Você já parou para pensar em quantas oportunidades perdeu na vida por ter medo de receber um não e por isso nem ao menos arriscou.  Tenho a certeza que se parar para pensar por um minuto vai lembrar-se de pelo menos três.  E quantas vezes você já ficou se lamentando de não ter tentado?

Desde a infância ouvimos tantos nãos que quase sempre o esperamos como resposta.  Mas o que você não percebe é que, na maioria das vezes, a pessoa nunca te deu um não, foi você quem não pediu nada.  Não tentar é o verdadeiro fracasso, ou seja, não fazer nada, automaticamente nada gera.

O principal motivo para que isto aconteça é o medo.  Medo da rejeição, medo de não ser bom o suficiente, mas principalmente o medo do que a outra parte vai pensar de você.  Este muro foi construído pelas nossas crenças limitantes que tijolo a tijolo foi assentado durante nossa vida através da cultura, religião, convívio familiar, influência de amigos, etc.

Mas, o mais interessante é que os vencedores também receberam vários nãos, porém continuaram sua jornada até o sucesso.  Dentre muitos exemplos, vou te contar a história de Walt Disney que no início da sua carreira saltou de emprego em emprego. Foi despedido de cartunista num jornal, sendo acusado de falta de criatividade. O seu primeiro estúdio faliu. Tentou vender a ideia do "Rato Mickey" junto dos estúdios da MGM, contudo disseram-lhe que um rato não iria dar certo porque assustaria as mulheres. Apesar de muitas falhas, Disney esforçou-se por melhorar e hoje sua empresa encanta gerações.

Então como sei que vencer o medo do não é muito difícil, aqui estão cinco passos que vão te ajudar a conseguir ir em busca do sim:

- Acredite em si mesmo.  Você tem um objetivo que só depende de você para se realizar.  Aproveite todas as oportunidades, tenha perseverança e determinação. Acredite em você mais do que tudo! Nunca desista.

- O não pode ser o primeiro estágio do sim.  Quantos sim que você já teve que começaram com um não?

- Ter o não como aprendizado.  Em algumas situações o não irá te ensinar muito, fazendo com que você possa reavaliar seu pedido ou proposta melhorando possíveis pontos fracos e aprimorando os fortes.

- Nunca personalize o não.  Ele não é pessoal, na grande maioria das vezes o não é dado para a proposta em questão e não para você em particular. Você tem que perder o medo de recebê-lo.  

- Tenha uma boa moeda de troca.  Quando você buscar o sim é importante ter em mente o que você poderá oferecer para alcança-lo, desde que seja bom para ambas as partes.  Saiba até onde você pode chegar para conseguir o sim.

 

Quando você perde uma oportunidade pelo medo de receber um não aquilo te consome como um câncer, vai te matando aos poucos, pois você fica no território do “e se eu tivesse tentado”.  Infelizmente é através destas oportunidades perdidas que você deixa de viver a vida que sempre sonhou. Saiba que o medo de receber o não é a principal barreira para o sim!   Wayne Gretzky jogador de hóquei, dizia: “Você perde 100% dos tiros que você não tenta.” Assim é na vida. Você não vai falhar em nada se não fizer nenhuma tentativa.  

É importante saber que o sucesso nada mais é do que um caminho e não apenas o resultado, e este caminho é pavimentado por vários nãos que servem de aprendizado e crescimento.  Se você deseja um resultado diferente terá que mudar de atitude!  E o mais importante é que você só precisa de um sim para que tudo mude em sua vida!  DIGA SIM PARA VOCÊ !