É uma ferramenta estrutural da administração creditada a Albert S. Humphrey, consultor americano de negócios e gestão, especializado em gestão organizacional e mudança cultural. Humphrey foi líder de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970.

A princípio a ferramenta era chamada SOFT (Satisfactory, Opportunity, Fault e Threat), mas em 1964, Urik e Orr, em conferência, mudaram o F (Fault) para um W (Weaknesses).

Ela é formada pelo acrônimo das palavras:

Strenghts (Forças)

Weaknesses (Fraquezas)

Opportunities (Oportunidades)

Threats (Ameaças)

A SWOT objetiva levantar os pontos fortes, fraquezas, ameaças e oportunidades do indivíduo. Além disso, ela traz grandes elementos para o autoconhecimento e costuma gerar muitos insights.

Forças

- Quais suas forças?

- O que você faz bem (comportamental)? O que significa? Exemplo. Como sabe?

- Para quais recursos (internos e externos) únicos você pode apelar/contar? O que significa?  Exemplo. Como sabe?

- Como pode contar com isso?

- Quais pontos fortes os outros te atribuem? O que significa? Exemplo. Como sabe? Quem disse?

- Como pode contar com isso?

- Como ter levantado seus pontos fortes te aproxima da sua meta?

Fraquezas

- Quais as suas fraquezas?

- O que você precisa melhorar? O que significa? Exemplo. Como sabe?

- Como vai desenvolver isso?

- Onde você tem menos recursos (internos e externos) que os demais?

- O que fazem melhor que você? O que significa? Exemplo. Como sabe? Quem faz isso? O que você aprendeu com essa pessoa?

- Quais são as fraquezas que os outros podem te apontar? O que significa? Exemplo.

- Como sabe? Quem disse isso? O que você aprendeu disso e com essa pessoa?

- Como ter levantado suas fraquezas te aproxima da sua meta?

Ameaças

- Quais as ameaças/tendências (macro) podem te afetar? O que significa? Exemplo.

- Como sabe?

- Como pode evitar que aconteça?

- O que significa concorrência para sua meta?

- Quem é sua concorrência para sua meta?

- O que sua concorrência faz? O que significa? Exemplo. Como sabe? Quem é?

- O que aprendeu com a concorrência?

- Suas fraquezas te expõem a que ameaças? O que significa? Exemplo. Como sabe?

- O que quer ao invés disso?

- O que aprendeu com isso?

- Como ter levantado suas ameaças te aproxima da sua meta?

Oportunidades

- Quais são as oportunidades que estão se abrindo? O que significa? Como sabe? Exemplo.

- Como pode aproveitar isso?

- Quais são as tendências (macro) que você pode aproveitar? O que significa? Exemplo. Como?

- Como pode aproveitar isso?

- Como você pode transformar seus pontos fortes em oportunidades? O que significa? Exemplo. Como?

- Como ter levantado suas oportunidades te aproxima da sua meta?

Depois que finalizar, responda:

- Como podemos usar cada força?

- Como podemos aproveitar as oportunidades?

- Como os pontos fortes e as oportunidades podem destruir as fraquezas? (Analisar isso uma a uma até eliminar todas).

- Como os pontos fortes e as oportunidades podem destruir as ameaças? (Analisar isso uma a uma até eliminar todas).




Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.