Em vários momentos somos confrontados por pessoas ou acontecimentos que estão fora do nosso controle. Durante o trabalho, uma reunião importante onde você é encarregado da apresentação para um grupo de executivos, em um bar quando vai se aproximar de alguém para uma conversa (des) pretensiosa. Existem aquelas ocasiões onde tudo parece fácil e fluído, você está no controle ou mesmo não estando não sente que uma negação ou conflito irão lhe abalar. Ao mesmo tempo, a falta de segurança psicológica pode comprometer toda sua carreira por ninguém saber de ótimas ideias que ficam obscuras pela falta de segurança em se expôr.

O artigo da professora Amy C. Edmondson da Universidade de Harvard Strategies for Learning from Failure, expõe o jogo da culpa que consiste no sentimento adquirido desde criança de que se assumirmos que erramos, receberemos a culpa. Ainda segundo a professora Edmondson, as falhas podem ser louváveis quando levam toda uma organização à sair de sua zona de conforto e dar seu próximo passo, seja por testes exploratórios ou de hipóteses tanto quanto podem ser prejudiciais e culpáveis tais como desvio de padrões pré estabelecidos, falta de atenção ou habilidade. Um bom exemplo de falha e liderança que vale a pena ser citado remete ao CEO da Google Larry Page que quando confrontando uma situação em que uma de suas funcionárias lhe expôs um erro que custou 50 milhões de dólares disse: "Obrigado por ter cometido este erro".

Algumas técnicas utilizadas pelos focas da marinha americana para enfrentar o medo podem ser úteis para fortalecer a sua segurança psicológica.

Definir seu objetivo - Enfrentar a situação, perceber suas limitações e dar o primeiro passo.

Visualização - Pratique na sua mente primeiro. Após ter um objetivo definido crie a situação e jogue com as peças dentro da sua mente para talvez perceber algo que poderia ter deixado passar.

Pensamento positivo - Utilize uma conversa interna expondo bons pensamentos. A ansiedade proveniente de expectativas ruins é facilmente combatida quando mudamos a chave para positividade.

Controle de estresse - A nossa respiração é a melhor arma para momentos onde precisamos controlar o estresse. Além disso, quando estiver prestes a dizer ou fazer algo em um momento de estresse pergunte a si mesmo, eu quero mesmo agir assim? Se a resposta for não, provavelmente você está sob controle das suas emoções.
Transforme sonhos em realidade

Pergunte muito! Ao contrário do que muitos pensam, uma das melhores formas de construir um relacionamento é pedindo ajuda. Então use e abuse de suas perguntas. Você pode se surpreender pelo tanto que é possível aprender através de um simples por que. Quando era criança isso era mais fácil, não!?

Segurança psicológica pode significar a diferença entre uma empresa estática e sem criatividade, e um negócio de sucesso. Através de algumas práticas simples é possível criar um ambiente onde toda boa ideia seja bem utilizada e onde todo potencial elevado. Olhe para os lados e comece a perceber onde você pode fazer a diferença.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

  0   0

William Grisa

Life Coach