É incrível como podemos tirar lições valiosas de alguns desenhos animados. Eles são logicamente voltados ao público infantil, mas de forma alguma desprezam a audiência dos adultos, geralmente pais como eu.

Graças a meus filhos, tive a oportunidade de assistir a alguns desenhos que impactaram a minha vida. Posso aqui, de cabeça, citar algumas frases:

- “Lembre-se: o ontem é história, o amanha é um mistério, mas o hoje é uma dádiva, por isso se chama presente.”( Kong Fu Panda );

- “Nosso destino vive dentro de nós, você só tem que ser corajoso o suficiente para vê-lo” (Valente)

- “Eu nunca olho pra trás querida, isso me distrai do agora!” (Os incríveis)

- “Apenas continue a nadar!” (Procurando Nemo)

Todas essas frases deixaram-me em estado de profunda reflexão. Efetivamente, temos muito que aprender com os desenhos animados.

Utilizei a frase “Onde há vontade há jeito” para falar do PODER DA DECISÃO - elemento primordial para quem deseja sair do estado atual para chegar ao estado desejado. Alcançar a sua meta e realizar o máximo do seu potencial depende unicamente de você tomar a decisão e logo em seguida agir, colocar a plano em movimento.

Pense em qualquer coisa que você tenha conquistado em sua vida. Seja ela qual for: entrar em uma faculdade, comprar um carro, iniciar uma carreira, emagrecer, etc. Em algum momento você decidiu que iria conseguir o que queria e assim o universo conspirou a seu favor.

Tomar a decisão é sim o primeiro passo. Mas não é o único. Após será necessário agir e seguir um caminho de metas menores para atingir o que você deseja. Não se pode comer um salame inteiro de uma única vez. É necessário fatiá-lo e comer uma fatia por vez. Da mesma forma, ter um mapa do tesouro e não decidir seguir a rota, de nada adianta. Você precisa decidir e entrar em ação.

Sabemos que nem sempre é fácil tomar uma decisão. Uma boa ferramenta é a da Perdas e Ganhos, onde será possível avaliar e clarificar o que te impede e o que te motiva a seguir em direção da meta almejada.

É importante ponderar as possibilidades, mas quando você enfim tomar a decisão, toda sua vontade deverá ser direcionada para a concretude do objetivo traçado e daí em diante ter uma atitude do “sim ou sim”, sem talvez.

Logicamente que ao decidir alcançar um objetivo você enfrentará momentos de dificuldades, mas se sua vontade for sincera, clara, compatível com seus valores e houver persistência, ela certamente será alcançada.

Lembre-se que viver é administrar problemas e quando estiver em frente de um, foque nos resultados, sempre. Para momentos como estes, o processo de COACHING revela-se extremamente eficaz, dotada de uma metodologia apoiada em ferramentas poderosas focadas no resultado a qual contribuirá significativamente na jornada rumo ao estado desejado.

Onde há vontade há jeito, só depende de você!



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

  0   0

Tulio Cesar Zago

Life Coach

Advogado / Coach de Vida e de Carreira, membro da SLAC - Sociedade Latino Americana de Coach