Essa é uma descrição simples e muito objetiva do que, primordialmente, é o coaching.

Mas quero que você saiba de uma coisa: o coaching é MUITO MAIS do que somente ajudar você atingir suas metas. Muitas pessoas perguntam o porquê de um processo como este ser tão transformador... seria simplesmente por alcançar objetivos que antes pareciam tão distantes?

Também por isso. Mas, como comentei acima, o coaching é mais do que isso porque ele, principalmente, é um processo que muda sua mentalidade, sua forma de pensar, raciocinar e enxergar as situações da sua vida.

Independente da meta, o coaching trabalha de forma que você encontre as respostas que você precisa dentro de você mesmo. Tanto as respostas do porquê realizar algo quanto do porque você não está realizando o que gostaria. É uma interação criativa entre pessoas que inspira a criação de novos pensamentos e experiências, ampliando horizontes e conduzindo a mudanças.

Então, ao longo do processo, você entra em ação, planeja e foca para realizar seu objetivo e, mais do que isso, entender o que você tem e o que é necessário desenvolver alcançar seu objetivo. Por isso é afirmado que o coaching é um processo cujo principal compromisso é tornar o indivíduo mais motivado e preparado para assumir o controle de sua vida e, com isso, alcançar os resultados desejados.

É importante saber que o coaching é um processo com início, meio e fim preestabelecidos. Este processo utiliza de diversas ferramentas e técnicas, baseadas em diversas ciências (como a psicologia, a sociologia, a neurociência e a programação neurolinguística) para potencializar o seu desempenho para atingir objetivo.

Através de procedimentos específicos e acompanhamento contínuo, o Coach auxilia o Coachee a se aperfeiçoar e aprimorar, chegando à “melhor versão de si mesmo”. E tudo isso é permitido por meio do apoio do Coach. O Coach é o profissional que acompanha seu Coachee (cliente) para apoiá-lo a acessar seus recursos internos e externos e, com isso, melhorar seu desempenho.

Ele atua como um real ESTIMULADOR externo que desperta o seu potencial interno, usando uma combinação de flexibilidade, insight, perseverança, estratégias, ferramentas pautadas em uma metodologia de eficácia comprovada. Desta forma, você aperfeiçoa o seu autoconhecimento, mapeia e desenvolve competências, supera limitações e a substitui crenças e comportamentos ineficientes por outros mais assertivos.

Em poucas palavras, mas com muita transformação e intensidade, este é o processo de coaching.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.

  0   0

Nayara do Pinho Oliveira Lencione

Life Coach

Nayara é Life Coach e trabalha para apoiar a realização dos seus objetivos e de uma vida com mais propósito. Possui Formação pela SLAC, certificação internacional pela IAC e capacitação pelo programa "Profissão Coah". Psicóloga, especialista em Gestão de Pessoas e em Análise do Comportamento (todas pela UFSCar). Para saber mais sobre o trabalho da Nayára, acesse: nayaraoliveira.com.br.