Mas por mais piegas que possa parecer, toda crise é sim uma grande oportunidade. Seja uma demissão, o fim de um relacionamento amoroso, o insucesso em um negócio ou qualquer outra crise que se abata sobre nós. Elas se transformam em oportunidade por uma única razão: não temos outra alternativa a não ser buscar um novo caminho. Um recomeço.

Mas que recomeço seria esse? Nosso primeiro impulso é sair correndo atrás de uma nova oportunidade assemelhada com aquilo que viemos fazendo, certo? Errado. Momentos como esse são oportunidades para pensarmos que rumo estamos dando a nossa vida. Se estamos realmente vivendo com um sentido e indo em busca de nossos sonhos.

Bonnie Ware, uma enfermeira australiana que durante anos cuidou de pacientes no leito de morte, escreveu o livro “The Top Five Regrets of the Dying – A Life Transformed by the Dearly Departing”, que, como o título diz, trata dos cinco arrependimentos mais comuns manifestados pelas pessoas antes de morrerem. No seu processo de pesquisa ela pedia para que seus pacientes falassem sobre os maiores arrependimentos de suas vidas. Quase todos não se arrependiam pelo que tinham feito, mas sim pelo que tinham deixado de fazer. Pelos riscos que nunca correram. Pelos sonhos que nunca buscaram.

Será que gostaríamos que fossem essas nossas últimas palavras? Será que esse não é o momento para perguntarmos a nós mesmos por que existimos? O que viemos fazer aqui nesse mundo? Afinal a vida não foi feita apenas para trabalhar, esperar pelo fim de semana e pagar contas. Uma semana com 5 dias de infelicidade e apenas 2 de alegria é muito menos do que nós merecemos.

Cada um de nós tem um dom, que nos faz únicos e especiais no universo. Mas precisamos ter coragem de agarrar esse dom, de agarrar nossos sonhos, de nos tornarmos protagonistas da nossa história, da nossa vida.

Entretanto esse não é um processo assim tão fácil. Muitas vezes temos idéias e também dificuldades para identificar quais são realmente os nossos sonhos. Outras vezes temos medos, dúvidas, inseguranças... mas crises como essa podem ser tudo aquilo que nós estávamos precisando para mudar a direção do nosso olhar e das nossas vidas.

Ao longo dos próximos 4 artigos, irei compartilhar os 4 passos fundamentais que desenvolvi para quem busca se reencontrar com seus sonhos e se planejar para fazer com que eles se realizem.

Todos nós recebemos um precioso presente chamado vida. Não vamos desperdiçar.

Nos vemos no próximo artigo!



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

  0   0

Leonardo Lanzetta

Life Coach

15 anos de experiência em gestão de pessoas e de processos estratégicos para alta performance criativa, desenvolvendo metodologias para empresas como Coca-Cola, P&G, Oi, Ipiranga, L'Oréal, O Globo, entre outras; sendo premiado nos EUA com o OURO MUNDIAL em ESTRATÉGIA (International Design Excellence Award 2010), além de ter conquistado mais de 40 outros prêmios, treinando diferentes equipes.