Afinal, o que devo esperar de um coach ou coaching? Primeiramente vamos esclarecer algumas nomenclaturas. O termo ”coach” se refere ao profissional, pessoa que estudou, tem entendimento do assunto e oferece o trabalho. Já o cliente ou contratante do serviço, recebe o nome de ”coachee”. Juntos vão desenvolver um processo para atingir uma determinada meta, esse processo é o “coaching”.

Vivemos em uma sociedade onde, quem somos ou o que temos, pode mudar a concepção de como somos vistos. Pessoas vivem fazendo aquilo que acham que devem fazer, outras fazem aquilo que os outros acham que elas deveriam fazer ou fazem simplesmente para ser incluídas em um determinado grupo.

Por outro lado tem aqueles que só agem dentro de uma segurança, diferente de outros que simplesmente respondem por impulso.

Você já deve ter ouvido, que o segredo das pessoas bem-sucedidas é que elas definiram seus objetivos e foram atrás deles, conquistariam a qualquer custo. Realmente essa é uma verdade, porém não é um fato a ser seguido à risca, ou melhor, não é um exemplo simples nem tão fácil de ser seguido. Nesse momento o processo com um coach é muito bem-vindo e essencial. Principalmente se você estiver realmente disposto a conseguir, ou melhor, tiver um propósito, algo que te mova e não deixe desanimar ou se autoenganar.

O processo de coaching é procurado por pessoas que tem um objetivo ou sonho, muitas vezes não tão bem definidos ou até mesmo por pessoas que não tenham um objetivo e queiram um.

Se chegou até aqui, meus parabéns!!! Sua decisão por algo que está buscando ou alguma mudança pode estar mais próximo! Essa é mais uma função do coach, reconhecer o progresso e esforço do coachee.

Durante as sessões o coach vai explorar com maior riqueza de detalhes quem é seu coachee, o que fez chegar até o processo, como se encontra na situação atual das suas atividades do dia a dia, o que veio buscar, onde deseja chegar e como irá alcançar.

Definidas algumas situações, se o coachee apresentar uma meta bem estabelecida, sim, uma meta e não um sonho, pois metas precisam ter prazos e condições para se realizarem e o coachee vai precisar provar através de fatos e evidências que sua meta traçada pode ser alcançada ou reestruturada.

O trabalho de um coach segue uma metodologia e é baseado em fatos e evidências levantados pelo coachee, que vai estar sempre fornecendo um “feedback” ou uma retroalimentação das atividades realizadas, com o objetivo de verificar, reajustar e minimizar os possíveis obstáculos que possa vir a se deparar, mantendo assim seu foco na meta e evitando desvios.

Não espere de um coach algum tipo de sugestão ou conselho, o objetivo do processo é estimular e conduzir o coachee a encontrar uma eficiente forma de pensar para chegar a melhor solução e aproximá-lo cada vez mais da meta.

O coach vai te ajudar a enxergar as possíveis situações presenciadas de uma forma bem ampla, analisando detalhes não visto antes, conduzindo para que o coachee consiga encontrar as melhores soluções, mantendo um equilíbrio com suas áreas já pré determinadas.

O processo de coaching ajuda o coachee em diversas outras áreas, desenvolve atitudes estimulando uma forma diferente de pensar, ter um auto conhecimento, elaborar planejamentos e identificar necessidades de mudanças, aumentando o desempenho, potencializando ganhos, trazendo melhorias e qualidade de vida para qualquer área desejada.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

  0   0

Mateus de Freitas Mantelato

Leader Coach

Personal and Professional Coach, Analista de Perfil Comportamental DiSC credenciado pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC), Programador Neurolinguistico. Atua como Coach de pessoas e profissionais que querem desenvolvimento e buscam qualidade de vida. www.facebook.com/mateusmantelato, e-mail: mateus@intelectocoaching.com.br