A motivação é um processo que engloba a história de vida pessoal, com toda a carga de experiências anteriores, envolve os valores de cada um e é influenciada pelas necessidades imediatas e futuras do indivíduo. O conceito de motivação é complexo, por ser utilizado com diferentes sentidos. De modo geral “Um motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou pelo menos que dá origem a uma propensão à um comportamento específico.” (CHIAVENATTO, 2002, p.81).

O processo motivacional diz respeito a um estímulo que desperta as necessidades do ser humano. A força de um motivo poderia ser descrita como uma tensão, uma excitação do organismo, esta excitação traz um desconforto ao indivíduo, ainda que em graus desconhecidos por ele mesmo, que o estimulará a satisfazer a necessidade que originou essa tensão.

Existem vária teorias sobre motivação, todas contribuem para o entendimento desse fenômeno, pois apesar de diferentes abordagens, todas defendem o mesmo ponto de vista de que a motivação nasce de uma necessidade e perpetuará até a sua satisfação, porém o que vai diferenciar as teorias é a valorização das necessidades do indivíduo.

Uma das teorias sobre motivação mais conhecidas até os dias de hoje é a teoria de Maslow, escrita pelo psicólogo Abraham H. Maslow, de acordo com o autor a motivação do indivíduo está relacionada com a satisfação de certas necessidades ordenadas segundo uma hierarquia, que começa das necessidades mais simples e vai até as mais complexas, são elas:

· necessidades fisiológicas, que são as necessidades básicas e biológicas do ser humano;

· necessidades de segurança, que constitui o segundo nível das necessidades e tem haver com a necessidade de proteção de qualquer perigo real ou imaginário;

· necessidades sociais, que estão relacionadas com uma vida participativa com troca de amor e afeto;

· necessidades de estima, que está relacionada com a maneira que a pessoa se vê e se avalia;

· necessidades de auto-realização, esta fica no topo da pirâmide e portanto a mais importante para o indivíduo para motivá-lo à alcançar resultados, pois leva o indivíduo a reciclar e renovar seu potencial e se desenvolver pessoalmente e profissionalmente.

Baseado nas teorias sobre motivação, vários fatores presentes no ambiente de trabalho estão ligados à motivação do indivíduo, como dinheiro que contribui para atender as necessidades básicas, fisiológicas e de segurança, integração com a equipe e clientes que estimula a troca de amor e afeto com as pessoas, se sentindo aceito pelo grupo e pelas pessoas satisfazendo a terceira necessidade da pirâmide, programas de incentivo e reconhecimentos. Como ver sua foto no quadro de funcionário de destaque faz ter sua necessidade de estima atendida, projetos desafiadores que permitem o envolvimento do indivíduo em busca de inovações e resultados através de autonomia, recebendo confiança e credibilidade da equipe e superiores.

O uso do conhecimento sobre as teorias da motivação contribui para a manutenção e desenvolvimento do bem mais precioso da organização, o Capital Humano, por isso se aprofundar nessas teorias pode levar a empresa a alcançar resultados melhores, aumentando sua produtividade, vendas e diminuindo seus custos com baixo desempenho e rotatividade da equipe.
Transforme sonhos em realidade


Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.

  0   0

Betisa Maria Ravanhani Vitisin

Life Coach

Personal & Professional Coach, Grafóloga, Pós-Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Empresária desde 1998 no ramo de educação como franqueada das marcas People, Yázigi e Wizard, Professora Universitária do curso de Gestão de Recursos Humanos e Palestrante de Vendas, Atendimento ao Cliente, Orientação Profissional, Metas e Resultados.