O que significa coaching?
O termo coaching é uma palavra em inglês que define um processo de desenvolvimento humano em que um instrutor ajuda o seu cliente a potencializar os resultados positivos na vida pessoal e profissional.
Por ainda ser uma área não tão difundida no Brasil, é comum que as pessoas não saibam o que significa coaching ou até confundam sua definição com autoajuda, terapia, mentoring e até mesmo com consultoria. No entanto, é necessário saber que se trata de um processo com foco 100% em solução e que visa apoiar a pessoa que busca um desenvolvimento seja, com foco pessoal ou profissional.
Nossa excelência é comprovada, a SLAC Coaching - Sociedade Latino Americana de Coaching® preza pela ética, profissionalismo e excelência da profissão de coaching na América Latina e, por isso, tem reconhecimento e aprovação da International Association of Coaching Institutes (órgão internacional que regulamenta o uso e a prática do coaching em toda a Europa).
E também conta com todo o respaldo metodológico da principal organização de coaching dos Estados Unidos, a International Association Of Coaching (IAC). Nossa metodologia de alta aplicabilidade, com resultados imediatos, testados, aprovados e, principalmente, comprovados em diversas empresas multinacionais e nacionais lhe permitirá ser um profissional Coach com Reconhecimento e Aprovação Internacional. E ainda com certificação válida em todo o mundo! Assim, garantimos que você atuará com segurança e credibilidade, com um vasto conhecimento e ferramentas para aplicabilidade em diversas companhias nacionais e multinacionais, em todos os tipos de coaching citados a seguir.
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Assista e entenda
tudo sobre coaching
O que significa coach, coachee e coaching?
Coach
=
Profissional
Coachee
=
Cliente
Coaching
=
Metodologia/Processo
Qual o papel do coach?
Através de metodologia, técnicas e procedimentos, o profissional apoia o seu Coachee no desenvolvimento de competências, que se transformam em potencialidades com o propósito de alcançar objetivos reais. Tudo isso ocorre por meio de planejamentos pessoal e profissional de curto, médio e longo prazos.
Quem precisa de um coach?
Pessoas que necessitam desenvolver habilidades, competências, ser mais organizadas, fazer planejamentos, atingir metas profissionais, ter qualidade de vida, novas oportunidades, alta liquidez em seus negócios, que almejam aumentar significativamente seus rendimentos, esportistas que desejam bater recordes, estudantes que ainda não sabem qual faculdade fazer e qual profissão seguir e profissionais liberais que querem alavancar seus negócios, etc. Em suma: qualquer pessoa/profissional se beneficiará com este processo.
Como acontece o processo de coaching?
Em sessões individuais (presenciais ou via telefone), em média, em 10 sessões de uma hora e meia cada, com um intervalo de, no mínimo, uma semana entre uma e outra. O coaching também pode ser aplicado em grupos.
O coaching pode funcionar como
Uma forma de estímulo e acompanhamento a longo prazo, adaptada às necessidades de desenvolvimento pessoal
Contribuição para a estabilização e o desenvolvimento contínuo do procedimento profissional
Fomento para a motivação, o rendimento, a capacidade de comunicação e o sucesso, aproveitando as capacidades e os conhecimentos comuns do coach e do cliente
Medida inovadora do desenvolvimento de recursos humanos e instrumento para desenvolver a capacidade de aprendizagem de uma empresa
Acompanhamento profissional de pessoas em diferentes profissões e contextos
Contribuição para a configuração de sistemas de trabalho e de instrução
Configuração ou definição do relacionamento
Descoberta de valores e definição de metas
Perguntas, tarefas, avaliação, feedback
Treinamento e desenvolvimento de competências
Formas típicas de trabalho
Simulação, encenação, desempenho de papel (role play)
Âmbitos do coaching
- Segundo os participantes: Coaching individual e de grupo
- Segundo os temas: alcançar metas, aumentar as competências, resolver conflitos, superar obstáculos e crises, saúde, etc.
- Papéis do coach: Parceiro para treinar, pessoa de referência externa, instrutor, acompanhador de processos e propiciador de feedback.
- Segundo os grupos-alvo: esportistas, artistas, políticos, médicos, instrutores, executivos, pessoas de liderança, etc.
- Segundo os interesses dos clientes: manter recursos, descobrir capacidades, desenvolver competências, identificação da missão, planejamento de vida, relação e parceria.