Muitas pessoas levam a vida sem pensar e avaliar como está sendo o seu dia a dia, sem se preocupar o quão produtiva está sendo e o quanto suas atividades rotineiras estão contribuindo para o que realmente importa.

O Diário de Bordo aparece como uma incrível ferramenta de Coaching para alavancar cada dia de sua existência e, principalmente faz refletir como podemos ser melhor no futuro baseada na psicologia positiva.

Segundo estudos, esta ferramenta surgiu quando os marinheiros precisavam registrar e avaliar como estava a navegação marítima e o que aprendiam no caminho de suas explorações, e logo utilizava-se um diário para abordar todo o tempo que passavam viajando e descobrindo novas oportunidades.

Se aplicada corretamente e com disciplina, a ferramenta pode ter um efeito poderoso. Sugere-se antes de ir dormir, ter um local para fazer as anotações, focando na parte positiva das coisas.

A técnica é constituída com perguntas e planejamentos básicos que ajudam a criar um hábito de avaliação diária com positividade e melhoria gradual com o passar do tempo. 
Transforme sonhos em realidade

Veja as etapas para utilizar o Diário de Bordo:

- Responda por que realmente valeu a pena viver o dia de hoje. Esse questionamento envolve a pessoa a pensar de maneira positiva algo que marcou o seu dia e ajudou sentir-se bem, colocando o sentimento de gratidão e felicidade, que é o objetivo desta primeira parte. Neste momento, é criado um estado de receptividade interna com sua espiritualidade.

- Reflita e avalie o que você mudaria se pudesse voltar no tempo e alterar algo. Nesta etapa o cliente é convidado a fazer algo que na Programação Neurolinguística chama-se de ressignificação e aprendizado, ou seja, a pessoa começa a avaliar friamente os detalhes e a mudar a forma como poderia ter se comportado. Esse ponto é importante por dar início à mudança de percepção para um acontecimento, de tal forma que na próxima situação parecida a pessoa terá maior probabilidade de agir diferente.

- Descreva atividades que realizará diferente do que está fazendo, de uma maneira melhor e coloque o motivo que a realização destas ações vai trazer de benefícios. Nesta parte é válida ações de qualquer área da vida. É indicado no mínimo cinco ações que vão te deixar mais satisfeito no dia seguinte. 

- Partindo do pressuposto que tudo pode ter um aprendizado, então medite e agradeça. Mesmo que o seu dia não foi como esperou, questione-se sobre o aprendizado obtido.  Agradeça pela sua saúde ou das pessoas em sua volta, pela família, pelos bens que possui, por ter energia, por ter alguém, por sua espiritualidade, por sua fé, pelo seu Deus, etc. Mas, se não tiver nada por agradecer, agradeça por estar vivo, por ter oportunidade de pensar e viver.

Nota-se que o exercício engloba desde a avaliação do seu momento atual, ressignificação, de forma que aprenda com sua história e ainda projete para que seu futuro seja melhor.

Se o exercício for aplicado corretamente no dia a dia, a possibilidade de você se tornar uma pessoa mais produtiva, feliz, agradecida e em melhoria contínua pessoal, aumentará imensamente.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.