Os momentos de pressão acontecem sempre que não dominamos totalmente a situação exposta ou não temos dominância do nosso estado emocional. Quantas vezes você já “estourou” com alguém que não merecia? Seja seu filho, marido ou esposa, esse é um exemplo muito comum, a pessoal é pressionada no trabalho e ao voltar para casa acaba sendo estupido com algum familiar, você já viu ou vivenciou essa cena?

Essa pressão pode ser traduzida como um momento de estresse causado por terceiros ou pelo próprio individuo. Não existe uma causa única, essa situação pode aflorar por um negócio mau feito, uma cobrança dos superiores, ou a falta de um trabalho, um relacionamento desgastado, falta de capacidade par uma determinada função, e etc.

Quando uma pessoa é exposta há uma situação nova, vamos usar o exemplo do trabalho, quando o individuo é promovido e a sua função muda totalmente, logicamente ele é empurrado para fora da sua zona de conforto tendo que desenvolver novas competências que ele não tem bem desenvolvida, nesse caso ele pode ser pressionado pelos superiores que buscam resultados, e/ou por si mesmo, pois a aprendizagem e desenvolvimento de competências é um processo continuo e que requer disciplina. Geralmente as pessoas acabam tomando decisões precipitadas, sem levantar as opções possíveis, para tomar a melhor decisão.

O que fazer em momentos de pressão? Uma das opções é a paciência, que tem em sua essência o autocontrole emocional. Ter paciência nesses momentos é de estrema importância, o tempo e a calma fará com que as ideias se somem e a melhor opção ou a própria solução apareça.

Já, quando o problema ou obstáculo é conhecido por você aparece você esse processo de pressão não acontece, pois você tem familiaridade com o assunto, vamos ao exemplo, quando seu carro é guinchado por ter estacionado em um local proibido, o estresse e a pressão da primeira vez que isso acontece é enorme, agora, se esse momento volta a acontecer e você tem certa experiência no assunto você consegue manter a calma e optar pelo caminho mais adequado para solucionar e ultrapassar esse obstáculo.

Desenvolva suas competências para agir de forma assertiva, o processo de Coaching lhe proporciona o desenvolvimento de competências e consolidação de comportamento, através de perguntas poderosas e ferramentas estratégicas aprovadas cientificamente.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

  0   0

Adriano Betelli

Executive Coach

Life & Executive Coaching pela SLAC. Analista Comportamental DISC e ASSESS. Especialista em Administração e Marketing. Detém vasta experiência em PNL. Organizador do livro " Resultados através do Coaching".