Um dos principais motivos que nos impede de avançar ao encontro dos nossos objetivos está relacionado ao nosso padrão comportamental - a forma como utilizamos nossa visão do mundo a nossa volta para enxergar as mudanças que nos confronta de tempos em tempos. Em outros termos, a forma como nos comportamos em relação às mudanças  pode determinar a aproximação ou distanciamento das nossas metas.

Nosso modelo mental foi formatado ao longo de anos através das nossas experiências de vida, padrão cultural familiar, padrão profissional desenvolvido, entre outras influências. E é por esse modelo mental que muitas vezes aplicamos filtros que nos impedem de mudar e realizar a transformação necessária para nosso crescimento pessoal e profissional.

Logo, mudar o padrão comportamental é, sem dúvida, o caminho para os que já perceberam se houve mais ganhos ou perdas provenientes desse padrão. É necessário fazer esse balanço se perguntando: O que eu tenho ganhado ou perdido com esse modelo comportamental? Esse modelo mais contribui ou menos contribui para o meu crescimento? O que me impede de mudar a fim de atingir minhas metas?

O resultado disso será uma auto-análise que abrirá o caminho para o auto-conhecimento que irá impulsioná-lo para um novo e melhor patamar de padrão comportamental que lhe dará a força e energia necessárias para as mudanças.

No entanto, não baste tão somente o auto conhecimento, é preciso sobretudo ter uma atitude que o leve para um novo patamar, uma nova perspectiva, um caminho diferente que lhe traga mais ganhos, do que perdas. Ou seja, é preciso querer mudar.

E para que haja uma mudança, é preciso se ter um meta bem definida, sempre escrita detalhadamente, com data para inicio, com marcadores de desempenho que lhe sinalize que a meta esta próxima ou não, e que  lhe permita fazer os ajustes necessários para o alcance do seu objetivo dentro do prazo estimado.

Por fim, busque a ajuda de um  profissional especializado, para apoiá-lo em sua jornada rumo a sua meta. É fundamental obter apoio especializado, uma vez que o processo de mudança requer muita determinação, além de um processo estruturado que o motive e o desafie rumo a realização da sua meta.

José Orlando Serafim de Souza