Introduzido em 1970 por Robert Greenleaf, o modelo de liderança de servo tem por base a ideia de que o fundamento da grandeza de um líder está no fato de ele, primeiro, servir aos outros. Neste modelo servir aos outros (por exemplo: funcionários, clientes e comunidade) deve ser visto pelo líder como sua prioridade número um.
 
A liderança servidora enfatiza:
 
- O atendimento às necessidades das pessoas;

- O que não se confunde com vontade, aquilo que as pessoas querem, mas sim, o que elas de fato precisam.

Imagine que um colaborador com potencial não quer a responsabilidade de uma tarefa, pois está inseguro se conseguirá cumpri-la com êxito. A vontade dele é de não se arriscar, enquanto que sua necessidade é, na verdade, de apoio, instrução e incentivo à coragem para realizar o trabalho.

Uma abordagem holística (de mentalidade voltada ao ambiente de trabalho): Líderes servidores observam duas funções da liderança, uma voltada para tarefa e outra para pessoas, fazendo com que o cumprimento de uma não comprometa o preenchimento da outra. Eles reconhecem o impacto que cada uma delas gera no clima do grupo.

A sensação de bem-estar e de pertencimento (comunidade): Por se preocupar com a qualidade do clima do grupo, o líder desenvolve relacionamentos com os indivíduos para que exista um sentimento de equipe (de time) e, com isso, consegue engajá-los para trabalhar em prol dos objetivos que levam ao bem comum.

Aumentar a oportunidade de poder de decisão: Por estar antenado a necessidade de desenvolvimento dos liderados, o líder servidor enfatiza a oportunidade do poder de decisão, fazendo com que os membros do grupo, na medida do desenvolvimento de cada um, assumam responsabilidades.
 
Transforme sonhos em realidade
No modelo de liderança de servo o líder atua, também, com a ideia de formar novos líderes.
 
"Começa com o sentimento natural de querer servir em primeiro lugar, em seguida, a escolha consciente traz uma aspiração para liderar. A diferença se manifesta no cuidado tomado pelo líder de que as necessidades prioritárias das outras pessoas estão sendo atendidas". Robert Greenleaf



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