O primeiro passo rumo ao sucesso se faz com a percepção e a consciência de quem verdadeiramente somos, nos permitindo criar novas possibilidades de ver, ouvir e sentir a vida. Muitas das descobertas a respeito de si mesmo, provém do autoconhecimento. Se autoconhecer concerne em voltar os olhos de fora para dentro, iluminar o que se mantêm no escuro. É uma experiência fascinante por que há muito o que se descobrir. Nesse processo de introspeção podemos identificar as nossas características nos mais diversos campos, desde o campo comportamental, cognitivo, psíquico, emocional, fisiológico; e de que forma essas características se relacionam entre si e se comportam face ao ambiente que vivemos.

O princípio do autoconhecimento reforça a estrutura do entendimento das nossas habilidades, competências, capacidades, valores, crenças positivas e limitantes, fraquezas e pontos a serem melhorados. Os benefícios do autoconhecer resultam em: maturidade, autonomia, autodesenvolvimento viabiliza o aprendizado contínuo, e meditação; favorecendo a criação de um padrão de equilíbrio, das relações consigo mesmo, familiar, social e com o ambiente.

Além disso, refletir sobre as áreas da vida, tendo em vista o âmbito profissional, pessoal, qualidade de vida, relacionamentos; e seus respectivos aspectos, bem como sua relação com cada uma delas, possui enorme significância neste processo.

Tão importante quanto se autoconhecer é agir, afim de, promover o processo de mudança. Pensamento sem ação não produz efeito algum. Os objetivos que se deseja alcançar, apenas se concretizam com o esforço pessoal, iniciativa, ou seja, por meio da ação. Após esse mergulho em seu próprio ser é possível escolher quais são as melhores estratégias e recursos para o alcance da meta, bem como reforçar os pontos fracos objetivando estar em foco durante todo o processo.

O binômio pensar e agir estão intimamente interligados, são elementos fundamentais que resultam nos processos de mudança. Sua junção corresponde na modificação de velhos hábitos, na descoberta de potenciais, no aprofundamento e aprimoramento de habilidades e competências, como também, na escolha de novos caminhos, estratégias e maior performance no gerenciamento de conflitos, desafios e problemas.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.

  0   0

Lorrayne Ketlen Silva

Life Coach

Especialização em Docência do Ensino Superior, Bacharelado em Enfermagem, Professional Coach Certification pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC). Atualmente enfermeira Auditora - Saúde Sim