Em algum momento da sua vida você já deve ter ouvido aquela afirmação de que “O bater das asas de uma borboleta no Novo México pode desencadear um furacão na China.” Essa frase é uma das bases para a Teoria do Caos, que afeta diretamente sua vida.

Em 1963, o matemático americano Edward Lorenz apresentou uma teoria na Academia de Ciência de Nova Iorque que dizia: “Uma borboleta ao bater suas asas, coloca moléculas de ar em movimento, que movem outras moléculas, que por sua vez movem outras moléculas, eventualmente capazes de provocar um furacão do outro lado do planeta.”

Essa teoria chocou a comunidade científica que trinta anos depois viu a possibilidade do Efeito Borboleta ser levado à sério, pois isso se deve pelo simples motivo de que toda decisão que tomamos ao longo de nossas vidas desencadeia reações em decorrência da decisão tomada.

O que o efeito borboleta apresentado por Edward tem a ver com o coaching?

metodologia utiliza uma estrutura de diálogo baseado em perguntas poderosas capazes de desencadear pensamentos reflexivos focados na solução. Essas perguntas feitas no momento certo são como o bater das asas da borboleta, colocando pensamentos em movimento que posteriormente se transformam em ações que, somadas, se tornam um furacão aproximando a pessoa da meta.

E como esse furacão é formado? 

Assim como a teoria diz que as moléculas de ar movem outras moléculas, assim é o processo de coaching, pois cada sessão movimentará pensamentos que somados ao final formarão um furacão de ações, fazendo com que a pessoa atinja ou se aproxime da meta traçada.

Além disso, a metodologia visa encorajar e apoiar a pessoa para que ela enxergue as situações levantadas nas sessões por outros ângulos, buscando novas alternativas para solução do problema.

Acredito, sinceramente, que todos nós temos os recursos necessários para atingir nossos objetivos e o que falta muitas vezes é apenas o bater de asas de uma borboleta.



Transforme sonhos em realidade
Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.