Quando você sabe o que motiva suas escolhas e seu comportamento, você tem condições de prever se o caminho escolhido levará as conquistas dos objetivos traçados, ou se será necessário realizar algumas mudanças para assegurar a concretização da sua meta.
No processo de coaching, é possível ter clareza do que move você, através da observação das vias que você utiliza para satisfazer suas necessidades, e que emoções são produzidas para gerar recompensas que preenchem suas carências.
Necessidades humanas é um conjunto de interesses comuns a toda a nossa raça. Segundo Anthony Robbins, palestrante e coach americano, com vasta experiência em diversos países realizando seminários em inúmeros lugares, para várias classes sociais e raças, concluiu que os atributos essenciais das necessidades humanas são de cunho universal.
Ele classificou em 06 as necessidades humanas essenciais:
1. Certeza e conforto;
2. Incerteza e variedade;
3. Amor e conexão;
4. Significância e importância;
5. Crescimento;
6. Contribuição.
Tony Robbins percebeu que nossas necessidades são fundamentalmente emocionais, e o que difere o comportamento frente a um problema, de um canadense, um africano ou mesmo um brasileiro, é a maneira ou vias que utilizaremos para atender nossas necessidades humanas.
A observação atenta quanto à forma que utilizamos para suprir nossas necessidades, revelam muito a respeito das vias que escolhemos para satisfazê-las. As vias podem ser positivas, gerando benefícios e vantagens, ou negativas produzindo problemas e vícios perigosos.
Vejamos como podemos entender melhor as vias que utilizamos quando nossas emoções afloram:
1- Certeza e Conforto: Todos querem ter certeza, porque estamos o tempo todo evitando a dor e o sofrimento, e querendo obter prazer, estabilidade e segurança. No final do mês queremos ter certeza que será possível pagar a casa, ser atendido pelo médico, e controlar as circunstâncias do momento, ou mesmo comer o prato favorito. 
2 - Incerteza e variedade: Quando a certeza e o controle são absolutos, existe uma rotina enfadonha que nos aborrece, afinal o tédio prolongado gera descontentamento, então procuramos ter algumas surpresas em nossas vidas, desafios são bem vindos, são como um tempero especial para dar gosto as nossas experiências. Algumas vias que satisfazem essa necessidade são: mudar de casa, de emprego, buscar novas relações, viagens e até mesmo uso de drogas ou álcool.
3 - Significância e importância: Temos o desejo de nos sentirmos únicos, especiais e importantes, e para isso vamos recorrer a algumas formas para gerar satisfação a essa necessidade: trabalhar muito para ser reconhecido pelos meus bens, meu dinheiro, ter muita fama. A quantidade de diplomas que posso pendurar em minha parede. Fazer muitas tatuagens e colocar alguns piercings, pintar o cabelo e usar algumas roupas extravagantes. Ou ainda aprimorar a fé, para ser visto como alguém relevante espiritualmente, ou o uso da violência, para intimidar e marcar território.
4 - Amor e conexão: Eis uma necessidade primordial e básica desde a infância, quando crianças, dependemos totalmente do amor e cuidado dos nossos pais. Buscamos intimidade, amizade, conexão com a natureza e com os animais porque precisamos muito desse vínculo com o outro e com os demais seres da criação.  
Os veículos que utilizamos para saciar essa necessidade de amor e conexão, podem ser o casamento, ter filhos, falar com Deus, associar-se às comunidades físicas, às redes sociais ou até mesmo fazer parte de uma gangue e cometer crimes em grupos.
5 - Crescimento: Essa necessidade está relacionada com a vontade de desenvolver-se na vida, aprender e evoluir constantemente. Onde não há desenvolvimento, não há continuidade, logo, tende a deixar de existir.
Queremos progresso em nossa família, relacionamentos, carreira, finanças, saúde, dentre outros aspectos. Quando evoluímos damos valor àquilo que conquistamos.
6 - Contribuição: Aqui é a necessidade mais altruísta, relacionada a deixar um legado e cooperação com o próximo. Quando o “eu” não basta, mas o que satisfaz é pensar no “nós”, é o último estágio das necessidades essenciais. As necessidades de 1 a 4 estão relacionadas às vontades primárias, de ordem da personalidade do indivíduo, porém, as necessidades 5 e 6 tem vínculo com nosso espírito, e é de onde vem à satisfação com sua completude. Doar, servir, fazer diferença na vida das pessoas é o que faz sentido na existência. Ensinar e ajudar o outro são vias de satisfazer a necessidade de contribuição.
Cuide de suas necessidades, e também das necessidades do outro, e muito progresso para você!



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.