Algumas pessoas sentem-se aprisionadas em determinadas situações, como por exemplo, não conseguem melhorar sua vida financeira, pois demanda uma mudança, desejam trabalhar com algo que amam, mas não conseguem dar o primeiro passo, ou aspiram por mudar um comportamento que já não lhe servem mais e além disso só traz prejuízos para sua vida. 

Por que essas pessoas não conseguem sair do lugar em que estão?

Na realidade, elas esperam que algo de fora aconteça para que elas mudem. Ainda não perceberam que a mudança é interna e que se elas não mudarem, nada vai acontecer. Talvez ainda estejam presas naquela fase onde são bebês e quando desejam algo, choram e aparece a mãe para atender sua demanda, para em seguida sentirem-se felizes.

A diferença é que agora são adultos, com responsabilidades e pressão por todos os lados. Tornam-se adultos que não sabem lidar com cobranças e responsabilidades da vida adulta. O que fazer diante dessa situação? Chorar e aguardar a mãe aparecer, esperar o ambiente mudar ou partir para a ação?

A resposta certa é agir! O que falta nessa pessoa é a disponibilidade para a ação. Normalmente, ela até deseja a mudança, mas não faz nada para que isso aconteça e muitas vezes utiliza da justificativa de não saber por onde começar. Veja algumas dicas de como começar uma mudança interna que provocará consequentemente uma mudança externa.

Primeiramente, pense no porquê de querer mudar, quais são suas aspirações, expectativas, o que está por trás desse desejo. Após ter a consciência do porquê do desejo de mudança, importante pensar qual a ação inicial que pode ser tomada e junto a isso a ponderação dos prós e contras. O que você ganha e o que perde tomando essa iniciativa? Se você ganha mais do que perde, o que está esperando para dar o primeiro passo? Após seguir esses passos, nesse momento o que é preciso fazer é colocar em prática.

Transforme sonhos em realidade
Com certeza a mudança trará um dispêndio de energia muito grande. Como é uma situação nova, há um desgaste mais para se adaptar e muitas vezes uma falta de conhecimento em como agir em determinadas situações. 

Não terá nada predeterminado, como era anteriormente, quando havia uma adaptação a determinado tipo de comportamento e habilidade para agir em situações adversas. Agora será necessário criar uma nova forma de lidar com adversidades, que com o passar do tempo também se tornara mais fácil e adaptável. É apenas uma questão de tempo. Pense no hoje e viva um dia de cada vez!

Esse é o segredo. Ir passo a passo, sem ansiedade e afobação. Agindo de forma calma, sendo prudente e com certeza da vitória, certamente você chegará no seu objetivo final. Porém, se ficar preso só as ideias e não colocá-las em prática, seus planos ficarão para trás e você não conseguirá sair do lugar onde está nesse momento.

Para concluir, o primeiro passo para você alcançar a mudança que deseja é refletir sobre que mudança é essa, o segundo passo é pensar qual a primeira ação mais importante para alcançar o seu objetivo, o terceiro é refletir quais serão as perdas e ganhos que a mudança lhe trará, e por último, colocar em ação.

Ter consciência do conflito que uma mudança pode trazer por ter que se readaptar a uma nova situação e saber que é só uma questão de tempo, lhe trará mais tranquilidade de passar por ela. Além disso, vale ressaltar, também, que a mudança interna ocasiona a mudança do ambiente. Se você mudar, o seu ambiente consequentemente muda. Como isso pode acontecer? Quando mudamos nossa perspectiva, olhamos de outra forma nosso ambiente, e além disso, quando mudamos nosso comportamento, necessariamente as pessoas ao nosso redor também mudam a forma de lidar conosco.

Portanto, a ação que empreender ocasionará em mudanças tanto internas quanto externas. Porém, o mais importante de tudo é partir para a ação. Comece, não postergue, siga seu caminho, abra-se para as infinitas possibilidades que existem no mundo, não fique preso ao que você era ou a comportamentos que não estão mais te ajudando a alcançar seus objetivos. 

Não se limite a pensamentos ou crenças de que você não é capaz. Você pode tudo o que desejar, e só querer e agir!



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.