Como afirmado por Andrade (2003), “liderança lembra alguém capaz de movimentar outras pessoas em torno de suas ideias, crenças e comportamentos.”.

Segundo Chiavenato, também em 2003, lembra que foi nessa ocasião que o Coaching surgiu nos Estados Unidos, para ocupar o lugar da gestão arrogante.

Com todo esse processo de mudança, descobertas, novos modelos, valores e cultura empresarial a figura do líder passa a ter maior valorização no final dos anos 1990, hoje sendo uma característica necessária para um bom profissional. A busca por desenvolver pessoas pensantes, criativas e inovadoras, despertando mais compromisso, buscando mais agilidade, flexibilidade e inovação para o negócio, com isso valorizando e gerindo o capital intelectual que hoje passa a ser o grande diferencial das organizações. Sendo parte fundamental e principal alavanca da produtividade e para o sucesso da organização.

A identidade ou personalidade de uma organização está ligado diretamente a sua cultura e ao processo global de gestão, logo, um líder tem papel principal nessa formação, ele é o ator principal da organização, é aquele capaz de ver além da equipe, é necessário ir além, ver o todo, avaliar, planejar, estudar o cenário e o momento, acompanhar cada um da equipe, ter senso critico, ser criativo, confiante, otimista, arrojado, saber ouvir e principalmente pensar antes de agir.

O significado de liderança é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos. Destaco aqui 3 estilos clássicos de liderança, Autocrática, Democrático e Liberal, não há um estilo certo de líder, mas sim um estilo ideal para cada situação, isso porque cada liderado ou equipe, sendo ela homogêneas ou não, uma vez que todos nós sofremos mudanças, logo o estilo de liderança adapta-se a cada individuo e equipe, gerando em cada um de nós um “portfólio” de estilos de lideranças e cada um tem seu lugar e momento certo.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.

  0   0

Kelly Suelen Cardoso da Costa

Life Coach