Vejo muitos gestores com dificuldades em acompanhar a equipe e naturalmente serem acompanhados. Percebo muitas vezes a falta de empatia e boa comunicação entre ambos os lados.

Muitos gestores não conseguem entender as diferenças que existem nas relações humanas. Pessoas são diferentes umas das outras, pensam e agem de formas diversas. O gestor precisa gostar de pessoas, fazer com que sua equipe o enxergue com entusiasmo, respeito e admiração. Para isso, a escuta ativa deve estar ligada sempre!

Envolto com as pressões diárias, metas, funções organizacionais, pensamento focado em 100% negócio, muitos gestores esquecem o que é mais importante. A relação humana, sua equipe!

Interagir com a equipe, escutar suas ideias, conhecer quem são as pessoas integrantes, o que elas fazem de melhor, saber transformar e desenvolver funcionários em verdadeiros colaboradores. O gestor precisa mostrar para a sua equipe a razão e importância de cada um, deixar claro o papel que cada integrante é responsável em desenvolver. Saber conduzir a equipe a trilhar caminhos que levem ao autodesenvolvimento e crescimento profissional.

Ter uma equipe competente e de alta performance é treinar constantemente, preparar, incentivar cada colaborador para exercer sua função com segurança, é ensinar e motivar a autogestão em cada colaborador, é formar profissionais e novos gestores sem ter medo de perder a majestade! O desenvolvimento técnico e comportamental de cada um da equipe é habilidade do Leader Coach. Um bom gestor é fonte de respeito e inspiração. Esse é o verdadeiro Leader Coach.

Por outro lado, vejo muitos profissionais despreparados e perdidos, sem o respeito e a habilidade de conduzir seus liderados. O engraçado nesta história é que sempre existe uma desculpa ou um culpado para essas atitudes desastrosas. Muitos gestores ainda utilizam a metodologia de que eles são seres superiores e seus liderados tem muito a aprender. Quase ninguém admite isso, mas é mais comum do que se imagina. Este é o ponto falho da liderança. Encontramos então, a baixa performance e alta rotatividade.

O desenvolvimento da liderança, acontece quando existe a transição do gestor para Leader Coach.Sendo o pilar entre a gestão e desenvolvimento comportamental. O gestor que se permite aprender a ser um Leader Coach aprende a agir como gestor quando é necessário ensinar, educar, aconselhar e agir como Coach quando desenvolve as competências comportamentais, faz o colaborador raciocinar, apoia o seu desenvolvimento profissional. O Leader Coach desenvolve e capacita cada um de sua equipe.

Vamos lá, se VOCÊ é um gestor, pense em como atua nesta função, quais são suas habilidades humanas com sua equipe, como você é visto por aqueles que estão sob seu comando?Quais serão os benefícios de desenvolver sua liderança e se permitir a aprender a ser um Leader Coach? Lembre-se: VOCÊ está aonde caminhou para estar! Depende de VOCÊ fazer acontecer!



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.