas que o levam para o próximo passo. Considerando todas as áreas da vida de uma pessoa, é necessário planejar o dia de forma equilibrada.

Assim como a frase “Penso, logo existo”, de René Descartes, o autor coloca a razão humana como a única forma de existência. Pode-se dizer que a frase “Agendo, logo realizo” coloca a razão de programar o tempo como a chave para aumentar a produtividade.

O que fazer?

O segredo é ter foco. O cérebro funciona melhor para executar do que para armazenar tarefas. Ficar guardando na cabeça as informações dos próximos afazeres, ao mesmo tempo em que se realiza as tarefas, irá causar estresse e diminuir a sua produtividade. Ou seja, elimine da mente as tarefas do dia e anote-as em agendas, blocos de notas ou aplicativos. Assim estará preservando o seu cérebro. 

Aplicativos como o "Todoist" podem revolucionar a sua produtividade. É possível anotar e separar as tarefas por pastas para agendar todo o seu dia, até mesmo na versão gratuita. Uma vez que anotado, você vai consultando a próxima tarefa a ser feita e conclui, até finalizar o seu dia.

E se eu não tiver energia?

O cérebro consome aproximadamente vinte por cento da energia do corpo. É muito importante realizar as tarefas mais difíceis primeiro, quando se está com a energia mais alta. Se você está sempre com baixa energia, é importante rever os conceitos de alimentação, exercício físico e sono.

 A alimentação correta é um fator importante. Comer pouco o deixará lento por falta de energia, enquanto comer muito também o deixará lento, pois o seu corpo utiliza muita energia para a digestão e atrapalha o cérebro. Alimentos com gorduras boas são amigos do cérebro e melhoram a produtividade. O ideal é consultar um nutricionista para encontrar o que é melhor para você. 

 Assim como a boa alimentação, o exercício físico também é importante, pois oxigena o cérebro e libera substâncias de relaxamento, ajudando em sua produtividade. 

Quanto ao sono, é fundamental dormir o suficiente para o seu corpo descansar, já que é durante o sono que você se recupera plenamente. É muito importante cuidar da alimentação antes do sono, pois se não for adequada, você pode dormir mal, o que irá afetar a produtividade do dia seguinte.

Sabendo que o tempo é precioso, vale a pena desperdiçá-lo?

Viver intensamente é a chave da produtividade e pode levá-lo a outro patamar. Quando se tem boas metas, o planejamento e a realização de tarefas são os principais combustíveis que o farão alcançá-las! Sucesso!
 

 
Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.