Na década de 70, escolher um curso/profissão era um pouco mais simples, pois se optava basicamente entre poucos cursos, e entre eles, os mais concorridos, como: direito, medicina, odontologia, engenharia, pedagogia, economia, arquitetura. Hoje, as ofertas de cursos são tantas, que, deixam muitos jovens indecisos, sem conseguir optar por um em específico. A corrida por vagas nas Universidades cria expectativas na vida de cada um de forma diferente, mas a maioria ainda tem dúvidas até o último instante: Será que estou no curso certo? Será que é isso mesmo que quero? E se não estiver certo, vou perder um ano? O que devo fazer? Muitos jovens entram para as Universidades e desistem logo no primeiro semestre, uns por não saberem se escolheram o curso ou a profissão certa, outros por não gostarem do curso ou por falta de informação, ou até mesmo por não refletirem um pouco mais antes da escolha.

Pesquisas recentes feitas pelo Instituto Gallup apontaram que apenas 13% da população mundial se encontram satisfeitas com a profissão escolhida. A maioria não considera aspectos importantes, como as exigências do mercado de trabalho e suas próprias habilidades. Aspectos externos como: a família, o mercado de trabalho, a economia atual, etc., são fatores que interferem neste processo, e não refletir de forma mais ampla sobre isso, pode trazer muitas consequências negativas. Não adianta escolher o curso de graduação sem saber o que irá fazer depois.

Identificar as áreas com mais afinidade, suas habilidades pessoais, seus valores e necessidades, e as habilidades exigidas do profissional da área que escolheu, é fundamental para a escolha mais precisa do curso/profissão.

Focar em busca de sua formação para encontrar o equilíbrio, buscar o autoconhecimento, superar suas dúvidas e exteriorizar suas habilidades de forma positiva, valorizando a capacidade para enxergar e superar obstáculos, são necessidades básicas para escolher qual o melhor caminho a seguir.

Ter alguém que o apoie a planejar, organizar e focar em seu projeto de estudo/profissional faz parte de uma estratégia. Antes que todas essas dúvidas, incertezas e angústias interfiram nesta jornada, contar com auxílio de um coach faz a diferença.

Com o coaching, o jovem terá apoio para minimizar as incertezas, vencer obstáculos e focar em soluções para melhor avaliar sua trajetória, alcançando seu objetivo na escolha de um curso/profissão de forma eficaz.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.

  0   0

Celi Aparecida Provinciatto Dollevedo

Life Coach

Graduação em Estudos Sociais - Habilitação Específica para o Magistério. Professional Coach. Analista DISC Profile.