A Inteligência Espiritual visa trabalhar e solucionar os problemas relativos aos nossos valores mais profundos e estabelecer um novo significado para nossas vidas, ela engloba temas como o propósito da existência; o desenvolvimento de virtudes; a aposta na fé e na esperança como instrumentos para enfrentar os obstáculos da caminhada; a esfera metafísica e espiritual do ser humano; a compreensão do significado da genuína liberdade, a qual se desdobra no perímetro estabelecido por normas éticas e morais; a liberação, no ser, de energias negativas e destrutivas; os testemunhos de Jesus; os valores não adquiridos por recursos materiais, entre outras tantas questões. Ela nos permite direcionamentos e ações que nos levam a evoluir e construir um caminho de realizações maiores.

No ponto de vista da liderança, o estilo mais difundido atualmente – O Líder Servil – demanda um alto índice de Inteligência Espiritual. O livro “O Segredo das Empresas Mais Queridas” aborda um ponto bastante interessante que é o aparecimento de uma nova era chamada de “Era da Transcendência” onde novos líderes terão o grande desafio da construção de um ambiente empresarial focado no desenvolvimento humano e das relações evolutivas em toda cadeia de valor ou stakeholders. Esse posicionamento é impraticável sem desenvolvimento de líderes com alto QS!

Na busca por meios de despertar ou desenvolver esta Nova Inteligência, grandes organizações contam com o auxílio de profissionais capacitados para o desafio. Entres eles o Profissional de Coaching, o Coach, pode de maneira eficiente alcançar esse objetivo. Profissionais liberais com vinculo a departamentos de liderança e até mesmo qualquer pessoa que tenha o interesse em desenvolver a sua intelectualidade pode contar com as ferramentas oferecidas por este profissional.

O Processo de Coaching tem a função principal de promover o aprendizado e o desenvolvimento segundo Rhandy Di Stéfano. Para Rosa R. Krausz, “coaching é um tipo especial de colaboração que expande a consciência, a aprendizagem e permite a obtenção dos resultados desejados”. O processo de Coaching possibilita o desenvolvimento sem perder o foco do resultado permitindo o aprendizado e o despertar da conscientização que tem como gatilho perguntas poderosas articuladas durante o processo possibilitando ao coachee (cliente) uma viagem interna rumo ao seu Eu interior onde todas as respostas necessárias para formular um plano de ação serão encontradas para realizar o processo. O Coach (Profissional) é como um treinador de alto desempenho que atuará despertando o potencial humano, é um estimulador externo, um facilitador da comunicação interna do Coachee em uma combinação de paciência, insights e perseverança para juntar ferramentas que facilitem sua trajetória rumo à meta.

Olhando para dentro de uma sociedade ainda presa a paradigmas antigos e crenças com raízes muitas vezes infundadas, é um desafio a mudança de comportamento, porém já é tardia e necessária que essa mudança seja feita e ela só será possível quando as pessoas, indiferentes de sua ocupação diante do mercado de trabalho em geral passarem a olhar para dentro de si. O caminho para o desenvolvimento de um mundo bem melhor passa fundamentalmente pela construção de seres humanos melhores, mais capazes e alinhados com princípios absolutos. É necessário disciplina e força de vontade para que possamos acelerar esse processo. Sendo assim, finalizo esse trabalho deixando a você uma pergunta: Como você pode, neste momento, começar a utilizar sua Inteligência Espiritual para melhorar a sua vida e a vida das pessoas ao seu redor?



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.