Negócio fechado!
Hoje vivemos na era do “ganha, ganha, ganha”, em que precisamos atender as nossas necessidades, a do outro e a do planeta, gerando assim uma satisfação mútua. Muitos mitos foram criados ao redor das negociações, pois em algum momento eu e você já fomos passados para trás durante uma venda ou negociação, e geralmente após esse evento ficamos perturbados internamente.

Logicamente que esses momentos serviram de aprendizado, e com isso algumas pessoas desenvolveram as competências de negociação e outras se fecharam para essa competência que é essencial nos dias atuais. A crise econômica, ao se instalar em nosso país sem data para check out, fez com que todos utilizassem essa competência em atividade.

Empresa, colaboradores, profissionais liberais, prestadores de serviços e etc, tiveram que apoiar-se uns aos outros, fortalecendo assim seus negócios e protegendo os interesses gerais. 

Ao se apoiarem, tiveram que atender as necessidades dos outros, reduzindo os custos, a jornada de trabalho e mudando as políticas de remuneração. E para que essas mudanças não sejam unilaterais é necessário negociar, desenvolvendo uma comunicação interpessoal de mão dupla, na tentativa de chegar a um acordo benéfico para todas as partes.

Nesse momento vale a pena pensar de forma ecológica e a longo prazo, pois como em todo processo de negociação as partes pensam primeiramente em si, mas em momentos de recessão econômica, precisam quebrar esse paradigma de ganhar a qualquer custo.

Para não ter prejuízo em uma negociação é necessário estipular os limites mínimos para que o negócio seja fechado, dessa forma você não corre o risco de ser surpreendido com um mal acordo. 

Com os limites definidos você agora tem poder de manobra, minimizando os riscos e mostrando profissionalismo, além de evitar fazer contas durante a negociação, ficando assim focado no relacionamento interpessoal, podendo dar a atenção necessária ao seu interlocutor e identificando quais são os obstáculos que ele tem e como seu produto ou serviço podem ajudá-lo. Dessa maneira você terá mais chances de fazer um ótimo negócio.

Você sabe negociar? Já explorou todos os campos de uma negociação com maestria? 

O coaching vem apoiando líderes a serem melhores negociadores obtendo excelentes resultados, tanto em negociações internas quanto externas. Através de uma metodologia lógica, segura e sustentável você conseguirá explorar todas as suas potencialidades profissionais.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.