Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4

O que é Coaching?

Essa é uma pergunta que pode começar a ser respondida pelo seu inverso. Afinal, o mundo virtual e os pouco informados sobre o assunto tem auxiliado bastante na construção de uma imagem distorcida do Coaching, que vem sendo confundido e mesclado a diversas práticas, desde Terapia às maiores loucuras.

Desta maneira, por que não iniciar descomplicando o Coaching complicado que inventaram?

O Coaching não é como a terapia, que aborda questões do passado do paciente e permitem-no navegar por emoções passadas. Também não é consultoria, onde um profissional dá um diagnóstico a respeito de uma determinada situação e oferece a solução ao cliente. O Coaching tampouco deve ser confundido com a Mentoria, ou Mentoring, onde um profissional experiente dá aconselhamento a profissionais inexperientes.

Mas então, o que é Coaching, afinal?

Não é terapia, não é consultoria, não é treinamento e tampouco é aconselhamento. Coaching é um processo que tem começo, meio e fim e que procura, por meio de ações, elevar o desempenho e estimular mudanças positivas em indivíduos, grupos ou empresas. A metodologia tem foco em otimização da vida profissional e pessoal, disse Sulivan França, fundador da SLAC (Sociedade Latino Americana de Coaching) no Brasil.

E é aí que está a diferença! O Coaching é um processo que consiste no desenvolvimento de competências e habilidades do Coachee (cliente), para que o mesmo alcance resultados planejados e metas bem definidas, que são estruturadas junto ao seu Coach. Nesse processo, diferentemente da Mentoria ou Consultoria, o envolvimento, empenho e dedicação do Coachee são essenciais para que o mesmo atinja os resultados desejados. Paralelamente, o Coach tem o papel de apoiar e auxiliar seu cliente através de ferramentas, técnicas e perguntas poderosas que servirão de catalisadores para as mudanças de pensamento e comportamento do Coachee, elevando-o a um novo nível de performance, seja em sua vida pessoal ou profissional. O processo de Coaching aborda os aspectos positivos das situações enfrentadas pelo Coachee, que servirão como trampolim para o alcance da sua meta.

Transforme sonhos em realidade

Em contraste com um mentor ou consultor, de maneira alguma o Coach dará conselhos ou apresentará soluções a seu cliente. Ao contrário, conduzirá o seu Coachee em um processo de autoconhecimento intenso, onde o cliente se sentirá seguro o suficiente para fazer suas próprias escolhas, ganhando cada vez mais autoconfiança e autonomia.

Portanto, apesar do que se vê por aí, o Coaching não tem nada de complicado, tampouco envolve práticas perigosas e experiências de outro mundo! É um processo de parceria entre Coach e Coachee, onde ambos trabalharão juntos para o alcance das metas do cliente. O Coach se doará com seu conhecimento e habilidade com as ferramentas de Coaching, abrindo os olhos do Coachee para o seu próprio mundo interior e recursos que até então ignorava. O Coachee, por sua vez, colaborará com seu empenho, desejo por autodesenvolvimento e comprometimento durante o processo. Uma parceria assim é, sem dúvidas, sinônimo de sucesso!