Essas pessoas não estão percebendo o mal que estão fazendo para si mesmas, ou até percebem, mas simplesmente continuam assim porque não sabem como mudar. Falar ou ouvir a palavra “não” é saudável e natural. Quando percebe isso você passa a ter mais disposição para cuidar de você mesmo.
E por sorte, nos atendimentos de Coaching que venho oferecendo as pessoas estão descobrindo essa necessidade do “não” para resolução de muitos casos. E vai ficando cada vez mais fácil conforme você se acostuma a decidir o que vale o seu tempo e esforço e o que precisa ser dispensado. Ter um roteiro que te oriente como começar e lidar com a situação também ajuda bastante.
Abaixo, cito três coisas que você precisa se lembrar quando for dizer “não” a alguém:
1. Diga rápido
Não deixe a pessoa esperando semanas pela sua resposta só porque você não quer dizer que não vai poder ajudar. Não adianta pensar que ela vai esquecer, porque ela não vai. Então, tire isso da agenda rápido para poupar tempo dos dois.
2. Explique brevemente o porquê
Dependendo na natureza da relação que você tem com a pessoa, pode ser legal explicar porque você está negando. Mas não se explique e se desculpe demais, isso não é necessário. Seja atencioso, mas vá direto ao ponto.
3. Proponha outra saída
A chave para dizer não de forma gentil é incluir uma alternativa na sua resposta. E isso pode ser várias coisas: um link de um post, um artigo, algumas dicas ou uma apresentação a alguém que possa ajudar.
É claro que essa alternativa precisa ser algo que você esteja disposto a dar ou fazer, e que seja mais fácil, menos complicado, mais rápido ou mais barato que a opção original. Não algo que vá te dar ainda mais trabalho.
Uma vez, Steve Jobs falou “foco é dizer não”, e é verdade. Não encha a sua agenda com compromissos que vão tirar o seu foco e te tirar do trabalho que você realmente quer fazer.
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