Ao agregar valores a meta do cliente ele ganha motivação, eleva a estima, se torna otimista e chega até a aumentar sua energia e resistência. Neste calor, tomar decisões erradas ou exageradas é algo quase certo. Ao final das minhas sessões sempre falo para minha cliente não tomar uma decisão que seja relacionada a meta sem falar comigo. Digo também que é muito comum saírem da sessão querendo fazer tudo, mas fazer algo sem as devidas verificações e validações pode prejudicar o processo ao invés de ajudar.

Me pego por exemplo, pois já me empolguei muito com alguma coisa e esse sentimento me fez perder muito dinheiro comprando livros e cursos que não li ou fiz. Fora que paguei por cursos caros que não entregava o conteúdo da forma que esperava ou realmente precisava. Ao fazer o autocoaching hoje em dia, minha vida de estudante, que não para nunca, tem me dado o retorno esperado além de conseguir o melhor custo benefício possível para a minha realidade atual.

Minhas clientes estão no mesmo caminho, pois, seguem minha orientação de não tomar uma decisão sem me consultar antes. Muitas vezes juntos percebemos que o curso que achavam que seria necessário não era para aquele momento ou totalmente desnecessário, ajudando assim na organização financeira, já que muitos deles não são gratuitos, além de não prejudicar a agenda, pois estudar demanda tempo e gastá-lo com algo não útil para o processo prejudicará o seu andamento.

Para terminar quero compartilhar algo que tem me ajudado muito nos dias atuais. Hoje em dia existem muitos cursos online com quatro aulas gratuitas e depois eles dão o preço do processo, o que muitas vezes são valores extremamente altos. Muitas vezes participei de cursos assim e me empolguei, mas o valor era algo muito alto. O que tenho feito ultimamente é ir anotando os principais tópicos que falam nas aulas gratuitas depois pesquiso sobre eles. Já economizei muito com isso e tive ótimos resultados. Logicamente já comprei cursos depois das aulas gratuitas pois achei o valor justo e não me arrependi.

Em suma, temos que motivar e apoiar nossos clientes a estudar, mas acima de tudo temos que garantir que escolham o melhor, o mais necessário e o com o melhor custo benefício, garantindo desta forma que o processo não seja prejudicado e o conhecimento que será adquirido seja de fato relevante e importante para a meta.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

  0   0

Julio Cesar de Oliveira Rondino

Life Coach

Professional Personal Coach formado pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching; Analista de DiSC Profiler, Professor de Inglês formado pela Wizard. Ator e diretor (teatro); Escritor e palestrante; Técnico em processamento de dados formado pelo Colégio Manuel Bandeira.