No mundo em que vivemos, onde um dia parece não ser suficiente, para que possamos realizar nossas atividades laborais e pessoais, vivemos com pressa, olhando sempre para o relógio, tentando gerenciar o tempo, desafios e problemas do cotidiano. Com isso, as pessoas se encontram cada vez mais distante de si mesma, não tendo a oportunidade de se reconectarem com sua essência e compreender de fato o que se passa com elas. Nos deparamos em nossa vida com inúmeras situações que exigem de nós uma reflexão ou até mesmo um posicionamento frente as circunstâncias, entretanto por não nos possibilitarmos a estas reflexões e compreensão, adiamos nosso processo de evolução.

O primeiro passo rumo ao sucesso se faz com a percepção e a consciência de quem verdadeiramente somos, nos permitindo criar novas possibilidades de ver, ouvir e sentir a vida. Muitas das descobertas a respeito de si mesmo, provém do autoconhecimento. Se autoconhecer concerne em voltar os olhos de fora para dentro, iluminar o que se mantêm no escuro. É uma experiência fascinante por que há muito o que se descobrir. Nesse processo de introspeção podemos identificar as nossas características nos mais diversos campos, desde o campo comportamental, cognitivo, psíquico, emocional, fisiológico; e de que forma essas características se relacionam entre si e se comportam face ao ambiente que vivemos.

O princípio do autoconhecimento reforça a estrutura do entendimento das nossas habilidades, competências, capacidades, valores, crenças positivas e limitantes, fraquezas e pontos a serem melhorados. Os benefícios do autoconhecer resultam em: maturidade, autonomia, autodesenvolvimento viabiliza o aprendizado contínuo, e meditação; favorecendo a criação de um padrão de equilíbrio, das relações consigo mesmo, familiar, social e com o ambiente.

Além disso, refletir sobre as áreas da vida, tendo em vista o âmbito profissional, pessoal, qualidade de vida, relacionamentos; e seus respectivos aspectos, bem como sua relação com cada uma delas, possui enorme significância neste processo.

Tão importante quanto se autoconhecer é agir, afim de, promover o processo de mudança. Pensamento sem ação não produz efeito algum. Os objetivos que se deseja alcançar, apenas se concretizam com o esforço pessoal, iniciativa, ou seja, por meio da ação. Após esse mergulho em seu próprio ser é possível escolher quais são as melhores estratégias e recursos para o alcance da meta, bem como reforçar os pontos fracos objetivando estar em foco durante todo o processo.

O binômio pensar e agir estão intimamente interligados, são elementos fundamentais que resultam nos processos de mudança. Sua junção corresponde na modificação de velhos hábitos, na descoberta de potenciais, no aprofundamento e aprimoramento de habilidades e competências, como também, na escolha de novos caminhos, estratégias e maior performance no gerenciamento de conflitos, desafios e problemas.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.