Certamente, você que está lendo este texto ou alguém que você conhece já passou por uma situação na qual para ter um determinado emprego era necessário ter experiência, mesmo que fosse com 16, 17 ou 18 anos, certo? 

Experiência é algo necessário para muitas profissões, porém, muitas vezes as empresas, não importa o seu porte, tanto as pequenas quanto as grandes trocam os fatores proatividade/iniciativa por experiência em suas seleções. O problema não é você ser jovem, o problema é você não ter iniciativa, não ter proatividade de buscar alternativas.

De fato nosso país não está nas melhores condições de oferta de emprego e geração de renda, isso só torna mais clara a importância de você ter e ser um diferencial. Não se renda às notícias de pessimismo, busque experiência, seja com cursos gratuitos de curta duração ou com atividades profissionais, vá em frente mesmo que não saiba fazer algo ou ainda sequer saiba o que fazer(nesses casos até mesmo um Coach pode fazer com que você tenha alta performance para atingir seu objetivo).

Em meu primeiro estágio na época de faculdade, na entrevista de seleção deixei bem claro que não tinha experiência com burocracia na qual era envolvida a empresa, porém, também fui transparente ao dizer que eu me considerava uma pessoa bastante proativa e que quando assumia algum compromisso buscava realizar de maneira completa. Três dias depois fui chamado para começar a trabalhar.

Se você é jovem e quer ser diferente, seja proativo, seja criativo! Não tenha medo de propor uma ideia nova, lembre-se que muitas vezes as ideias que parecem mais loucas por vezes são as que dão certo! Pessoas proativas são ótimas para qualquer empresa, são elas quem buscam sempre o melhor e quando fazem algo não deixam pontos vagos.

E você, quer ser mais um a reclamar que ninguém lhe quer porque é jovem ou quer ser referencial de proatividade? Lembre-se que a idade passa, mas sua proatividade pode ser eterna! Você tem duas escolhas: reclamar que ninguém quer você, pois não tem experiência, ou levantar a cabeça e se preparar e ainda quem sabe, tomando seu próprio rumo.

Viva e seja feliz, porque você merece! 

Transforme sonhos em realidade


Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.