Transforme sonhos em realidade
 É notável que a maioria dos seres humanos traz, em sua rotina, a procrastinação como regra para muitos assuntos. Quantos de nós, por exemplo, diante de um brigadeiro ou um bolo apetitoso, abandonam o regime para satisfazer o resultado aparente de comê-los?

Acontece, pois, que, quanto mais satisfazemos os resultados aparentes, mais nos distanciamos dos resultados mediatos, as metas. Resultados mediatos são aqueles que, em um determinado intervalo de tempo, apresentam-se como objetivo a ser alcançado, ex.:emagrecer, ser contratado, ascender a um cargo na empresa, divorciar-se, incrementar o relacionamento. São, então, as metas que o ser humano entende viáveis para a concretização de sua felicidade.

A par deles, há, porém, os resultados aparentes. Ao contrário do que, a primeira vista, parecem, os resultados aparentes não possuem a característica da satisfação duradoura, e sim da momentânea. Como citado, comer um bolo, para quem está em regime alimentar, é ir na contramão do que, a posteriori, se deseja. São, portanto, resultados aparentes, mas não efetivos.

Ante esse cenário, é comum vermos situações em que os resultados aparentes acabam sendo satisfeitos e, gravosamente, repetidas vezes. Ocorre que, quanto mais satisfazemos os resultados aparentes, reiteradamente, mais nos distanciamos dos resultados mediatos, das metas. Em outras palavras, quanto mais satisfazemos as alegrias imediatas, mais nos distanciamos da felicidade duradoura.
E em que o Coaching é útil, especificamente, nesse processo?

Como caminho de autoconhecimento e de perseguição a uma meta, o Coaching facilita e reforça a compreensão do Coachee acerca do que realmente deseja para si, do que deseja não como satisfação imediata e desprovida de força, mas do que deseja de forma estável, duradoura e, por estar de acordo com os seus princípios, de forma a proporcionar-lhe a felicidade.

Apesar de parecer um processo sem maiores complexidades, na maioria das vezes, somos vencidos por nossas fraquezas (pensamentos disfuncionais) porque não as conhecemos ou, se as conhecemos, não estabelecemos um resultado mediato específico e, portanto, carecemos de força para persegui-lo. Vivemos cheios de desejos, sonhos, mas não planejamos suas realizações, somos incapazes de dar o primeiro passo, o segundo e o terceiro, por falta de foco, de prioridade, de autoconhecimento.

É nesse auxílio de vencer as fraquezas, então, que o processo de Coaching se mostra, altamente, eficaz. O Coach, utilizando-se de suas experiências e das vastas ferramentas a sua disposição, auxiliará o Coachee a encontrar o resultado mediato desejado e, então, a exteriorizar, claramente, o caminho que deve percorrer até alcançá-lo.

Além das demais funcionalidades, o Coaching se mostra, aqui, a saída exata para os que não conseguem atingir um objetivo e, até mesmo, para os que não conseguem definir qual o objetivo.

É, portanto, o processo de transformação a ser vivenciado pelo Coachee que o auxiliará no encontro e na perseguição de sua meta, bem como na concretização dos resultados mediatos. Resultados esses que, extremamente efetivos, deixarão em desvantagem os resultados aparentes, aqueles que, de forma clarividente, em nada contribuem para sua felicidade.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.