O efeito Flywheel no marketing digital
O tão falado “Inbound Marketing”, ou seja, o marketing de atração, é tendência de mercado e vem sendo amplamente difundido atualmente. Pautado principalmente na produção de conteúdo relevante, ele é usado como ferramenta de atração e retenção de visitantes e clientes. 

O problema, é que muitos empreendedores que estão investindo em marketing digital, acabam se sentindo frustrados por se esforçarem tanto e não terem um bom retorno a curto prazo. Você já se viu nessa situação? Talvez esse pensamento pareça familiar para você: 
- Estamos presentes nas principais mídias sociais, com pelo menos um post por semana;
- Alimentamos nosso blog com uma boa frequência com conteúdo de qualidade;
- Desenvolvemos e-books e ofertas relevantes para realmente ajudar nosso público alvo;
- Mandamos e-mail marketing, além de prestar atenção em todas as dicas de SEO;
- Mas ainda NÃO conseguimos resultados significativos!

“Por quê? Será que estou desperdiçando dinheiro investindo em marketing digital?” -Empresário fictício falando sobre o seu negócio 

Uma resposta rápida e verdadeira: Não, você não está desperdiçando tempo e dinheiro. E se você está seguindo todos esses passos citados pelo empresário fictício, você provavelmente está no caminho certo do sucesso! Okay, mas e os resultados?


Entenda o efeito Flywheel Marketing - Com o conceito de Flywheel marketing, ou marketing de impulso, conseguimos entender melhor essa dinâmica dos retornos com o marketing digital. “Flywheel” refere-se a uma roda/engrenagem, a qual precisa de um grande impulso para começar a girar, no começo é difícil e requer muita energia, mas depois que começa, pode se manter girando sozinha e cada vez mais rápido, por um longo período de tempo com muito pouco esforço externo, se beneficiando da energia inicial. 

E é isso que temos que entender em relação ao marketing digital, os resultados não surgem do dia para a noite, nem de um mês para o outro, além de muita dedicação, leva um certo tempo para que o Google, e principalmente, o seu público, te reconheça como referência na sua área de atuação. Por isso, seja persistente, e consistente, em sua estratégia de marketing digital. 

A jornada até o tão esperado sucesso pode ser longa, por isso continue se preocupando com: 

1 - SEO - ganhar links; conquistar a fidelidade dos seus visitantes; fortalecer sua reputação e influência.

2- Produção de conteúdo - se tornar fonte de leitura indispensável para o seu público alvo; ajudar seus visitantes a alcançarem/conquistarem o público alvo deles; criar relacionamentos através do conteúdo desenvolvido.

3 - Mídias sociais - ganhar seguidores e fãs; manter elevado nível de engajamento; criar valor através de seus compartilhamentos.

4 - E-mail marketing - crescer sua lista de e-mails; aumentar seu open rate (taxa de abertura de e-mails); influenciar subscribers a compartilhar seu conteúdo e falar sobre você.

Quanto mais você se preocupar em fazer um trabalho bem feito nesse período inicial e focar em desenvolver muito bem cada ponto acima, maior energia terá o seu impulso e menos esforço você terá que fazer no futuro! Com o tempo, o número de seguidores, likes, compartilhamentos (...) começarão a crescer mais e mais, e o melhor, naturalmente! 

Você vai perceber que mais para frente tudo será mais fácil e tudo que você fizer terá um alcance e um impacto muito maior, com muito menos esforço. 

Obs.: Pode levar meses e até anos, dependendo do seu mercado de atuação. Então meu caro, não perca o foco! 

3 regrinhas básicas do Flywheel Marketing: 

1 - Invista mais e por mais tempo! Lembre-se que a maioria sempre pega o caminho mais fácil. Você não quer ser apenas mais um na multidão não é mesmo? 

Estratégias de longo prazo vão te dar retornos muito maiores no futuro. Um exemplo é investir em SEO ao invés de focar apenas em paid search (propaganda paga). Investindo em SEO e na busca orgânica, você leva um certo tempo para conquistar bons rankings no Google, ser autoridade no assunto, mas uma vez que você conquistou essas façanhas, você deixa para trás todos os seus concorrentes que ficaram focados apenas em paid search e resultados imediatos. 

Obs.: Aconselho o uso de propaganda paga, pois é um ótimo recurso para bons resultados a curto prazo, você só não pode esquecer que essa é uma estratégia de apoio e não a principal. 

2 - Não desista, persista! Falamos sobre essa regra basicamente a todo tempo neste post, porque esse é um erro muito comum no meio empresarial, e muitos empreendedores todos os anos jogam dinheiro fora por desistirem de seus projetos no meio do caminho. Não seja afoito por resultados imediatos. 

3 - Aplique o efeito Flywheel em todos os seus canais! Invista tempo e pesquisa em como você pode otimizar e tirar o melhor de cada canal, assim você será capaz de dar o impulso necessário para esses canais se alimentarem sozinhos depois. Blog, Facebook, Youtube, Linkedin, Instagram, e-mail… cada ferramenta é única e deve possuir estratégias personalizadas para gerarem resultados. 

Ações importantes para você crescer: Remarketing - Retargeting - Link Building 

Super combustível para sua tática Flywheel: Outreach

O outreach, consiste em contatar pessoas e, o mais importante, em construir relacionamentos com pessoas que vão te ajudar a crescer o seu negócio. O tipo de outreach mais comum é feito com os blogueiros/jornalistas, o qual você geralmente pede para escritores influentes do seu ramo de atuação colocar algum link seu através de algum post deles, aumentando sua visibilidade e credibilidade frente ao seu público alvo. 

Dica importante: Foque em construir relacionamentos, não apenas em sair por aí pedindo favores de publicação do seu conteúdo. Faça dessa estratégia um escambo valioso. Peça ajuda e ofereça sua ajuda, compartilhe seu conhecimento, esse tipo de relacionamento será um ativo muito valioso para sua empresa a curto, médio e longo prazo! 

Espero que vocês tenham entendido como funciona o ciclo dos resultados gerados com marketing digital usando a tática Flywheel e que continuem focados e persistentes nas suas estratégias de marketing digital! 

Depois do impulso, é só o embalo.



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