Vamos a um exemplo. Você quer mudar de condicionamento físico. Quer um corpo mais atlético, ter mais saúde, mais resistência, e até se vê vivendo melhor. Uma fantasia é criada em sua mente e você elenca o que poderá ser capaz de fazer quando chegasse lá. Então, a primeira ideia é que você precisa ir numa academia e talvez, em um nutricionista. Ok, tudo agendado; começam as aulas, e o profissional de nutrição lhe diz para cortar isso, isso e aquilo, porque, claro, você disse que queria tudo muito rápido. "Que resultado vale tanto esforço e restrição?". Quando essa pergunta lhe vem à mente, você já está se perdendo. E pra completar, no final de semana com os amigos que você diz estar de regime, ninguém lhe encoraja a manter a linha e lhe oferecem tudo quanto podem para lhe deixar "bem e feliz". Na segunda-feira, sua desistência é apenas mais um fato, e sua autoconfiança foi minada:"Será que na próxima eu consigo?".

O problema é que as pessoas querem facilmente e imediatamente o que imaginaram para si, e não analisam a melhor forma de conseguir isso. Citando ainda o mesmo exemplo: e se você descobrisse que tem facilidade para uma atividade física diferente de academias, e que traria benefícios semelhantes e ainda mais motivadores? E se visse que só de mudar alguns hábitos alimentares, já teria uma melhor disposição? Entenda: o caminho para chegar ao objetivo precisa ser bem pensado e planejado. O segredo de se alcançar algo envolve ter a meta estipulada, um prazo para que aconteça, a estratégia que funcione melhor, a persistência de seguir adiante, trabalhando e mantendo o ritmo das ações. Desta forma, o resultado será gradativo, e terá chances de ser eficaz. Talvez seja preciso rever a rotina, mudar algumas prioridades, e abrir mão de certas coisas. Mas, sabendo que cada etapa é necessária e tendo um ganho em todas elas, como não seguir adiante?

É assim que funciona o Coaching. É simples: trata-se do processo de transformar o sentimento do "não consigo" em "eu quero". E quando alguém se move para o que deseja, de forma real e concreta, o sucesso acontece. O foco do coaching é apoiar e fortalecer a pessoa em suas gratidões, talentos, conquistas para ela se encontrar, fortalecer seus pontos fortes, e determinar passo a passo que a fará chegar onde quer. Acredite, isso faz total diferença.

Se algo hoje não está funcionando para você, se quer tirar algo no papel ou já desistiu tantas vezes que não acredita que um dia terá resultado, você precisa de um coach. O que quer realizar pode ser possível, se estruturar a busca e planejar. Diria que muito além de dar o primeiro passo, é preciso que ele seja dado na direção certa. A conquista virá quando estabelecer uma meta realizável, coerente, mensurável, e fizer com que ela aconteça em sua vida. Com o Coaching, isso é possível.

Até breve!



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.

  0   0

Márcia Cristina Rodrigues Pereira

Life Coach

Trabalho ligado a Gestão de Pessoas e Liderança de Equipes desde o ano de 2001, no processo de seleção, treinamento, desenvolvimento de pessoas e formação de líderes. Atuando na Gestão de Relacionamento com Clientes, CRM, desde 2011, com especialização em projetos ligados à elaboração, implantação e acompanhamento de Pesquisas de Satisfação. Atuação como Life Coach a partir de 2015.